Suche

Press release #Grupo Bosch
Compartilhar press release

IAA Mobility 2023: Bosch está crescendo com soluções e tecnologia de software para veículos

Espera-se que as vendas de computadores de bordo cheguem a bilhões de euros

  • Stefan Hartung: “A Bosch possui expertise em software e hardware e está usando novas tecnologias para tornar o veículo baseado em software uma realidade."
  • Computadores para veículos: A Bosch espera que as vendas cheguem à casa dos bilhões até meados da década.
  • Desenvolvimento dos negócios: espera-se que as vendas no setor da Mobilidade cresçam 10% em 2023.
  • Markus Heyn: “O software é a chave para melhorar ainda mais a conveniência e a sustentabilidade."
  • Eletromobilidade: A Bosch está no caminho certo para atingir sua meta de vendas de 6 bilhões de euros em 2026.

Gabriela Rossi >

X

Stuttgart e Munique, Alemanha – O software é a chave para o futuro da mobilidade. Nenhuma outra empresa pode se igualar às soluções e tecnologias que a Bosch oferece para o veículo baseado em software em todos os segmentos - de computadores de bordo a soluções conectadas e semicondutores. Nessa área, a Bosch se beneficia de sua força não apenas em software automotivo, mas também no hardware necessário para ele, e já está registrando um crescimento robusto em computadores de veículos. A empresa espera vendas de 3 bilhões de euros em 2026 somente de computadores para assistência ao motorista e infotainment. De modo geral, o desenvolvimento dos negócios da Bosch é positivo, embora o ambiente continue volátil e desafiador.

No setor da mobilidade, espera-se que as vendas cresçam 10% em 2023, após o ajuste dos efeitos da taxa de câmbio. Esse crescimento inclui efeitos de preço, mas também aumentos de volume. "A Bosch conhece bem o software e está usando-o para moldar o futuro da mobilidade. Nossa tecnologia tornará o veículo baseado em software uma realidade e ajudará a colocá-lo nas ruas", disse o Stefan Hartung, presidente mundial da Bosch, na IAA Mobility 2023 em Munique, na Alemanha.

“No futuro da mobilidade baseada em software, não é apenas o hardware que será vital, mas também a interação com várias fontes", continuou Hartung. Mais do que nunca, a Bosch também está se posicionando como uma empresa de software para mobilidade e, ao mesmo tempo, desenvolvendo ainda mais sua experiência em hardware. Como parte desse esforço, a empresa está reorganizando seu setor de mobilidade a partir de 1º de janeiro de 2024. Isso fortalecerá a colaboração entre as áreas de negócio, internamente. A Bosch emprega 38.000 desenvolvedores de software somente em suas operações de mobilidade - mais do que qualquer outra empresa do setor automotivo.

O software da Bosch torna a mobilidade mais segura e sustentável

Os veículos baseados em software exigem uma arquitetura eletrônica e de TI nova e centralizada. A Bosch é uma das poucas empresas que está desenvolvendo esta arquitetura – e que sabe como controlar a interação entre a eletrônica automotiva e a nuvem. A empresa oferece software independente de hardware que roda em chips de diferentes fabricantes. Um resultado disso é um middleware especial para assistência ao motorista e sistemas de direção automatizados, que também ajudam a dissociar software e hardware. Veículos nos quais o software é o ponto de partida do design e desenvolvimento podem proporcionar aos motoristas uma experiência de direção digital personalizada. Novas funções em áreas como assistência ao condutor podem ser adicionadas ao carro através de atualizações de software. “Nós nos acostumamos com atualizações constantes em nossos dispositivos inteligentes. Os carros também deverão poder receber novas funções a qualquer momento, independentemente de quaisquer reformas ou mudanças de modelo. Com as soluções da Bosch para software, os automóveis serão capazes de fazer mais”, afirmou Markus Heyn, membro do boardg global da Bosch e presidente da Bosch Mobility. “Isso ocorre porque o software é a chave para melhorar ainda mais a conveniência e a sustentabilidade”, continuou ele. Nos carros elétricos, por exemplo, o software facilita o gerenciamento térmico e de energia conectada, reduzindo assim o tempo de carregamento da bateria em até 20%.

