Suche

Press release #Mobilidade Conectada
Compartilhar press release

Bosch impulsiona o desenvolvimento do 6G

Mobile World Congress 2023 traz uma perspectiva sobre a próxima geração de tecnologia móvel sem fio

  • Mobile World Congress 2023: Bosch e Nokia anunciam pesquisa conjunta em 6G para integrar comunicações e sensores.
  • Bosch está envolvida em inúmeros projetos e alianças para desempenhar um papel fundamental na formação das bases para o padrão 6G.
  • Projetos 6G financiados publicamente contribuem para garantir a soberania tecnológica da Alemanha e da Europa.
  • Dr. Andreas Müller: “O 6G aumentará muito a eficiência da tecnologia moderna e permitirá novas soluções”

Bruna Carrara >

X

Stuttgart, Alemanha – Em todo o mundo, o trabalho de pesquisa e desenvolvimento sobre o futuro padrão de comunicações móveis 6G está acelerando, com empresas e estados investindo massivamente nessa tecnologia. A Bosch está liderando o caminho e está ativamente envolvida em projetos, alianças e iniciativas em nível nacional e internacional para estabelecer bases importantes para a tecnologia 6G. “O 6G será muito mais do que apenas uma infraestrutura para conectividade; aumentará muito a eficiência dos carros autônomos, cidades inteligentes e indústrias conectadas. É por isso que o 6G é um campo de tecnologia estrategicamente importante”, diz Dr. Andreas Müller, que agrupa e gerencia as atividades 6G na Bosch. A empresa tem, atualmente, cerca de 40 colaboradores trabalhando na tecnologia 6G. Nos próximos dois anos, esse número provavelmente dobrará”, diz Müller. A Bosch está investindo vários milhões de euros em pesquisa e desenvolvimento para o 6G.

Bosch e Nokia expandem sua aliança de pesquisa para incluir o 6G

No Mobile World Congress 2023 em Barcelona, a Bosch e a Nokia anunciaram que expandirão a aliança que firmaram em 2017 para desenvolver soluções IoT industriais na área de 5G, para que ela também aborde a nova tecnologia 6G. As duas empresas estão realizando pesquisas conjuntas sobre a próxima geração de redes e investigando como usar as futuras redes 6G para comunicações e sensores.

Compromisso abrangente da Bosch em nível nacional e internacional

Atualmente, a Bosch contribui com sua expertise e experiência em cinco projetos com financiamento público. Nesse contexto, os projetos 6G-ICAS4Mobility, KOMSENS-6G, e 6G-BRAINS se concentram principalmente na integração da comunicação e do reconhecimento do ambiente baseado em sensores. A Bosch lidera o consórcio para o primeiro projeto. Além de abordar cenários relevantes para o tráfego rodoviário, os insights obtidos com o projeto servirão, em particular, como bases técnicas para aplicações no domínio de drones conectados, bem como na Indústria 4.0 (por exemplo, para sistemas de transporte sem motorista).

Enquanto isso, os projetos 6G-ANNA e 6G-SHINE se concentram em novas estruturas de conectividade. Estes destinam-se a melhorar a eficiência de futuras arquiteturas E/E em veículos ou células robóticas. A Bosch também está assumindo um papel ativo e de liderança nas primeiras discussões e atividades relacionadas aos futuros padrões de comunicações móveis em várias alianças do setor. Na 5G Automotive Association (5GAA), por exemplo, empresas líderes das indústrias automotiva e de telecomunicações estão trabalhando juntas para desenvolver soluções para a mobilidade do futuro. A 5G Alliance for Connected Industries and Automation (5GACIA) reúne empresas industriais para se concentrarem na conectividade de máquinas e equipamentos.

Redes com sexto sentido através da integração da tecnologia de sensores

Entre outras coisas, a próxima geração de comunicações móveis integrará novas funcionalidades semelhantes aos sensores de radar. Com o 6G, será possível detectar a posição dos objetos na área de cobertura da rede – sem que esses objetos precisem ser equipados com um módulo de rádio. O 6G permitirá taxas de dados extremamente altas de até um terabit por segundo, com latência muito baixa na ordem de cerca de 100 microssegundos – o que é quatro vezes mais rápido do que um raio. Com a ajuda de gêmeos digitais, isso possibilitará, por exemplo, monitorar e simular processos de fabricação do mundo real em um mundo virtual sem restrições temporais e espaciais. Especialistas preveem que o primeiro padrão 6G será concluído até 2028.

Nos últimos meses, a Alemanha e a Europa lançaram um grande número de projetos 6G com o objetivo de fortalecer sua soberania tecnológica. O governo alemão, por meio do Ministério Federal da Educação e Pesquisa (BMBF), está fornecendo cerca de 700 milhões de euros nos próximos três anos para financiar atividades 6G. Além disso, adicionalmente o orçamento da União Europeia reservou quase 900 milhões de euros até 2027. O Japão e os Estados Unidos também lançaram programas de investimento correspondentes, totalizando cerca de 4,5 bilhões de dólares.

Em 2024, o Grupo Bosch completa 70 anos de história no Brasil. Atualmente emprega no país cerca de 10.000 colaboradores e registrou, em 2022, um faturamento líquido de 7,8 bilhões de reais com a oferta de produtos e serviços para os setores de Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 11.500 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 10,3 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br.

O Grupo Bosch é um líder global de tecnologia e serviços. A empresa emprega cerca de 429.000 colaboradores em todo o mundo (em 31 de dezembro de 2023) e gerou vendas de 91,6 bilhões de euros em 2023. Suas operações estão divididas em quatro setores de negócios: Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia de Construção. Com as suas atividades, a empresa pretende utilizar a tecnologia para ajudar a moldar tendências universais como automação, eletrificação, digitalização, conectividade e uma orientação para a sustentabilidade. Neste contexto, a ampla diversificação da Bosch entre regiões e indústrias fortalece a sua inovação e robustez. A Bosch utiliza a sua experiência em tecnologia de sensores, software e serviços para oferecer aos seus consumidores múltiplas soluções a partir de uma única fonte. Também aplica o seu conhecimento em conectividade e inteligência artificial para desenvolver e fabricar produtos sustentáveis e fáceis de usar. Com “Tecnologia para a vida”, a Bosch quer ajudar a melhorar a qualidade de vida e a conservar os recursos naturais. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e suas cerca de 470 subsidiárias e empresas regionais em mais de 60 países. Incluindo parceiros de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. A força inovadora da Bosch é a base para o crescimento futuro da empresa. Em 136 locais em todo o mundo, a Bosch emprega cerca de 90.000 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento, dos quais cerca de 48.000 são engenheiros de software. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com

Baixar press release

Ainda procurando por algo?