Suche

Press release #Sistemas Powertrain
Compartilhar press release

Veículos híbridos ganham espaço no mercado brasileiro

  • Tecnologia da propulsão elétrica aliada as vantagens do motor a combustão
  • Veículos híbridos combinam autonomia, rapidez no abastecimento e redução de consumo
  • Híbrido flex proporciona mais autonomia e liberdade de escolha ao usuário

Carolina Moretti >

X

Campinas – A motorização dos veículos está em constante desenvolvimento, assim como as novas tecnologias agregadas aos motores a combustão. A eficiência energética e o desempenho estão entre o foco das inovações e, nesse contexto, o carro híbrido vem ganhando popularidade em todo o mundo e no Brasil não é diferente, pois já existem alguns modelos circulando pelas ruas e estradas do país.

A tecnologia híbrida envolve sempre a utilização de um motor a combustão associado a um ou mais motores elétricos, que podem operar simultaneamente ou de modo individual. O motor a combustão interna pode utilizar gasolina, etanol e, em alguns casos, o diesel. Dessa forma, o sistema reúne os pontos positivos de cada uma dessas fontes de energia.

Os componentes da Bosch combinam o melhor de ambos: o motor elétrico com zero emissão e avançados sistemas que integram um motor a combustão. Isso faz com que esse powertrain seja uma solução sustentável eficiente, não apenas para a condução urbana, mas também para viagens mais longas.

“Esse tipo de propulsão já deu um salto tecnológico com a introdução do híbrido flex, uma vez que este tipo de sistema, que trabalha com etanol e gasolina, pode perfeitamente atuar com o motor elétrico”, explica Alexandre Uchimura, gerente de novos negócios de eletrificação da divisão Powertrain Solutions da Bosch.

Tal inovação permite que o veículo híbrido flex seja movido por três diferentes fontes de energia, trazendo mais autonomia para os usuários, que poderão utilizar a propulsão elétrica para trechos mais curtos e com infraestrutura de eletropostos, além de contarem com a liberdade de escolher com qual combustível abastecer ao percorrerem longas distâncias.

“O veículo híbrido flex une o melhor dos dois mundos: uso da propulsão elétrica e um motor a combustão interna com combustível renovável de baixa pegada de carbono, que é o etanol. Essa solução atende a questão climática de maneira rápida e inteligente”, ressalta Uchimura.

Visto que o Brasil é um grande produtor de etanol, a Bosch acredita que a hibridização flex é uma tendência no mercado nacional e, seguramente, automóveis com essa propulsão farão parte do portfólio das marcas no médio e longo prazo. Cabe ressaltar, entretanto, que a eletrificação do veículo é o futuro da indústria automotiva e a Bosch oferece soluções inovadoras tanto para veículos elétricos, híbridos e híbridos flex.

Mais informações sobre como funcionam os carros híbridos

Atendimento à imprensa

Alessandra Nascimento

Tel.: (19) 2103-2325

e-mail: alessandra.nascimento@br.bosch.com

Em 2024, o Grupo Bosch completa 70 anos de história no Brasil. Atualmente emprega no país cerca de 10.000 colaboradores e registrou, em 2022, um faturamento líquido de 7,8 bilhões de reais com a oferta de produtos e serviços para os setores de Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 11.500 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 10,3 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br.

O Grupo Bosch é um líder global de tecnologia e serviços. A empresa emprega cerca de 429.000 colaboradores em todo o mundo (em 31 de dezembro de 2023) e gerou vendas de 91,6 bilhões de euros em 2023. Suas operações estão divididas em quatro setores de negócios: Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia de Construção. Com as suas atividades, a empresa pretende utilizar a tecnologia para ajudar a moldar tendências universais como automação, eletrificação, digitalização, conectividade e uma orientação para a sustentabilidade. Neste contexto, a ampla diversificação da Bosch entre regiões e indústrias fortalece a sua inovação e robustez. A Bosch utiliza a sua experiência em tecnologia de sensores, software e serviços para oferecer aos seus consumidores múltiplas soluções a partir de uma única fonte. Também aplica o seu conhecimento em conectividade e inteligência artificial para desenvolver e fabricar produtos sustentáveis e fáceis de usar. Com “Tecnologia para a vida”, a Bosch quer ajudar a melhorar a qualidade de vida e a conservar os recursos naturais. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e suas cerca de 470 subsidiárias e empresas regionais em mais de 60 países. Incluindo parceiros de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. A força inovadora da Bosch é a base para o crescimento futuro da empresa. Em 136 locais em todo o mundo, a Bosch emprega cerca de 90.000 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento, dos quais cerca de 48.000 são engenheiros de software. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com

Baixar press release

Ainda procurando por algo?