Suche

Press release #Sustentabilidade

Bosch conquista o 15º Prêmio Fiesp/Ciesp de Conservação e Reúso de Água

  • Empresa foi vencedora com o case “Autossuficiência no Abastecimento de Água Industrial”
  • Sustentabilidade faz parte dos valores da Bosch
  • Processo de reutilização da água contribui com a preservação de recurso natural

Bruna Carrara >

X

Campinas – A Bosch foi vencedora do 15º Prêmio Fiesp/Ciesp de Conservação e Reúso de Água na categoria grande porte, com o case “Autossuficiência no Abastecimento de Água Industrial”. Nesta edição, realizada no dia 25 de março em formato virtual, concorreram 29 iniciativas com foco nas boas práticas e soluções transformadoras implantadas pelas empresas para o uso eficiente do recurso hídrico.

A sustentabilidade é um dos valores da Bosch e, por isso, a empresa atua para garantir o sucesso dos negócios e, ao mesmo tempo, a preservar recursos naturais para as gerações atuais e futuras. Com foco neste princípio, a unidade da empresa em Campinas alcançou autonomia no abastecimento de água para os seus processos fabris por meio de um plano de gestão hídrica que resultou na redução de 50% do consumo para as atividades industriais, além de garantir que a água de boa qualidade fornecida pela concessionária seja utilizada apenas em casos que requerem condições de potabilidade.

O processo de reutilização da água

Por meio de sistemas capazes de reutilizar parte do que é descartado como efluente, é feita a recirculação da água em processos produtivos. Em paralelo, a água potável das unidades, após ser utilizada nos restaurantes, lavatórios e chuveiros, por exemplo, é reutilizada na produção fabril ou direcionada até uma estação de tratamento de esgoto localizada dentro da Bosch.

Além disso, o trabalho também contempla o reaproveitamento da água da chuva, assim, cada pingo é canalizado até um lago artificial, cuja capacidade é de 65 milhões de litros.

Para que o projeto fosse viável, foram realizadas diversas ações de melhoria que garantiram a disponibilidade de água de reúso mesmo diante de uma estrutura fabril tão complexa. Além de todo o trabalho de gestão da água em toda a planta, os próprios colaboradores foram treinados e conscientizados sobre a importância do uso responsável da água, seja no trabalho ou sem casa.

Mais informações sobre as ações de sustentabilidade na Bosch estão disponíveis em: https://www.bosch.com.br/noticias-e-historias/sustentabilidade/

Atendimento à imprensa

Bruna Carrara

tel.: (19) 2103-1218

e-mail: bruna.carrara@br.bosch.com

Com mais de 65 anos de história com o Brasil, o Grupo Bosch emprega atualmente no país cerca de 8.200 colaboradores e registrou, em 2020, um faturamento líquido de R$ 5,1 bilhões com a oferta de produtos e serviços para os setores Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 9.800 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 6,9 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br, www.twitter.com/bosch_brasil.

O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. A empresa emprega mais de 395 mil colaboradores em todo o mundo (posição de 31.12.2020). A empresa gerou vendas de 71,5 bilhões de euros em 2020. As operações do Grupo estão divididas em quatro setores de negócio: Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. Como uma empresa líder em IoT, a Bosch oferece soluções inovadoras para casas e cidades inteligentes, mobilidade e indústria conectadas. A empresa busca por uma mobilidade sustentável, segura e fascinante e utiliza sua expertise em sensores, software e serviços, assim como sua própria nuvem de IoT para oferecer aos seus consumidores conectados múltiplas soluções a partir de uma única fonte. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é disponibilizar inovações para uma vida conectada com produtos e soluções que contêm inteligência artificial (IA) ou que foram desenvolvidos ou fabricados por meio da IA. Com isso, a Bosch aprimora a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores concebidos para fascinar e, assim, cria "Tecnologia para a Vida". O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e cerca de 440 subsidiárias e empresas regionais presentes em aproximadamente 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. Com mais de 400 localidades no mundo, o Grupo Bosch é neutro em carbono desde o primeiro trimestre de 2020. A base para o crescimento futuro da organização é sua força inovadora. A Bosch emprega 73.000 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento em 129 localidades em todo o mundo, bem como cerca de 34 mil engenheiros de software.

Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com, www.twitter.com/BoschPresse.

Baixar press release

Ainda procurando por algo?