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Press release #Soluções para a Mobilidade
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Dia do Motociclista – aplicação de tecnologias aumentam segurança e ajudam a salvar vidas no trânsito

  • Produção de motocicletas e índice de acidentes são crescentes
  • ABS para motos: 48% dos acidentes fatais poderiam ser evitados
  • MSC, o ESP® para motocicletas, é o primeiro sistema de segurança completo para veículos de duas rodas do mundo
  • Bosch comemora 10 anos de desenvolvimento do MSC
  • Manutenção preventiva é sinônimo de segurança

Bruna Carrara >

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Campinas – A produção de motocicletas no primeiro semestre de 2023 teve alta de 13,9% e os emplacamentos aumentaram 22,5% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). Em um cenário em que as motos estão cada vez mais presentes no trânsito, um dos desafios é garantir mais segurança nas vias, já que o número de acidentes envolvendo usuários de motos é alto no país: de acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), os acidentes com motos representam quase 55% de todos os acidentes de trânsito do Brasil.

A Bosch há décadas desenvolve tecnologias para tornar a condução de veículos cada vez mais confortável e segura. Neste mês em que é celebrado o Dia do Motociclista (27/7), os destaques são duas soluções que atuam para salvar vidas e contribuir com a redução de acidentes envolvendo os usuários e passageiros de motos – o Controle de Estabilidade para motos (MSC), que comemora 10 anos de aplicação no mercado, e o Sistema Antibloqueio de Frenagem (ABS).

Lançado em 2013, o MSC é o ESP® para motocicletas, sendo o primeiro sistema de segurança completo para veículos de duas rodas do mundo. Com o monitoramento de parâmetros da moto, como o ângulo de inclinação, o sistema faz ajustes instantâneos, intervindo nas frenagens e acelerações, proporcionando assim uma condução mais segura mesmo em curvas com inclinação acentuada. Dessa forma, o sistema da Bosch impede que as rodas travem, deslizem ou que a moto assuma uma posição vertical durante uma frenagem em curvas, situação que causa a maioria dos acidentes com motocicletas.

Já o ABS específico para motos, desenvolvido pela Bosch desde 1984, permite que a frenagem ocorra de forma segura, pois a tecnologia evita que as rodas travem e possibilita que o piloto tenha maior controle da motocicleta durante a manobra.

“O ABS é um item que faz toda a diferença nas estatísticas, pois 48% dos acidentes graves e fatais poderiam ser evitados se todas as motocicletas fossem equipadas com o sistema. Atualmente, apenas cerca de ¼ das motos vendidas no Brasil tem o ABS instalado, O MSC, no entanto, ainda não é obrigatório e hoje está mais presente no segmento de motos premium”, explica Michel Braghetto, gerente de Marketing e Produto das Divisões Chassis Systems Control e Cross-Domain Computing Solutions da Bosch

Legislação

No Brasil, a segurança ganhou mais espaço com a resolução de 2014 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que tornou obrigatório, desde janeiro de 2019, o uso do Sistema Antibloqueio de Frenagem (ABS) nas duas rodas para motos com cilindrada maior ou igual a 300 cc e em pelo menos uma das rodas para veículos menores que 300 cc. Neste último caso, o fabricante pode optar ainda pelo Sistema de Freios Combinados (CBS - Combined Braking System). Já a Colômbia, um passo à frente do Brasil e se equiparando a mais de outros 30 países, passará a exigir o ABS para motos com cilindrada maior ou igual a 150 cc a partir de outubro de 2025 e maior ou igual a 125 cc a partir de abril de 2027. “Há estudo avançado para tornar obrigatório no Brasil o ABS para motocicletas com cilindrada maior ou igual a 125 cc nos próximos anos”, complementa Braghetto.

Mais segurança com manutenção preventiva

Conferir o estado de funcionamento da moto – principalmente dos freios – por meio de manutenções preventivas regulares também é importante para circular com segurança no trânsito cada vez mais intenso das cidades e ainda garante menor custo na revisão do sistema. Entre os itens a serem observados está o fluído de freios, sendo necessário levar em consideração a especificação correta para cada tipo de motocicleta.

A linha de fluido de freios para motocicletas da Bosch, que conta com as versões DOT 3, DOT 4 e DOT 5.1, atende às mais diversas necessidades dos clientes. O fluido de freio é um componente de segurança e sua atuação é de extrema importância para o funcionamento do sistema. Assim, a aplicação de um fluido não adequado pode reduzir a eficiência da frenagem ou mesmo danificar o freio, podendo causar sérios riscos ao motociclista. Portanto, a orientação é sempre seguir as especificações do manual da montadora.

Também é importante trocar todo o fluído de freio periodicamente. O hábito de completar o volume de fluído é incorreto e pode levar a falhas de frenagem, sobretudo quando o sistema se encontra em temperaturas mais elevadas, em geral, quando o motociclista está em alta velocidade, o que pode gerar acidentes mais graves.

O portfólio da Bosch para o mercado de reposição de duas rodas, além do fluído de freio também conta com as linhas de baterias, buzinas e lâmpadas.

Em 2024, o Grupo Bosch completa 70 anos de história no Brasil. Atualmente emprega no país cerca de 10.000 colaboradores e registrou, em 2022, um faturamento líquido de 7,8 bilhões de reais com a oferta de produtos e serviços para os setores de Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 11.500 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 10,3 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br.

O Grupo Bosch é um líder global de tecnologia e serviços. A empresa emprega cerca de 429.000 colaboradores em todo o mundo (em 31 de dezembro de 2023) e gerou vendas de 91,6 bilhões de euros em 2023. Suas operações estão divididas em quatro setores de negócios: Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia de Construção. Com as suas atividades, a empresa pretende utilizar a tecnologia para ajudar a moldar tendências universais como automação, eletrificação, digitalização, conectividade e uma orientação para a sustentabilidade. Neste contexto, a ampla diversificação da Bosch entre regiões e indústrias fortalece a sua inovação e robustez. A Bosch utiliza a sua experiência em tecnologia de sensores, software e serviços para oferecer aos seus consumidores múltiplas soluções a partir de uma única fonte. Também aplica o seu conhecimento em conectividade e inteligência artificial para desenvolver e fabricar produtos sustentáveis e fáceis de usar. Com “Tecnologia para a vida”, a Bosch quer ajudar a melhorar a qualidade de vida e a conservar os recursos naturais. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e suas cerca de 470 subsidiárias e empresas regionais em mais de 60 países. Incluindo parceiros de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. A força inovadora da Bosch é a base para o crescimento futuro da empresa. Em 136 locais em todo o mundo, a Bosch emprega cerca de 90.000 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento, dos quais cerca de 48.000 são engenheiros de software. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com

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