Suche

Press release #Direção Autônoma
Compartilhar press release

Primeiro do mundo: Sistema de estacionamento sem motorista da Bosch e Mercedes-Benz é aprovado para uso comercial

  • ‘Estacionamento Valet com Direção Autônoma’ é o primeiro do mundo sem motorista (SAE Nível 4) a receber aprovação oficial para uso comercial na Alemanha.
  • Sistema de estacionamento sem motorista busca e devolve o veículo de forma totalmente independente.
  • Função disponível em breve para certas variantes S-Class e EQS equipadas com INTELLIGENT PARK PILOT, inicialmente na garagem P6 no Aeroporto de Stuttgart, na Alemanha.
  • Garagem P6 da APCOA no Aeroporto de Stuttgart será a primeira do mundo a permitir a utilização comercial do sistema de estacionamento sem motorista.
  • Motoristas podem usar a plataforma de mobilidade digital APCOA FLOW para reservas, entrada e saída sem contato e pagamento sem dinheiro.

Bruna Carrara >

X

Stuttgart, Alemanha – A Bosch e a Mercedes-Benz alcançaram um marco importante no caminho para a condução autônoma: a Autoridade Federal de Transporte Automóvel (KBA) da Alemanha aprovou seu sistema de estacionamento autônomo para uso na garagem P6 administrada pela APCOA, no Aeroporto de Stuttgart. Isso faz com que seja a primeira função de estacionamento sem motorista altamente autônoma do mundo para SAE Nível 4¹ a ser oficialmente aprovada para uso comercial. O avanço tecnológico da condução autônoma desempenha um papel fundamental na mobilidade do futuro. Com o veículo e a infraestrutura assumindo a direção e a manobra, os motoristas poderão voltar sua atenção para outras coisas, em vez do tempo gasto procurando uma vaga de estacionamento e manobrando em estacionamentos estreitos.

“A primeira aprovação do mundo para o uso do cliente de nossa função de estacionamento autônomo e sem motorista, desenvolvida em conjunto com nosso parceiro de tecnologia Bosch, mostra que a liderança em inovação e o ‘Feito na Alemanha’ andam de mãos dadas”, diz Markus Schäfer, membro da direção mundial do Grupo Mercedes-Benz AG, diretor de tecnologia, responsável pelo desenvolvimento e compras. “Após o lançamento no mercado do nosso sistema DRIVE PILOT de nível 3, ofereceremos um sistema de nível 4 para estacionamento com o nosso INTELLIGENT PARK PILOT – tudo isso este ano. Estamos realmente mostrando aos nossos clientes como a tecnologia pode tornar a vida mais fácil e devolver um tempo precioso”.

“O estacionamento sem motorista é um aspecto fundamental da mobilidade autônoma. O sistema de estacionamento autônomo que desenvolvemos em conjunto com a nossa parceira Mercedes-Benz mostra até que ponto já progredimos ao longo deste caminho de desenvolvimento. Será com o estacionamento sem motorista que o dia a dia da condução autônoma diária começará”, diz Dr. Markus Heyn, membro da direção mundial do Grupo Bosch e presidente do setor de Soluções para Mobilidade. “Desde o início, a Bosch adotou a abordagem de tornar inteligente a infraestrutura em estacionamentos, assim, estabelecemos padrões nesta área. No futuro, nosso objetivo é equipar cada vez mais estacionamentos com a tecnologia de infraestrutura necessária – planejamos fazer várias centenas deles em todo o mundo nos próximos anos”.

“Estamos extremamente satisfeitos por termos desenvolvido com sucesso um sistema conectado para estacionamento sem motorista e sem contato, juntamente com nossos parceiros da Bosch, Mercedes-Benz e Aeroporto de Stuttgart. A nossa plataforma digital, a APCOA FLOW, pode ser utilizada para reservar espaços, para o acesso sem contato com o estacionamento e para o faturamento automático da estadia na garagem”, afirma Frank van der Sant, membro da direção mundial e diretor comercial do Grupo APCOA PARKING. “Para nossos clientes, isso significa um enorme ganho de conveniência: segurança no planejamento, quase nenhum tempo perdido, curtas distâncias para caminhar e um processo de estacionamento sem contato e sem dinheiro”.

