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Press release #Soluções para a Mobilidade
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Dia do Motociclista: tecnologias Bosch auxiliam na condução livre de acidentes

  • A condução em duas rodas está se tornando mais segura ao redor do mundo
  • Sistemas de assistência para motocicletas aumentam a proteção, além de proporcionarem mais segurança e conforto ao condutor
  • ABS e MSC para motos diminuem riscos de acidentes fatais

Carolina Moretti >

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Campinas – As motos estão cada vez mais presentes no trânsito brasileiro e um dos principais desafios é como tornar a condução dos motociclistas cada vez mais confortável e livre de acidentes. Seja por meio de sistemas ativos e de assistência ou pela conectividade, a Bosch vem desenvolvendo diversas soluções que visam tornar as estradas e ruas mais seguras para os condutores de motos. No Dia do Motociclista, que é celebrado neste 27 de julho, a empresa reforça seu compromisso de disponibilizar tecnologias que visam oferecer melhor qualidade de vida por meio de produtos e serviços inovadores.

Projeto de pesquisa minimiza deslizamento lateral

Folhas molhadas, vazamento de óleo ou cascalhos na superfície do asfalto fazem com que as rodas percam força lateral em uma curva e deslizem para os lados. Em situações como estas, o motociclista praticamente perde controle de sua moto e, para manter os ocupantes em segurança no curso, seria necessário aplicar uma força lateral externa adicional.

É exatamente essa a ideia por trás do projeto de pesquisa de “mitigação do deslizamento” que a Bosch está desenvolvendo. Como uma mão mágica, a tecnologia mantém a moto de pé e reduz consideravelmente o risco de queda. Um sensor detecta o deslizamento lateral das rodas e, se elas escorregam mais do que o esperado, um gás semelhante ao que equipa os airbags de carros é liberado por uma câmara para o lado oposto da inclinação, projetando a moto e o condutor para cima, mantendo-os “nos trilhos”.

Sistemas de assistência ao condutor baseados por radar

O radar é o “órgão sensorial” da motocicleta, que permite novas funções de assistência e segurança enquanto fornecem uma imagem precisa dos arredores do veículo. Como resultado, essas funções não apenas aumentam a segurança, como também intensificam o conforto aos condutores.

• Piloto Automático Adaptativo (ACC)

Conduzir a moto no tráfego intenso e manter a distância correta do veículo à frente requer muita concentração. O ACC ajusta a velocidade da moto ao fluxo do tráfego, mantém a distância necessária e segura do veículo à frente. Além disso, o ACC não apenas oferece mais conforto ao condutor, como também permite que ele se concentre mais na estrada, principalmente em situações de tráfego intenso.

• Alerta de colisão frontal

Nas rodovias, o mais breve lapso de concentração pode trazer sérias consequências. A Bosch desenvolveu um sistema de alerta de colisão para motocicletas que reduz o risco de uma colisão traseira. O sistema é ativado assim que o veículo entra em movimento e dá suporte ao condutor em todas as faixas de velocidade. Se o sistema detecta que outro veículo está se aproximando perigosamente e o motociclista ão reage à situação, ele o avisa por meio de um sinal acústico ou óptico.

• Detecção de ponto cego

Este sistema vigia todas as direções de forma que o motociclista possa mudar de faixa com segurança. O sensor de radar serve como o olho eletrônico do sistema de reconhecimento de ponto cego, identificando objetos em áreas de difícil visibilidade. Sempre que há um veículo no ponto cego do condutor, a tecnologia envia um sinal óptico, por exemplo, no espelho retrovisor da motocicleta. Para a Bosch, os sistemas de assistência ao motociclista são mais um passo para tornar a mobilidade livre de emissões, acidentes e estresse uma realidade.

ABS:

Desde 1984, a Bosch tem aperfeiçoado continuamente o Sistema Antibloqueio de Frenagem (ABS) para motocicletas, de forma que este item de segurança possa ser item obrigatório em todas as classes de veículos. De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa, cerca de um em cada quatro acidentes de motocicleta que envolvam lesões ou morte poderiam ser evitados se todos os veículos fossem equipados com ABS.

