Stuttgart, Alemanha – As tecnologias quânticas têm um grande potencial, mas a maior parte dele ainda é um sonho distante atualmente. Após dez anos de pesquisas neste campo, a Bosch planeja agora trabalhar com os primeiros clientes piloto nas indústrias médica e de mobilidade, em aplicações específicas, durante os próximos dois anos. Na startup Bosch Quantum Sensing, criada no início de 2022, cerca de 30 colaboradores estão focados nisso no momento. A Bosch estima que o potencial anual do mercado global de aplicações para medicina e mobilidade atingirá milhares de milhões de dólares em meados da próxima década. Uma área potencial de aplicação para sensores quânticos, a interface cérebro-computador (BCI: brain-computer interface), valerá por si só mais de cinco bilhões de dólares por ano no longo prazo, de acordo com os cálculos da empresa. Um exemplo de seu uso futuro são os sensores que registram os impulsos nervosos para controlar os membros artificiais e, assim, melhorar a qualidade de vida dos pacientes. “Os sensores quânticos que estamos criando na tecnologia médica são perfeitos para o nosso propósito ‘Tecnologia para a vida’. Até o final da década, queremos assumir uma posição de liderança com nossa tecnologia”, diz Stefan Hartung, presidente mundial da Bosch.
Com quase 70 anos de história com o Brasil, Grupo Bosch emprega atualmente no país cerca de 10.000 colaboradores e registrou, em 2022, um faturamento líquido de 7,8 bilhões de reais com a oferta de produtos e serviços para os setores de Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 11.500 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 10,3 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br.
O Grupo Bosch é um líder global de tecnologia e serviços. A empresa emprega cerca de 421.000 colaboradores em todo o mundo (em 31 de dezembro de 2022). A empresa gerou vendas de 88,2 bilhões de euros em 2022. Suas operações do Grupo são divididas em quatro setores de negócios: Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia de Construção. Como empresa líder em IoT, a Bosch fornece soluções inovadoras para casas inteligentes, Indústria 4.0 e mobilidade conectada. A empresa busca por uma mobilidade que seja sustentável, segura e fascinante e utiliza sua expertise em sensores, software e serviços, assim como sua própria nuvem de IoT para oferecer aos seus consumidores conectados múltiplas soluções a partir de uma única fonte. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é disponibilizar inovações para uma vida conectada com produtos e soluções que contenham inteligência artificial (IA) ou que tenham sido desenvolvidos ou fabricados por meio da IA. Com isso, a Bosch aprimora a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores concebidos para fascinar e, assim, cria "Tecnologia para a Vida". O Grupo Bosch compreende a Robert Bosch GmbH e suas cerca de 470 subsidiárias e empresas regionais em mais de 60 países. Incluindo parceiros de vendas e serviços, a rede global de fabricação, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. A base para o crescimento futuro da empresa é sua força inovadora. Em 136 locais em todo o mundo, a Bosch emprega cerca de 85.500 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento, dos quais quase 44.000 são engenheiros de software. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com, www.twitter.com/BoschPresse