“Estamos orgulhosos de que a STR tenha sido escolhida como o aeroporto para esta estreia global”, diz Walter Schoefer, porta-voz da Flughafen Stuttgart GmbH, que administra o Aeroporto de Stuttgart. “O projeto mostra como nossa região é inovadora. O ‘Estacionamento Valet com Direção Autônoma’ realmente melhora o conforto e a conveniência de nossos passageiros de voo e economiza tempo, especialmente quando eles estão com pressa e só querem deixar o carro rapidamente no aeroporto”.

A tecnologia por trás do estacionamento sem motorista

Dirija até a garagem, saia e direcione o veículo para uma vaga de estacionamento apenas tocando em um aplicativo no smartphone – o serviço de ‘Estacionamento Valet com Direção Autônoma’ não precisa de motorista. Depois que ele sai do estacionamento – para gastar o tempo que acabou de economizar fazendo outra coisa – o veículo se dirige sozinho para a vaga designada e estaciona. Mais tarde, o veículo retorna ao ponto de embarque exatamente da mesma forma. Esse processo conta com a interação entre a infraestrutura inteligente fornecida pela Bosch e instalada no estacionamento e a tecnologia automotiva Mercedes-Benz. Os sensores Bosch na garagem monitoram o corredor de condução e seus arredores e fornecem as informações necessárias para guiar o veículo. A tecnologia no veículo converte as informações que recebe da infraestrutura em manobras de condução, dessa forma, os veículos podem até mesmo dirigir rampas para cima e para baixo para se mover entre os andares na garagem. Se os sensores de infraestrutura detectarem um obstáculo, o veículo freia e para completamente com segurança, então, somente quando a rota estiver livre, ele continuará seu caminho.

Foi em 2019 que a Bosch e a Mercedes-Benz obtiveram a primeira licença especial do mundo para operar o ‘Estacionamento Valet com Direção Autônoma’ usando veículos em desenvolvimento sem supervisão humana nas operações diárias do estacionamento do Museu Mercedes-Benz em Stuttgart. A aprovação que agora foi emitida vai além disso, permitindo a operação comercial com veículos de propriedade privada na garagem P6 no Aeroporto de Stuttgart. A base para a aprovação é uma lei que entrou em vigor na Alemanha em julho de 2021, que permite a condução sem motorista de acordo com o SAE Nível 4¹ para veículos motorizados (BMDV – Alemanha será a líder mundial em direção autônoma). A aplicação desta lei ao sistema de estacionamento foi implementada em estreita coordenação com o Ministério Federal Alemão para o Digital e Transportes (BMDV) e o KBA. A AFGBV (diretiva de condução autônoma), aprovada pela câmara alta do parlamento alemão em 20 de maio de 2022, especifica claramente os critérios da lei alemã de tráfego rodoviário que os veículos de nível 4 devem atender.

As empresas planejam implantar gradualmente o serviço de estacionamento sem motorista na garagem APCOA P6 no Aeroporto de Stuttgart. A partir do dia da sua entrada em funcionamento, os primeiros clientes dos modelos Classe S e EQS fabricados a partir de julho de 2022, cujas variantes de veículos disponham do serviço INTELLIGENT PARK PILOT2 integrado no Mercedes me connect e que tenham ativado este serviço, poderão usar a função no estacionamento P6. Assim que os motoristas utilizarem o app “Mercedes me” para reservar um espaço de estacionamento com antecedência, podem deixar o respectivo veículo numa área de entrega predeterminada e após todos os passageiros terem saído do veículo, o aplicativo inicia a manobra de estacionamento. O sistema de estacionamento verifica se a rota para a vaga de estacionamento reservada está livre e se todos os outros requisitos técnicos foram atendidos. Se for esse o caso, os motoristas recebem uma notificação no app confirmando que a infraestrutura inteligente assumiu o controle do veículo, então eles podem sair da garagem. O veículo arranca automaticamente e encontra o seu próprio caminho para a sua vaga de estacionamento. Quando o motorista deseja retirar seu carro da garagem, ele pode chamá-lo por meio do comando do smartphone. Em seguida, seu veículo faz o seu próprio caminho para uma área de retirada predeterminada.