O negócio da eletromobilidade está se desenvolvendo bem para a Bosch: a empresa está no caminho de atingir vendas de 6 bilhões de euros em 2026. Mesmo no ano passado, a Bosch conseguiu aumentar a sua produção de componentes para carros elétricos em cerca de 50%. Em 2023, só a produção de motores elétricos duplicará. O software da Bosch também desempenha um papel fundamental na indústria mais ampla da eletromobilidade - por exemplo, em sistemas automatizados de reciclagem de baterias. O software não só é capaz de identificar a origem e a condição das baterias, mas também, a orientar os usuários pelas etapas do processo, além de possibilitar a desmontagem rápida e segura das baterias.

Novo conceito de controle independente de qualquer hardware

Embora a engenharia de hardware e software esteja se separando, elas também são mutuamente benéficas. Isto é particularmente evidente nos sistemas modernos de proteção contra acidentes, como a nova geração ESP®. A principal inovação aqui é o conceito de controle dinâmico do veículo 2.0. Este software pode intervir não só no sistema de freio, mas também no powertrain elétrico e no sistema de direção elétrica. Isto significa menos chance de contra esterço e distâncias de frenagem mais curtas e, portanto, maior segurança para os motoristas. O principal benefício para os fabricantes de automóveis é que o novo sistema de controle pode ser integrado a um computador central do veículo ou à unidade de controle ESP®, e estará disponível no futuro como um pacote de software. Fará parte do gerenciamento de movimento do veículo, uma solução de software que coordena todos os aspectos do movimento do veículo, controlando centralmente os freios, a direção, o powertrain e o chassi.

Tecnologia industrial Bosch ao longo de toda a cadeia de valor

No entanto, não é apenas a condução via software da Bosch que irá mudar, mas também a forma como os veículos são fabricados. Por exemplo, a empresa abastece o segmento automotivo com a ajuda de uma solução de “acompanhar e rastrear”. Ao registrar a posição e a condição das caixas de transporte em tempo real, esta solução proporciona um rastreamento transparente e seguro. O software Nexeed, da Indústria 4.0, ajuda a reduzir de 10 a 15% as taxas de sucata em fábricas de células de bateria, a partir do nível atual. Além disso, a Bosch pode utilizar inteligência artificial (IA) para detectar anomalias e erros na produção do automóvel numa fase inicial, reduzindo assim os custos de fabricação. A Bosch já está usando esse software de IA em 50 fábricas próprias. Na unidade de Bursa, na Turquia, o software já ajudou a reduzir significativamente os custos de fabricação.

Em 2024, o Grupo Bosch completa 70 anos de história no Brasil. Atualmente emprega no país cerca de 10.000 colaboradores e registrou, em 2022, um faturamento líquido de 7,8 bilhões de reais com a oferta de produtos e serviços para os setores de Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 11.500 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 10,3 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br.

O Grupo Bosch é um líder global de tecnologia e serviços. A empresa emprega cerca de 429.000 colaboradores em todo o mundo (em 31 de dezembro de 2023) e gerou vendas de 91,6 bilhões de euros em 2023. Suas operações estão divididas em quatro setores de negócios: Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia de Construção. Com as suas atividades, a empresa pretende utilizar a tecnologia para ajudar a moldar tendências universais como automação, eletrificação, digitalização, conectividade e uma orientação para a sustentabilidade. Neste contexto, a ampla diversificação da Bosch entre regiões e indústrias fortalece a sua inovação e robustez. A Bosch utiliza a sua experiência em tecnologia de sensores, software e serviços para oferecer aos seus consumidores múltiplas soluções a partir de uma única fonte. Também aplica o seu conhecimento em conectividade e inteligência artificial para desenvolver e fabricar produtos sustentáveis e fáceis de usar. Com “Tecnologia para a vida”, a Bosch quer ajudar a melhorar a qualidade de vida e a conservar os recursos naturais. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e suas cerca de 470 subsidiárias e empresas regionais em mais de 60 países. Incluindo parceiros de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. A força inovadora da Bosch é a base para o crescimento futuro da empresa. Em 136 locais em todo o mundo, a Bosch emprega cerca de 90.000 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento, dos quais cerca de 48.000 são engenheiros de software. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com

Baixar press release

Ainda procurando por algo?