Suche

Press release #Negócios/economia
Compartilhar press release

Sustentabilidade e transparência norteiam estratégia da Bosch em questões ESG

  • Impactos nas relações comerciais, de consumo e novos negócios
  • Criação de comitê multidisciplinar para temas de ESG na América Latina
  • Seis pilares compõem plano de ações da empresa
  • Compromisso ambiental: iniciativas para preservar recursos naturais

Bruna Carrara >

X

Campinas – No mês em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), a Bosch, uma líder global no fornecimento de tecnologias e serviços, destaca que não apenas as questões ambientais, mas também sociais e de governança corporativa são intrínsecas aos seus valores e às suas ações. Juntas, estas três áreas que hoje estão em evidência por meio termo ESG (Environment, Sustainability and Governance), norteiam os negócios do Grupo Bosch e o relacionamento com parceiros, colaboradores e sociedade desde a sua fundação na Alemanha, em 1886, a fim de garantir a sustentabilidade da empresa ao longo dos mais de 135 anos de operação.

Mais do que nunca, essas ações impactam as relações comerciais, de consumo e a geração de novas oportunidades de negócios e desenvolvimentos tecnológicos. Assim, para unir esforços de diferentes frentes de trabalho dentro da corporação, bem como fortalecer ainda mais os objetivos, ações e mensuração de resultados, a Bosch na América Latina constituiu recentemente um comitê multidisciplinar para temas de ESG, que atua alinhado à estratégia global da empresa em seis pilares: proteção climática, água, economia circular, saúde e segurança, direitos humanos e promoção social e DEI (diversidade, equidade e inclusão).

O Grupo Bosch, globalmente, também tem definido metas robustas dentro do conceito de ESG e totalmente alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), tanto no que se refere aos seus processos produtivos, ao ambiente de trabalho quanto à criação de produtos e serviços que ajudam a melhorar a vida das pessoas.

Neste universo em que a sustentabilidade e as discussões para uma agenda ESG no mundo corporativo têm ganhado cada vez mais relevância, a transparência é um dos pontos essenciais. Na Bosch, priorizamos realizar ações que gerem resultados efetivos e que possam ser comprovados em nossa cadeia de valor e para a sociedade, alinhados ao nosso propósito de tecnologia para a vida

Gastón Diaz Perez, CEO e presidente da Robert Bosch América Latina.

O trabalho do comitê para temas de ESG vai além desse objetivo, no sentido de atender as demandas de clientes e fornecedores no que tange obrigações contratuais e de auditoria, promover a troca de experiências e boas práticas, contribuir com outras empresas e entidades na promoção do tema e de agregar parcerias e inovação para os negócios.

Compromisso ambiental

Dentre os seis pilares que compõem a estratégia de sustentabilidade da empresa até 2025, três estão relacionados com o meio ambiente, já que a Bosch atua para garantir o sucesso dos negócios e, ao mesmo tempo, preservar os recursos naturais para as gerações atuais e futuras. Em 2020, a Bosch foi a primeira empresa industrial global a tornar suas mais de 400 localidades neutras em CO2 e este trabalho se mantem.

Além disso, a empresa realizou diferentes ações no Brasil para obter uma geração de energia limpa e renovável em 2021. Foram instalados mais de 2.600 módulos para usinas fotovoltaicas com capacidade de gerar mais de 1.600MWh/ano e reduzir a emissão de mais de 200 toneladas de CO2 por ano nas plantas de Campinas e Curitiba. A empresa também implementou internamente a troca de lâmpadas fluorescentes por LED, além de uma plataforma de gestão de energia, utilizada para monitorar o consumo de energia com auxílio de AIoT.

Paralelamente à redução de emissões de CO2, outras ações sustentáveis também são adotadas nas unidades da Bosch na América Latina com foco na redução do consumo de água e de geração de resíduos, por exemplo. Ainda vale ressaltar que, em parceria com clientes e players de mercado, a Bosch investe em pesquisas e desenvolvimento de produtos e serviços que promovam a reduções de emissões, incentivem o uso de biocombustíveis e proporcionam uma maior eficiência energética.

Mais informações sobre a Bosch: www.bosch.com.br

Com mais de 65 anos de história com o Brasil, Grupo Bosch emprega atualmente no país cerca de 8.800 colaboradores e registrou, em 2021, um faturamento líquido de R$ 6,9 bilhões com a oferta de produtos e serviços para os setores Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 10.500 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 9,2 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br.

O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. A empresa emprega mais de 400 mil colaboradores em todo o mundo (posição de 31.12.2021). A empresa gerou vendas de 78,8 bilhões de euros em 2021. As operações do Grupo estão divididas em quatro setores de negócio: Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. Como uma empresa líder em IoT, a Bosch oferece soluções inovadoras para casas e cidades inteligentes, Indústria 4.0 e mobilidade conectada. A empresa busca por uma mobilidade sustentável, segura e fascinante e utiliza sua expertise em sensores, software e serviços, assim como sua própria nuvem de IoT para oferecer aos seus consumidores conectados múltiplas soluções a partir de uma única fonte. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é disponibilizar inovações para uma vida conectada com produtos e soluções que contêm inteligência artificial (IA) ou que foram desenvolvidos ou fabricados por meio da IA. Com isso, a Bosch aprimora a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores concebidos para fascinar e, assim, cria "Tecnologia para a Vida". O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e cerca de 440 subsidiárias e empresas regionais presentes em aproximadamente 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. Com mais de 400 localidades no mundo, o Grupo Bosch é neutro em carbono desde o primeiro trimestre de 2020. A base para o crescimento futuro da organização é sua força inovadora. A Bosch emprega 76.300 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento em 28 localidades em todo o mundo, bem como cerca de 38 mil engenheiros de software. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com

Baixar press release

Ainda procurando por algo?