Suche

  • Pioneirismo na fabricação das tecnologias no mercado brasileiro
  • Programa de Estabilidade Eletrônica é fabricado na mesma linha do ABS desde 2015
  • ABS e ESP® são essenciais para ajudar a salvar vidas no trânsito
  • Legislação contribui para garantir a segurança veicular

Alessandra Nascimento >

X

Campinas – A Bosch, uma líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços, comemora a produção de 10 milhões de módulos do Sistema Antibloqueio de Frenagem (ABS) e do Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP®) no Brasil. “Com o objetivo de tornar o trânsito cada vez mais seguro e a tecnologia veicular acessível, a Bosch decidiu nacionalizar a produção do ABS em 2007, ou seja, muito antes do dispositivo se tornar item obrigatório em todos os carros produzidos e comercializados no mercado nacional. E, desde 2015, também passamos a produzir localmente o ESP®, outra tecnologia que contribui para salvar vidas”, destaca Michel Braghetto, gerente de Marketing da Divisão Chassis Systems Control da Bosch.

Há mais de 40 anos o ABS é referência na área de segurança veicular ativa, já que pode diminuir significativamente o risco de acidentes fatais impedindo o travamento das rodas em frenagens bruscas e possibilitando ao motorista manter o controle do carro e desviando de obstáculos. Já o ESP®, junto ao cinto de segurança e ao airbag, é a tecnologia que mais salva vidas, pois até 80% de todos os acidentes causados por derrapagens podem ser evitados, especialmente aqueles em situações com rodovias molhadas e escorregadias, ao desviar de obstáculos inesperados, animais na estrada ou até mesmo ao fazer uma curva brusca e fechada.

O ESP® é um item de segurança mandatório desde o início de 2020 para novos modelos de veículos leves 0Km e, a partir de janeiro de 2024, também passará a ser obrigatório para todos os modelos – carros de passeio - comercializados no mercado nacional, segundo as resoluções 567/15 e 799/20 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

De acordo com Braghetto, a legislação impulsionará a presença do Programa de Estabilidade Eletrônica em veículos novos nos próximos anos. Em 2020, 62,3% dos veículos vendidos no Brasil já vieram com o ESP® como item de série comparado a 44,4% em 2019.

A Organização das Nações Unidas (ONU) determinou que o período entre 2021 e 2030 será a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito e a Bosch, neste sentido, faz a sua parte ao desenvolver tecnologias para a vida a fim de proporcionar mais segurança e conforto nas ruas e estradas.

Mais informações: www.bosch.com.br

Atendimento à imprensa

Alessandra Nascimento

Tel.: (19) 2103-2325

e-mail: alessandra.nascimento@br.bosch.com

Em 2019, o Grupo Bosch completou 65 anos de Brasil – uma história de sucesso que se iniciou em 1954 na cidade de São Paulo. Atualmente o Grupo Bosch emprega no país cerca de 8.000 colaboradores e registrou, em 2019, um faturamento líquido de R$ 5,2 bilhões com a oferta de produtos e serviços para os setores Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 9.400 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 6,5 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br, www.twitter.com/bosch_brasil.

O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. A empresa emprega mais de 394.500 colaboradores em todo o mundo (posição de 31.12.2020). De acordo com os dados preliminares, a empresa gerou vendas de 71,6 bilhões de Euros em 2020. As operações do Grupo estão divididas em quatro setores de negócio: Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. Como uma empresa líder em IoT, a Bosch oferece soluções inovadoras para casas e cidades inteligentes, mobilidade e indústria conectadas. A empresa busca por uma mobilidade sustentável, segura e fascinante e utiliza sua expertise em sensores, software e serviços, assim como sua própria nuvem de IoT para oferecer aos seus consumidores conectados múltiplas soluções a partir de uma única fonte. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é disponibilizar inovações para uma vida conectada com produtos e soluções que contêm inteligência artificial (IA) ou que foram desenvolvidos ou fabricados por meio da IA. Com isso, a Bosch aprimora a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores concebidos para fascinar e, assim, cria "Tecnologia para a Vida". O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e cerca de 440 subsidiárias e empresas regionais presentes em aproximadamente 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. A base para o crescimento futuro da organização é sua força inovadora. A Bosch emprega 73.000 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento em 126 localidades em todo o mundo, bem como cerca de 30 mil engenheiros de software.

Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com, www.twitter.com/BoschPresse

Baixar press release

Ainda procurando por algo?