Suche

Press release #Sustentabilidade
Compartilhar press release

Bosch investe em autogeração de energia

  • Unidades fabris brasileiras têm potencial de gerar 12% de energia solar fotovoltaica até 2030
  • Diferentes iniciativas garantem o compromisso com a neutralidade de CO2
  • Certificado de energia verde: empresa deixa de consumir um percentual de energia não renovável
  • Ações de eficiência energética garantem certificado de gestão de energia

Bruna Carrara >

X

Campinas – A autogeração de energia limpa e renovável é uma realidade na Bosch, uma líder global no fornecimento de tecnologias e serviços. Considerando os valores ESG (Environment, Social and Governance), com impactos positivos para o meio ambiente e competitividades dos negócios, a empresa investe em diferentes iniciativas para garantir o compromisso com a proteção climática, incluindo ainda diversas ações globais de redução de emissões de CO2, compra de energia verde e eficiência energética.

Na Bosch Brasil, a autogeração de energia solar fotovoltaica tem um potencial médio máximo de 12% a ser alcançado até 2030, considerando as quatro unidades fabris localizadas em Campinas, Curitiba, Pomerode e Sorocaba.

Somente na unidade de Campinas, a autogeração de energia representa hoje 2% do consumo e, até o final deste ano, a meta é atingir 7%. Já em Curitiba, atualmente 0,3% do consumo de energia da planta é obtido por meio dos painéis fotovoltaicos. Entre 2019 e 2021, foram instalados mais de 2.600 módulos para usinas fotovoltaicas com capacidade de gerar mais de 1.600MWh/ano e reduzir a emissão de mais de 200 toneladas de CO2 por ano nestas duas unidades brasileiras.

Os números são significativos para a empresa e, além de contribuírem com o trabalho focado na neutralidade de carbono, que acontece desde 2008, também proporcionam maior autonomia e autossuficiência energética.

Hervelly Ferreira, chefe Corporativa de Sustentabilidade na Bosch América Latina.

Também vale destacar que até 2030, o Grupo Bosch mundial investirá um bilhão de euros para a compra de energia renovável, bem como a participação em programas de compensação de carbono. Além de mais um bilhão de euros para promover a melhoria da eficiência energética em todas as suas unidades fabris e a América Latina está inserida neste cenário.

Certificados de energia verde

A aquisição de energia limpa, com garantia de origem, também é outra ação da Bosch para manter seu compromisso ambiental com a neutralidade de carbono. Assim, a empresa deixa de consumir um percentual de energia não renovável em suas operações, que é comprovado por meio dos certificados internacionais I-RECs (International Renewable Energy Certificates). No Brasil, as plantas que possuem certificações atualmente são: Campinas, Curitiba e Sorocaba. Já as unidades de Campina Grande, Itatiba, Itupeva, Joinville e Pomerode irão adquirir as certificações ainda este ano. Além disso, a Bosch (BSH) no Peru também possui certificado de energia verde.

Hoje, cerca de 85% das emissões na América Latina são compensadas com os I-REC’s. “A compra de energia limpa ocorre desde o início de 2020 na região e o objetivo é ampliar ainda mais o volume, inclusive em outros países latino-americanos, para os quais já está previsto um planejamento neste sentido”, afirma Hervelly.

Eficiência energética

Graças a suas ações em busca de eficiência energética por meio de melhorias técnicas e de processo, em 2020, a Bosch Campinas foi certificada na norma ISO 50001:2018 – Sistemas de Gestão de Energia, sendo a primeira empresa do grupo na América Latina a conquistar esse reconhecimento. A norma foi criada em 2011 a fim de estabelecer requisitos mínimos e específicos garantindo a melhoria contínua do desempenho energético da organização.

Ao reduzir a sua pegada de carbono por meio de diversas ações, a Bosch contribui com o acordo climático de Paris, firmado em 2015, que pretende manter o aquecimento global abaixo dos dois graus Celsius, e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) – especificamente com a ação contra a mudança global do clima.

O desafio em investir em responsabilidade socioambiental é grande e deve ser contínuo para garantir resultados efetivos. “Para isso, desde quando foram estabelecidas as metas para reduzir emissões de CO2, organizamos um time multidisciplinar para traçar a estratégia da região e juntos alcançarmos os objetivos”, explica Hervelly. Atualmente o trabalho de sustentabilidade da Bosch é norteado por seis pilares alinhados à estratégia global da empresa: proteção climática, água, economia circular, saúde e segurança, direitos humanos e promoção social e DEI (diversidade, equidade e inclusão).

Mais informações: Bosch é carbono neutro

Em 2024, o Grupo Bosch completa 70 anos de história no Brasil. Atualmente emprega no país cerca de 10.000 colaboradores e registrou, em 2022, um faturamento líquido de 7,8 bilhões de reais com a oferta de produtos e serviços para os setores de Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 11.500 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 10,3 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br.

O Grupo Bosch é um líder global de tecnologia e serviços. A empresa emprega cerca de 429.000 colaboradores em todo o mundo (em 31 de dezembro de 2023) e gerou vendas de 91,6 bilhões de euros em 2023. Suas operações estão divididas em quatro setores de negócios: Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia de Construção. Com as suas atividades, a empresa pretende utilizar a tecnologia para ajudar a moldar tendências universais como automação, eletrificação, digitalização, conectividade e uma orientação para a sustentabilidade. Neste contexto, a ampla diversificação da Bosch entre regiões e indústrias fortalece a sua inovação e robustez. A Bosch utiliza a sua experiência em tecnologia de sensores, software e serviços para oferecer aos seus consumidores múltiplas soluções a partir de uma única fonte. Também aplica o seu conhecimento em conectividade e inteligência artificial para desenvolver e fabricar produtos sustentáveis e fáceis de usar. Com “Tecnologia para a vida”, a Bosch quer ajudar a melhorar a qualidade de vida e a conservar os recursos naturais. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e suas cerca de 470 subsidiárias e empresas regionais em mais de 60 países. Incluindo parceiros de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. A força inovadora da Bosch é a base para o crescimento futuro da empresa. Em 136 locais em todo o mundo, a Bosch emprega cerca de 90.000 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento, dos quais cerca de 48.000 são engenheiros de software. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com

Baixar press release

Ainda procurando por algo?