Suche

Press release #Artificial Intelligence
Compartilhar press release

Direção autônoma: aquisição da Atlatec GmbH impulsionará engenharia da Bosch para soluções SAE Nível 4

  • A Atlatec é um dos fornecedores mais inovadores do mundo de mapas 3D de alta resolução para funções de direção autônoma SAE Nível 3 a 4
  • Tecnologia funciona como um sensor adicional indispensável para uma condução segura e tranquila
  • Aquisição diversifica ainda mais portfólio da Bosch, que fornecerá componentes básicos para soluções de direção a partir de uma única fonte

Alessandra Nascimento >

X

Stuttgart, Alemanha – A Bosch está expandindo sua experiência em direção autônoma e fortalecendo sua posição no mercado com mais uma aquisição. A Bosch e a Atlatec GmbH, com sede em Karlsruhe, na Alemanha, assinaram acordos e, no futuro, a empresa passará a fazer parte da divisão Bosch Cross-Domain Computing Solutions. A Atlatec, que foi desmembrada do Karlsruhe Institute of Technology em 2014, emprega cerca de 25 pessoas na Alemanha, Japão e Estados Unidos e é uma das fornecedoras mais inovadores do mundo de mapas digitais de alta resolução para assistência ao motorista e direção autônoma.

“A aquisição da Atlatec expande ainda mais nossa experiência na área de mapas digitais de alta resolução e amplia nosso portfólio. Com isso, a Bosch passará a oferecer para seus clientes todos os componentes necessários para a condução autônoma – desde atuadores e sensores até software e mapas. Estamos, portanto, expandindo consistentemente nossa posição nessa área”, diz Mathias Pillin, presidente da divisão Cross-Domain Computing Solutions. “Na Bosch, encontramos o parceiro ideal para darmos o próximo passo e expandir ainda mais nossa experiência em mapeamento digital”, complementa Henning Lategahn, CEO da Atlatec GmbH. Ambas as partes acordaram em não divulgar os valores do acordo. A transação está sujeita à aprovação das autoridades antitruste competentes.

Os mapas digitais são sensores adicionais para a condução autônoma

Os mapas digitais de alta resolução desempenham um papel essencial para tornar as funções de condução autônomas seguras e adequadas de usar. Para isso, a Atlatec oferece todos os blocos de construção necessários para o mapeamento de uma única fonte: seu portfólio inclui não apenas o registro e processamento de dados, mas também a criação dos próprios mapas e o controle de qualidade necessário. Além dos sensores integrados com radar, vídeo e tecnologia ultrassônica, os mapas digitais também desempenham um papel indispensável na condução autônoma. As informações relacionadas aos arredores do veículo e eventos de tráfego que os mapas oferecem vão muito além do alcance de detecção dos sensores de bordo de um veículo.

Para isso, a Atlatec desenvolveu uma solução escalável com caixa de sensores própria e um software associado. Os dados brutos que esta solução coleta são analisados usando inteligência artificial (IA) e enriquecidos com informações importantes, como sinais de trânsito e a nitidez das curvas, além de recursos estruturais. E, graças a IA, informações como recursos rodoviários e ambientais são incorporados ao sistema de forma contínua. Com base nas informações do mapa, um carro autônomo pode, por exemplo, ajustar sua velocidade em tempo hábil antes de uma curva fechada.

“O pacote de tecnologia da Atlatec GmbH para criar mapas de alta resolução vem agregar ainda mais para a Bosch. A solução de mapeamento criada é muito inteligente e ágil, o que a diferencia de outros fornecedores. A IA utilizada identifica e mapeia características da estrada, como grades de proteção e marcações de pista com a mais alta assertividade e consistência, que nos permite projetar nossos algoritmos de direção autônoma com ainda mais precisão”, afirma Stephan Hönle, vice-presidente da unidade Automated Driving na divisão Bosch Cross-Domain Computing Solutions.

A Atlatec também servirá de complemento para a tecnologia de road signature da Bosch, que usa dados de massa para permitir que carros autônomos determinem sua posição exata com base nos mapas digitais. A Bosch está colaborando com vários parceiros na área de condução autônoma e mapeamento e a Atlatec irá complementar estas parcerias.

A Bosch trabalha em todos os níveis de automação do SAE Nível 1 ao 4

A condução autônoma é uma área estratégica para a Bosch. A empresa, líder em inovação neste segmento, conta com soluções para automação que vão do SAE nível 1 ao 4 e vem atuando em duas frentes.

Por um lado, com o objetivo de tornar a condução mais segura e tranquila, desenvolve soluções para veículos com foco na assistência ao motorista e em sistemas parcialmente autônomos (SAE Nível 1 a 3). Além disso, a equipe de desenvolvimento da Bosch também está trabalhando em soluções para níveis mais altos de automação, com foco em veículos de frota e novos modelos operacionais. Já para o setor de logística, a empresa vê aplicações importantes e um enorme potencial de negócios para os sistemas de direção autônoma SAE Nível 4.

Com mais de 65 anos de história com o Brasil, o Grupo Bosch emprega atualmente no país cerca de 8.200 colaboradores e registrou, em 2020, um faturamento líquido de R$ 5,1 bilhões com a oferta de produtos e serviços para os setores Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 9.800 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 6,9 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br.

O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. A empresa emprega mais de 400 mil colaboradores em todo o mundo (posição de 31.12.2021). A empresa gerou vendas de 78,8 bilhões de euros em 2021. As operações do Grupo estão divididas em quatro setores de negócio: Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. Como uma empresa líder em IoT, a Bosch oferece soluções inovadoras para casas e cidades inteligentes, Indústria 4.0 e mobilidade conectada. A empresa busca por uma mobilidade sustentável, segura e fascinante e utiliza sua expertise em sensores, software e serviços, assim como sua própria nuvem de IoT para oferecer aos seus consumidores conectados múltiplas soluções a partir de uma única fonte. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é disponibilizar inovações para uma vida conectada com produtos e soluções que contêm inteligência artificial (IA) ou que foram desenvolvidos ou fabricados por meio da IA. Com isso, a Bosch aprimora a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores concebidos para fascinar e, assim, cria "Tecnologia para a Vida". O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e cerca de 440 subsidiárias e empresas regionais presentes em aproximadamente 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. Com mais de 400 localidades no mundo, o Grupo Bosch é neutro em carbono desde o primeiro trimestre de 2020. A base para o crescimento futuro da organização é sua força inovadora. A Bosch emprega 76.300 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento em 28 localidades em todo o mundo, bem como cerca de 38 mil engenheiros de software. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com

Baixar press release

Ainda procurando por algo?