Suche

Press release #História
Compartilhar press release

Centro de Memória Bosch celebra vinte anos com lançamento de tour virtual

  • Digitalização possibilita conhecer o acervo remotamente
  • ESG: preservar a memória contribui para a governança corporativa
  • Duas décadas que mantém quase 70 anos de história da Bosch no Brasil

Gabriela Rossi >

X

Campinas – Celebrando 20 anos de fundação, o Centro de Memória Bosch, localizado na sede da Bosch América Latina, em Campinas-SP, passa a habitar o universo online. Agora, qualquer pessoa interessada poderá visitar a exposição acessando o link do Tour Virtual, onde é possível visualizar documentos históricos, fotografias e até mesmo prêmios que fizeram parte da história da empresa.

“Valorizamos e preservamos o patrimônio cultural do Grupo Bosch a fim de contribuir para a construção de novas estratégias e visão de futuro da instituição. Além disso, o espaço se tornou uma ferramenta importante para trazer clientes e mostrar a cultura da empresa”, explica Sandra Reis, cientista social, coordenadora do Centro de Memória Bosch.

A estratégia da Bosch para a América Latina está pautada, dentre outros pilares, na digitalização e inovação. E, ao longo dos últimos anos, a expansão digital também contribuiu com possibilidade de contratações remotas, sendo necessário desenvolver formas de inserir o colaborador na cultura da empresa e disseminar valores, identidade e o compromisso social. “O espaço virtual foi pensado nesses profissionais que, de alguma maneira, não podem visitar o acervo fisicamente”, afirma Sandra. Ademais, ao longo dessas duas décadas, o Centro de Memória Bosch não guardou só “coisas”, mas o significado de todas elas. “Cada documento, cada objeto e cada memória são tratados como patrimônio cultural da empresa, ou seja, conhecimento”, enaltece.

Memória como ESG

A estratégia de sustentabilidade da Bosch é baseada em objetivos concretos em todas as áreas de ESG (Environment, Social and Governance). Desde sua fundação, a empresa tem trabalhado consistentemente com esta visão, que é intrínseca aos seus valores e ações. Mais do que nunca, as questões ambientais, sociais e de governança corporativa impactam as relações comerciais, de consumo e a geração de novas oportunidades de negócios e desenvolvimentos tecnológicos.

A governança é um conjunto de princípios que uma empresa adota para uma gestão responsável, transparente e ética. Entre os objetivos específicos do Centro de Memória destaca-se a necessidade de reunir, organizar, identificar, conservar e disponibilizar o acesso a um acervo material e imaterial que conta a história da Bosch no Brasil e assim estreitar seu relacionamento com a comunidade.

Duas décadas de história

Em 2004, quando foram comemorados os 50 anos da Bosch no Brasil, ficou evidente a importância e necessidade de resgatar toda a memória da companhia na região, que estava dispersa entre áreas e pessoas que haviam, espontaneamente, guardado ou armazenado alguns itens valiosos, ao longo do tempo. Reunindo todo esse material, o Centro de Memória começava a ser constituído.

O espaço é organizado para preservar e disponibilizar à comunidade o patrimônio histórico-cultural da empresa. O Centro de Memória é responsável pela preservação e tratamento técnico de documentos incluindo correspondências, relatórios, catálogos, arquivos textuais e audiovisuais, como vídeos em VHS e rolos de 8mm, todo o banco de história oral com depoimentos de colaboradores, milhares de registros fotográficos, imagens, troféus, placas e objetos de valor histórico incalculável.

“Agora, rumo aos 70 da Bosch no Brasil, que será comemorado em 2024, contamos com um novo um ambiente de guarda, preservação e exposição da memória Bosch. A memória cria a nossa identidade, nossas referências, solidifica nossos valores e reforça nosso sentimento de pertencimento”, conclui Sandra.

Em 2024, o Grupo Bosch completa 70 anos de história no Brasil. Atualmente emprega no país cerca de 10.000 colaboradores e registrou, em 2022, um faturamento líquido de 7,8 bilhões de reais com a oferta de produtos e serviços para os setores de Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 11.500 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 10,3 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br.

O Grupo Bosch é um líder global de tecnologia e serviços. A empresa emprega cerca de 429.000 colaboradores em todo o mundo (em 31 de dezembro de 2023) e gerou vendas de 91,6 bilhões de euros em 2023. Suas operações estão divididas em quatro setores de negócios: Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia de Construção. Com as suas atividades, a empresa pretende utilizar a tecnologia para ajudar a moldar tendências universais como automação, eletrificação, digitalização, conectividade e uma orientação para a sustentabilidade. Neste contexto, a ampla diversificação da Bosch entre regiões e indústrias fortalece a sua inovação e robustez. A Bosch utiliza a sua experiência em tecnologia de sensores, software e serviços para oferecer aos seus consumidores múltiplas soluções a partir de uma única fonte. Também aplica o seu conhecimento em conectividade e inteligência artificial para desenvolver e fabricar produtos sustentáveis e fáceis de usar. Com “Tecnologia para a vida”, a Bosch quer ajudar a melhorar a qualidade de vida e a conservar os recursos naturais. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e suas cerca de 470 subsidiárias e empresas regionais em mais de 60 países. Incluindo parceiros de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. A força inovadora da Bosch é a base para o crescimento futuro da empresa. Em 136 locais em todo o mundo, a Bosch emprega cerca de 90.000 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento, dos quais cerca de 48.000 são engenheiros de software. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com

Baixar press release

Ainda procurando por algo?