Suche

Press release #Direção Autônoma
Compartilhar press release

Bosch no Congresso SAE 2022

  • Gastón Diaz Perez participará do painel de CEOS sobre futuro da mobilidade
  • Tecnologias para o presente e futuro da mobilidade
  • Gameficação no estande para testar os conhecimentos valendo brindes

Gabriela Rossi >

X

Campinas – A Bosch estará presente no Congresso SAE 2022 com tecnologias voltadas para transformar a mobilidade que nos move. Gastón Diaz Perez, presidente da Bosch América Latina, participará do painel dos CEOS com o tema “O caminho para o futuro da mobilidade – a visão do C-level”. Ao lado de outros executivos, Gastón irá debater sobre o papel da liderança no processo fundamental de transição energética para a descarbonização da mobilidade. O painel ocorrerá em 25 de novembro, às 17h45, no auditório SAE Brasil, no Pavilhão da Bienal. Ainda no primeiro dia de evento (24), às 11h30, ocorrerá o painel SAE 4MOBILITY com o tema “Indústria e academia juntas pela mobilidade. Retro perspectiva de cinco anos do Rota 2030”. O gerente de Inovação Powertrain da Bosch, Fernando Junior, é um dos convidados confirmados para o debate.

Gameficação

O futuro da mobilidade passará necessariamente pela internet o que leva a indústria automotiva a dois desafios: desenvolver carros ainda melhores e aprimorar os fluxos nos grandes centros urbanos, onde o volume total de tráfego deve triplicar nos próximos anos.

Diante desse cenário, a Bosch vem atuando fortemente no desenvolvimento de sistemas powertrain modernos, eletrificação, automatização e conectividade para que a mobilidade das pessoas ocorra de forma ampla, segura e integrada.

Visto isso, os visitantes poderão conferir todas as soluções Bosch para o presente e futuro da mobilidade por meio de um jogo interativo. No estande, a multinacional alemã irá apresentar um game para promover a interação e o conhecimento sobre as soluções Bosch e seus benefícios para uma mobilidade conectada, autônoma, segura, sustentável e personalizada. Em clima de futebol, foi criado um jogo sobre a mobilidade em formato de perguntas e respostas que pode ser jogado em duplas que, além de trazer mais conhecimento, garantirá prêmios para quem mais acertar.

CTVI

O moderno Centro de Testes Veiculares de Iracemápolis, consórcio entre Bosch e Mercedes-Benz, também estará em exposição no estande. Com cinco pistas para desenvolvimento de segurança veicular, eficiência energética e novas tecnologias de assistência ao condutor, além de testes em veículos de passeio, o local vai permitir diferentes aferições em veículos comerciais leves, pesados e máquinas agrícolas. O novo campo de provas, que estará disponível ao mercado, está em fase final de obras e a previsão de inauguração é no primeiro semestre de 2023.

Exposição Técnica

No estande da Bosch no evento, os participantes poderão conhecer algumas das tecnologias voltadas para a mobilidade. Como o Jet Wiper, um sistema inovador de jato de água inteligente. Na nova versão, os bicos de pulverização estão integrados no braço do limpador, o que melhora a visão do motorista durante o processo de limpeza e reduz a quantidade de fluido de lavagem necessária em até 50%.

Por meio de um Active Display, a Bosch apresentará soluções tecnológicas para os motores a combustão modernos, híbrido flex, eletrificação e serviços na área de engenharia (Connected Powertrain Services), como o Vehicle Data Acquisition que apoia as equipes de engenharia desde o hardware de aquisição de dados até a ferramenta de visualização de dados quase em tempo real. O Vehicle Data Acquisition traz mais agilidade, precisão e eficiência no desenvolvimento dos projetos, já que os dados são coletados dos veículos usando o CAN e enviados para uma nuvem por meio de uma rede 4G.

Os participantes do evento poderão conferir ainda a Multi Purpose Camera 3 (MPC3), câmera frontal com combinação de algoritmos clássicos de visão computacional de ponta e métodos de inteligência artificial que permitem a detecção altamente confiável de objetos e sinalizações. O amplificador de força eletromecânico inteligente e independente de vácuo, iBooster, também será destaque no estande. Essa tecnologia dispensa o uso da bomba de vácuo ou vácuo do motor, reduz a distância de parada em uma frenagem de emergência e pode contribuir para a redução de consumo de combustível do veículo. O iBooster ainda faz parte do sistema de frenagem cooperativa regenerativa da Bosch, que utiliza a energia cinética dissipada nas frenagens para recarregar as baterias de carros elétricos e híbridos

Metaverso na Mobilidade

Com apoio da Bosch e outras empresas, será realizado pela SAE Brasil o desafio Jump Start, uma competição estilo Hackathon/Ideathon, usando metodologias ágeis e Design Thinking, desenvolvendo a temática Metaverso da Mobilidade. Com duração de 16 horas, o desafio será realizado nos dias 26 e 27 de novembro, durante o Congresso, e podem participar estudantes de qualquer curso de todo o Brasil sendo, o único critério, ter acima de 16 anos. Mais informações e inscrições aqui.

Serviço:

Congresso SAE 2022

Data: de 24 a 27 de novembro

Local: Pavilhão da Bienal - São Paulo-SP

Site: Congresso | SAE BRASIL

Em 2024, o Grupo Bosch completa 70 anos de história no Brasil. Atualmente emprega no país cerca de 10.000 colaboradores e registrou, em 2022, um faturamento líquido de 7,8 bilhões de reais com a oferta de produtos e serviços para os setores de Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 11.500 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 10,3 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br.

O Grupo Bosch é um líder global de tecnologia e serviços. A empresa emprega cerca de 429.000 colaboradores em todo o mundo (em 31 de dezembro de 2023) e gerou vendas de 91,6 bilhões de euros em 2023. Suas operações estão divididas em quatro setores de negócios: Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia de Construção. Com as suas atividades, a empresa pretende utilizar a tecnologia para ajudar a moldar tendências universais como automação, eletrificação, digitalização, conectividade e uma orientação para a sustentabilidade. Neste contexto, a ampla diversificação da Bosch entre regiões e indústrias fortalece a sua inovação e robustez. A Bosch utiliza a sua experiência em tecnologia de sensores, software e serviços para oferecer aos seus consumidores múltiplas soluções a partir de uma única fonte. Também aplica o seu conhecimento em conectividade e inteligência artificial para desenvolver e fabricar produtos sustentáveis e fáceis de usar. Com “Tecnologia para a vida”, a Bosch quer ajudar a melhorar a qualidade de vida e a conservar os recursos naturais. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e suas cerca de 470 subsidiárias e empresas regionais em mais de 60 países. Incluindo parceiros de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. A força inovadora da Bosch é a base para o crescimento futuro da empresa. Em 136 locais em todo o mundo, a Bosch emprega cerca de 90.000 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento, dos quais cerca de 48.000 são engenheiros de software. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com

Baixar press release

Ainda procurando por algo?