Mundialmente, cada vez mais regiões e países, incluindo a União Europeia, Japão, Taiwan, China, Austrália, Índia e Brasil estão adotando a tecnologia como item obrigatório. No Brasil, por exemplo, a resolução de 2014 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina que, a partir de janeiro de 2019, o uso do ABS será mandatório em 100% das motocicletas, sendo aplicado nas duas rodas para cilindradas maior ou igual a 300 cc e, em pelo menos uma das rodas para veículos menores que 300 cc. E, desde abril deste ano, na Índia todos os novos modelos acima de 125 cc passaram a sair de fábrica com o sistema.

MSC:

O Controle de Estabilidade para motos (MSC) é o primeiro sistema de segurança completo para veículos de duas rodas do mundo. Com o monitoramento dos parâmetros da moto, como o ângulo de inclinação, o sistema pode fazer ajustes instantâneos, intervindo nas frenagens e acelerações, proporcionando assim uma condução mais segura mesmo em curvas com inclinação acentuada. Dessa forma, o sistema da Bosch pode impedir que as rodas travem, deslizem ou que a moto assuma uma posição vertical durante uma frenagem em curvas, situação que causa a maioria dos acidentes com motocicletas. O novo sensor 6D do MSC é o menor e mais leve do mercado, além de melhorar significativamente a flexibilidade de montagem e ser menos propenso a vibrações.

Comunicação moto-carro:

Ao permitir que motocicletas e carros conversem entre si, a Bosch está criando um escudo de proteção digital para os motociclistas. Em até dez vezes por segundo, veículos dentro de um raio de centenas de metros trocam informações sobre velocidade, posição, tipo de veículo e direção de percurso. Muito antes que uma motocicleta apareça no retrovisor, a tecnologia avisa os motoristas que uma moto está se aproximando, permitindo que adotem uma estratégia de condução mais defensiva. O padrão público WLAN (ITS 5G) é utilizado como base para a troca de dados entre as motocicletas e os carros e, com um tempo de transmissão de poucos milissegundos entre o transmissor e o receptor, os usuários podem gerar e transmitir informações importantes relacionadas ao tráfego nas ruas.

Chamadas de emergência: eCall

Com base em algoritmos inteligentes de colisão, a tecnologia eCall detecta quando um motociclista se envolve em um acidente. O dispositivo realiza automaticamente uma chamada de emergência, através de um aplicativo para smartphone, e informa detalhes sobre o tipo de veículo e sua posição. Caso a motocicleta quebre, o eCall também liga automaticamente para uma oficina e envia os dados necessários para o resgate e manutenção. Dessa forma, a tecnologia também passa a ser um assistente útil em qualquer estrada, fazendo com que o acesso a informações de serviço – como a localização do posto de gasolina mais próximo – seja mais simples e direto.

Mais informações: www.bosch.com.br

Atendimento à imprensa

Alessandra Nascimento

Tel.: (19) 2103-2325

e-mail: alessandra.nascimento@br.bosch.com

Em 2024, o Grupo Bosch completa 70 anos de história no Brasil. Atualmente emprega no país cerca de 10.000 colaboradores e registrou, em 2022, um faturamento líquido de 7,8 bilhões de reais com a oferta de produtos e serviços para os setores de Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 11.500 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 10,3 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br.

O Grupo Bosch é um líder global de tecnologia e serviços. A empresa emprega cerca de 429.000 colaboradores em todo o mundo (em 31 de dezembro de 2023) e gerou vendas de 91,6 bilhões de euros em 2023. Suas operações estão divididas em quatro setores de negócios: Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia de Construção. Com as suas atividades, a empresa pretende utilizar a tecnologia para ajudar a moldar tendências universais como automação, eletrificação, digitalização, conectividade e uma orientação para a sustentabilidade. Neste contexto, a ampla diversificação da Bosch entre regiões e indústrias fortalece a sua inovação e robustez. A Bosch utiliza a sua experiência em tecnologia de sensores, software e serviços para oferecer aos seus consumidores múltiplas soluções a partir de uma única fonte. Também aplica o seu conhecimento em conectividade e inteligência artificial para desenvolver e fabricar produtos sustentáveis e fáceis de usar. Com “Tecnologia para a vida”, a Bosch quer ajudar a melhorar a qualidade de vida e a conservar os recursos naturais. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e suas cerca de 470 subsidiárias e empresas regionais em mais de 60 países. Incluindo parceiros de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. A força inovadora da Bosch é a base para o crescimento futuro da empresa. Em 136 locais em todo o mundo, a Bosch emprega cerca de 90.000 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento, dos quais cerca de 48.000 são engenheiros de software. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com

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