Suche

Press release #Grupo Bosch
Compartilhar press release

Pesquisa aponta que IA é tão importante quanto o surgimento da Internet

  • Bosch Tech Compass: estudo é realizado pelo terceiro ano consecutivo, questionando 11.264 pessoas de vários países, incluindo o Brasil, sobre o progresso tecnológico
  • Dados apontam que 64% dos entrevistados em todo o mundo acreditam que a Inteligência Artificial será a tecnologia mais relevante do futuro
  • No Brasil, o impacto da IA no trabalho chama a atenção nos resultados

Gabriela Rossi >

X

Campinas – Você acredita que o surgimento da internet foi importante? E o que dizer da Inteligência Artificial? Um estudo ouviu 11.264 pessoas em todo o mundo e concluiu que: para 73% dos entrevistados a IA generativa é tão relevante quanto o surgimento da Internet. A pesquisa, chamada de Tech Compass 2024, realizada pela Bosch, uma líder global em tecnologia e serviços, oferece um olhar abrangente sobre o impacto da tecnologia na vida humana e pesquisou o tema em sete países – Brasil, China, Alemanha, França, Índia, Reino Unido e Estados Unidos. O nível de importância dado à Inteligência Artificial é um ponto em comum entre todos eles, demonstrando o impacto que essa tecnologia tem e continuará a ter em nossas vidas no futuro.

Outro dado relevante é que 49% das pessoas em todo o mundo afirmam sentir-se preparadas para a iminente era da IA, indicando que muitos ainda estão se adaptando e se familiarizando com as possibilidades e desafios que a Inteligência Artificial traz e trará. Esses números refletem a crescente conscientização e aceitação da IA como uma parte fundamental do futuro da humanidade.

O estudo é focado na receptividade geral das pessoas à Inteligência Artificial, bem como o impacto da IA em suas vidas cotidianas e seu papel na sociedade. Quando perguntados sobre os benefícios da IA, os entrevistados em todo o mundo citam: facilitar a vida (49%) e o trabalho (45%), além de melhorar a saúde (44%). Um pouco diferente da média mundial, no Brasil, 46% acreditam que a tecnologia vai proporcionar “melhores resultados (no trabalho)”. Ao mesmo tempo que a perda de emprego devido à automação é a principal preocupação dos brasileiros quando perguntados sobre os efeitos negativos da IA: 55% acreditam nisso, seguindo a tendência global nesse quesito.

A pesquisa ainda questionou os participantes sobre o preparo de seus respectivos países para a IA, percepção sobre debates públicos acerca do tema, nível de inteligência da tecnologia, aspectos positivos, combate às mudanças climáticas, entre outros temas. Para acessar o estudo completo clique aqui.

Sobre a pesquisa

Para este estudo, pessoas com 18 anos ou mais foram pesquisadas on-line em sete países (Brasil, China, França, Alemanha, Índia, Reino Unido e EUA) em dezembro de 2023 pela Gesellschaft für Innovative Marktforschung mbH (GIM) em nome da Robert Bosch GmbH. Na França, na Alemanha e no Reino Unido, a amostra considerou um mínimo de 1.000 pessoas cada; no Brasil, na China, na Índia e nos Estados Unidos, foram consideradas no mínimo 2.000 pessoas para cada país. As amostras são representativas do respectivo país em termos de região, gênero e idade (Brasil, Alemanha, França, EUA, Reino Unido: 18-69 anos / China, Índia: 18-59 anos).

Em 2024, o Grupo Bosch completa 70 anos de história no Brasil. Atualmente emprega no país cerca de 10.000 colaboradores e registrou, em 2022, um faturamento líquido de 7,8 bilhões de reais com a oferta de produtos e serviços para os setores de Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 11.500 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 10,3 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br.

O Grupo Bosch é um líder global de tecnologia e serviços. A empresa emprega cerca de 429.000 colaboradores em todo o mundo (em 31 de dezembro de 2023) e gerou vendas de 91,6 bilhões de euros em 2023. Suas operações estão divididas em quatro setores de negócios: Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia de Construção. Com as suas atividades, a empresa pretende utilizar a tecnologia para ajudar a moldar tendências universais como automação, eletrificação, digitalização, conectividade e uma orientação para a sustentabilidade. Neste contexto, a ampla diversificação da Bosch entre regiões e indústrias fortalece a sua inovação e robustez. A Bosch utiliza a sua experiência em tecnologia de sensores, software e serviços para oferecer aos seus consumidores múltiplas soluções a partir de uma única fonte. Também aplica o seu conhecimento em conectividade e inteligência artificial para desenvolver e fabricar produtos sustentáveis e fáceis de usar. Com “Tecnologia para a vida”, a Bosch quer ajudar a melhorar a qualidade de vida e a conservar os recursos naturais. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e suas cerca de 470 subsidiárias e empresas regionais em mais de 60 países. Incluindo parceiros de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. A força inovadora da Bosch é a base para o crescimento futuro da empresa. Em 136 locais em todo o mundo, a Bosch emprega cerca de 90.000 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento, dos quais cerca de 48.000 são engenheiros de software. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com

Baixar press release

Ainda procurando por algo?