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Estudo da Bosch aponta forte ascenção de sistemas de assistência ao condutor

  • Assistente de estacionamento e frenagem automática de emergência estão no topo da escala de popularidade
  • Na Alemanha, um a cada três novos veículos licenciados em 2016 possuía sistema de frenagem de emergência
  • Assistentes de estacionamento estão se tornando itens de série na maioria dos carros

Carolina Moretti >

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Stuttgart, Alemanha – Estudo realizado pela Bosch com base em estatísticas de vendas de carros novos em 2016 mostrou que muitas pessoas que adquiriram veículos na Alemanha e na Europa estavam interessadas em algum tipo de sistemas de assistência ao condutor. “Há uma tendência clara: logo será tão comum adquirir um carro com sistemas de assistência ao condutor, como atualmente ocorre com o rádio e o ESP”, afirma o membro do conselho de administração do grupo Bosch mundial, Dr. Dirk Hoheisel.

De acordo com a pesquisa, sistemas como assistência de estacionamento e troca de faixa, bem como frenagem automática de emergência estão se tornando cada vez mais populares. Os dados mostram que cerca de 62% dos novos carros licenciados em 2016 na Alemanha contavam com algum tipo de sistema de assistência de estacionamento – que vão desde sensores sonoros até o sistema de estacionamento autônomo.

Em segundo lugar na escala de popularidade vem o sistema de frenagem automática de emergência, que avisa o motorista ou, caso o mesmo não responda, executa de forma autônoma a frenagem de emergência. Um a cada três carros novos licenciados em 2016 (38%) tinham o dispositivo que ajuda o motorista a evitar esses tipos de acidentes. Além disso, o sistema de frenagem automática de emergência já é item de série em mais de um quarto destes veículos.

Já em terceiro lugar está o detector de sonolência do motorista – presente em 37% de todos os carros licenciados em 2016. No entanto, o maior índice de crescimento foi registrado com os sistemas de assistência em faixa – quase o dobro quando comparado a anos anteriores. Outro avanço interessante foi em relação ao piloto automático adaptivo (ACC) que, em 2013, estava presente em apenas 4% dos carros licenciados na Alemanha, mas em 2016 a tecnologia já estava presente em 19% (um em cada cinco novos veículos).

Sistemas se tornam itens de série

Assistentes de estacionamento, frenagem automática de emergência e assistente de permanência em faixa também são os sistemas mais populares no Reino Unido, Países Baixos, Bélgica e França respectivamente. O estudo mostra que os sistemas de estacionamento são mais difundidos na França do que na Alemanha: 67% dos veículos licenciados em 2016 contavam com a tecnologia na hora de estacionar, além do sistema ser item de série na grande maioria dos veículos do país – a França possui a maior proporção, com 63%, enquanto na Alemanha esse número chega a 42%. Já na Bélgica e nos Países Baixos, 29% dos novos veículos possuem o sistema de frenagem automática de emergência.

O estudo mostrou que na Itália e Rússia há ainda espaço para crescer. Cerca de 18% dos veículos licenciados na Itália em 2016 possuíam o sistema de assistência em faixa, enquanto na Rússia a taxa inicial de instalação é de 6%. Além dele, o sistema de frenagem automática de emergência também alcançou um índice de 6% em novos veículos licenciados no mesmo período.

Com isso, os sistemas de assistência ao condutor são um passo importante para a conquista de uma mobilidade livre de estresse e acidentes. Dados apontam que apenas na Alemanha, cerca de 72% das colisões traseiras poderiam ser evitadas se todos os automóveis fossem equipados com o dispositivo de frenagem de emergência. Segundo pesquisas conduzidas pela Bosch, o sistema de permanência na faixa de rolagem pode prevenir até 28% dos acidentes causados por motoristas que mudam de faixa acidentalmente.

Atendimento à imprensa

Alessandra Nascimento

Tel.: (19) 2103-2325

e-mail: alessandra.nascimento@br.bosch.com

Em 2024, o Grupo Bosch completa 70 anos de história no Brasil. Atualmente emprega no país cerca de 10.000 colaboradores e registrou, em 2022, um faturamento líquido de 7,8 bilhões de reais com a oferta de produtos e serviços para os setores de Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 11.500 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 10,3 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br.

O Grupo Bosch é um líder global de tecnologia e serviços. A empresa emprega cerca de 429.000 colaboradores em todo o mundo (em 31 de dezembro de 2023) e gerou vendas de 91,6 bilhões de euros em 2023. Suas operações estão divididas em quatro setores de negócios: Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia de Construção. Com as suas atividades, a empresa pretende utilizar a tecnologia para ajudar a moldar tendências universais como automação, eletrificação, digitalização, conectividade e uma orientação para a sustentabilidade. Neste contexto, a ampla diversificação da Bosch entre regiões e indústrias fortalece a sua inovação e robustez. A Bosch utiliza a sua experiência em tecnologia de sensores, software e serviços para oferecer aos seus consumidores múltiplas soluções a partir de uma única fonte. Também aplica o seu conhecimento em conectividade e inteligência artificial para desenvolver e fabricar produtos sustentáveis e fáceis de usar. Com “Tecnologia para a vida”, a Bosch quer ajudar a melhorar a qualidade de vida e a conservar os recursos naturais. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e suas cerca de 470 subsidiárias e empresas regionais em mais de 60 países. Incluindo parceiros de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. A força inovadora da Bosch é a base para o crescimento futuro da empresa. Em 136 locais em todo o mundo, a Bosch emprega cerca de 90.000 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento, dos quais cerca de 48.000 são engenheiros de software. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com

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