¹SAE J3016 define seis níveis de automação para operações de condução de veículos rodoviários (Nível 0 a Nível 5). O nível 4 afirma: O veículo pode lidar autonomamente com todas as situações de tráfego sob certas condições (por exemplo, em um estacionamento). Nenhum motorista é necessário.

²O serviço INTELLIGENT PARK PILOT da Mercedes me connect estará inicialmente disponível na Alemanha para o Mercedes-Benz S-Class Saloon, Saloon Long e Mercedes EQS, começando com os construídos 07.2022 e posteriores. Isso exclui os modelos Mercedes-Maybach e AMG. O Mercedes-Benz S-Class Saloon e o Saloon Long construídos a partir de 12.2020, excluindo os modelos Mercedes-Maybach e AMG, seguirão logo em seguida. Os modelos EQS da Mercedes, excluindo AMG, construídos a partir de 04.2021 também seguirão em breve. Assim que o INTELLIGENT PARK PILOT estiver disponível para um determinado veículo, o serviço aparecerá no menu de serviços do aplicativo Mercedes me, pronto para ativação. Para usar os serviços Mercedes me connect, os usuários exigem um ID pessoal da Mercedes me e devem concordar com as condições de uso dos serviços Mercedes me connect. Além disso, o veículo em questão deve ser registrado na conta de usuário. Após o término do período inicial, os usuários podem estender os serviços gratuitamente, desde que esses serviços permaneçam disponíveis para esse veículo específico. A primeira ativação dos serviços é possível dentro de 1 ano após o registro inicial do veículo ou uso pelo cliente, o que ocorrer primeiro.

Em 2024, o Grupo Bosch completa 70 anos de história no Brasil. Atualmente emprega no país cerca de 10.000 colaboradores e registrou, em 2022, um faturamento líquido de 7,8 bilhões de reais com a oferta de produtos e serviços para os setores de Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 11.500 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 10,3 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br.

O Grupo Bosch é um líder global de tecnologia e serviços. A empresa emprega cerca de 429.000 colaboradores em todo o mundo (em 31 de dezembro de 2023) e gerou vendas de 91,6 bilhões de euros em 2023. Suas operações estão divididas em quatro setores de negócios: Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia de Construção. Com as suas atividades, a empresa pretende utilizar a tecnologia para ajudar a moldar tendências universais como automação, eletrificação, digitalização, conectividade e uma orientação para a sustentabilidade. Neste contexto, a ampla diversificação da Bosch entre regiões e indústrias fortalece a sua inovação e robustez. A Bosch utiliza a sua experiência em tecnologia de sensores, software e serviços para oferecer aos seus consumidores múltiplas soluções a partir de uma única fonte. Também aplica o seu conhecimento em conectividade e inteligência artificial para desenvolver e fabricar produtos sustentáveis e fáceis de usar. Com “Tecnologia para a vida”, a Bosch quer ajudar a melhorar a qualidade de vida e a conservar os recursos naturais. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e suas cerca de 470 subsidiárias e empresas regionais em mais de 60 países. Incluindo parceiros de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. A força inovadora da Bosch é a base para o crescimento futuro da empresa. Em 136 locais em todo o mundo, a Bosch emprega cerca de 90.000 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento, dos quais cerca de 48.000 são engenheiros de software. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com

Baixar press release

Ainda procurando por algo?