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  • Tecnologia da propulsão elétrica aliada as vantagens do motor a combustão
  • Veículos híbridos combinam autonomia, rapidez no abastecimento e redução de consumo
  • Híbrido flex proporciona mais autonomia e liberdade de escolha ao usuário

Alessandra Nascimento >

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Campinas – A motorização dos veículos está em constante desenvolvimento, assim como as novas tecnologias agregadas aos motores a combustão. A eficiência energética e o desempenho estão entre o foco das inovações e, nesse contexto, o carro híbrido vem ganhando popularidade em todo o mundo e no Brasil não é diferente, pois já existem alguns modelos circulando pelas ruas e estradas do país.

A tecnologia híbrida envolve sempre a utilização de um motor a combustão associado a um ou mais motores elétricos, que podem operar simultaneamente ou de modo individual. O motor a combustão interna pode utilizar gasolina, etanol e, em alguns casos, o diesel. Dessa forma, o sistema reúne os pontos positivos de cada uma dessas fontes de energia.

Os componentes da Bosch combinam o melhor de ambos: o motor elétrico com zero emissão e avançados sistemas que integram um motor a combustão. Isso faz com que esse powertrain seja uma solução sustentável eficiente, não apenas para a condução urbana, mas também para viagens mais longas.

“Esse tipo de propulsão já deu um salto tecnológico com a introdução do híbrido flex, uma vez que este tipo de sistema, que trabalha com etanol e gasolina, pode perfeitamente atuar com o motor elétrico”, explica Alexandre Uchimura, gerente de novos negócios de eletrificação da divisão Powertrain Solutions da Bosch.

Tal inovação permite que o veículo híbrido flex seja movido por três diferentes fontes de energia, trazendo mais autonomia para os usuários, que poderão utilizar a propulsão elétrica para trechos mais curtos e com infraestrutura de eletropostos, além de contarem com a liberdade de escolher com qual combustível abastecer ao percorrerem longas distâncias.

“O veículo híbrido flex une o melhor dos dois mundos: uso da propulsão elétrica e um motor a combustão interna com combustível renovável de baixa pegada de carbono, que é o etanol. Essa solução atende a questão climática de maneira rápida e inteligente”, ressalta Uchimura.

Visto que o Brasil é um grande produtor de etanol, a Bosch acredita que a hibridização flex é uma tendência no mercado nacional e, seguramente, automóveis com essa propulsão farão parte do portfólio das marcas no médio e longo prazo. Cabe ressaltar, entretanto, que a eletrificação do veículo é o futuro da indústria automotiva e a Bosch oferece soluções inovadoras tanto para veículos elétricos, híbridos e híbridos flex.

Mais informações sobre como funcionam os carros híbridos

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Alessandra Nascimento

Tel.: (19) 2103-2325

e-mail: alessandra.nascimento@br.bosch.com

Com mais de 65 anos de história com o Brasil, o Grupo Bosch emprega atualmente no país cerca de 8.200 colaboradores e registrou, em 2020, um faturamento líquido de R$ 5,1 bilhões com a oferta de produtos e serviços para os setores Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 9.800 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 6,9 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br.

O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. A empresa emprega mais de 395 mil colaboradores em todo o mundo (posição de 31.12.2020). A empresa gerou vendas de 71,5 bilhões de euros em 2020. As operações do Grupo estão divididas em quatro setores de negócio: Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. Como uma empresa líder em IoT, a Bosch oferece soluções inovadoras para casas e cidades inteligentes, mobilidade e indústria conectadas. A empresa busca por uma mobilidade sustentável, segura e fascinante e utiliza sua expertise em sensores, software e serviços, assim como sua própria nuvem de IoT para oferecer aos seus consumidores conectados múltiplas soluções a partir de uma única fonte. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é disponibilizar inovações para uma vida conectada com produtos e soluções que contêm inteligência artificial (IA) ou que foram desenvolvidos ou fabricados por meio da IA. Com isso, a Bosch aprimora a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores concebidos para fascinar e, assim, cria "Tecnologia para a Vida". O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e cerca de 440 subsidiárias e empresas regionais presentes em aproximadamente 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. Com mais de 400 localidades no mundo, o Grupo Bosch é neutro em carbono desde o primeiro trimestre de 2020. A base para o crescimento futuro da organização é sua força inovadora. A Bosch emprega 73.000 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento em 129 localidades em todo o mundo, bem como cerca de 34 mil engenheiros de software.

Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com, www.twitter.com/BoschPresse.

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