Suche

Press release #Artificial Intelligence
Compartilhar press release

Bosch RideCare – Transparência para todas os envolvidos em caronas

Nova solução vai além de apenas gravar imagens para fornecer ajuda ativa quando necessário

  • Principal diferencial é o apoio de um centro de serviços para monitoramento e possível encaminhamento para serviços de emergência.
  • Dispositivo projetado especificamente para motoristas de carona.
  • Sensores Bosch, inteligência artificial e experiência em conectividade habilitam o conjunto de recursos do RideCare.
  • RideCare foi desenvolvido com base na experiência da Bosch em chamadas de emergência e soluções de segurança.

Stuttgart, Alemanha / Las Vegas, NV, EUA – Para experimentar os benefícios do transporte compartilhado na economia compartilhada, há uma responsabilidade a ser dividida entre motorista e passageiro a fim de uma experiência confortável. Pensando nisso e, para permitir transparência e objetividade em caso de conflitos, a Bosch lançou um novo reforço de segurança para compartilhamento de viagens – o RideCare.

O RideCare é uma câmera inteligente conectada direcionada para motoristas de táxi ou que oferecem caronas que fornece monitoramento e transparência. A solução permite que o motorista e o passageiro sejam responsabilizados para impedir comportamentos indesejados durante as experiências de carona e permite respostas rápidas e apropriadas quando há um problema.

Embora a maioria das viagens compartilhadas ocorra sem incidentes, os relatórios de segurança dos líderes da indústria do setor relataram um número relevante de ataques ao longo de um período de vários anos, mesmo durante a pandemia, quando o compartilhamento de viagens caiu.

“O que leva o parceiro Bosch RideCare além de uma simples câmera de painel é que ele é integrado com um serviço que fornece ajuda ativa por especialistas treinados de um centro de serviço quando necessário”, disse Christoph Hartung, presidente da divisão Cross-Domain Computing Solutions da Bosch.

O produto, que foi apresentado pela primeira vez na CES® 2023, foi homenageado como o CES® 2023 Innovation Awards Best of Innovation na categoria Entretenimento e Segurança no veículo.

Os motoristas de táxi ou que oferecem caronas podem dirigir tranquilamente sabendo que todas as viagens são monitoradas por meio da solução RideCare e carregadas com segurança na nuvem em caso de eventos acionados. Um item de iluminação na frente do dispositivo RideCare permite que motoristas e passageiros saibam que o serviço está ativo, gerando tranquilidade e um efeito de dissuasão.

“À medida que os serviços automatizados de compartilhamento de viagens continuam a surgir, uma solução como o RideCare torna-se ainda mais relevante para a transparência e a segurança dos passageiros”, disse Hartung.

Desenvolvido para motoristas de carona

O RideCare foi projetado conforme as necessidades dos motoristas de carona, que buscam soluções pontuais e objetivas para possíveis conflitos que possam ocorrer no veículo a fim de manter sua reputação e conseguir atingir o volume desejado de corridas até passar para a próxima.

Para garantir que a solução se encaixe na experiência do motorista de carona compartilhada, a Bosch está colaborando com o Gridwise, um aplicativo de negócios líder para motoristas de carona compartilhada e de entrega, para realizar pesquisas de usuário e validar o ajuste do produto ao mercado. O Gridwise fornece insights para motoristas de compartilhamento de viagens e entregas para ajudá-los a maximizar seus ganhos e acompanhar o desempenho de seus negócios em um só lugar.

Os dados do RideCare são tratados com segurança de ponta a ponta, sendo criptografados no dispositivo e armazenados com segurança na nuvem. Os dados de vídeo são documentados com localização e data e podem ser usados como prova em caso de conflitos. Tanto para motoristas quanto para passageiros, os dados são tratados de acordo com os regulamentos de privacidade de dados aplicáveis. Além disso, o dispositivo possui vários recursos de resistência à adulterações como suporte a operação contínua durante as viagens e o upload de dados da mesma.

Sensores permitem segurança

O dispositivo possui vários sensores para monitoramento de viagens compartilhadas. Uma câmera interna e externa fornece visibilidade – especialmente durante a noite – tanto para o interior quanto para o exterior do veículo.

A experiência da Bosch na fusão de sensores usando áudio, vídeo e dados da unidade de medição inercial, juntamente com o uso de inteligência artificial para analisar os dados, permite a detecção de aspectos como o início e a parada de uma viagem para permitir um melhor gerenciamento das filmagens.

O dispositivo também fornece verificações de integridade ativas, incluindo detecção de adulteração e alertas. Algoritmos inteligentes podem reconhecer e enviar um alerta se o campo de visão do dispositivo for comprometido ou bloqueado.

Acompanhando o dispositivo RideCare, há um botão SOS sem fio no veículo que o motorista pode pressionar para ativar uma chamada de emergência para um centro de serviço da Bosch. Desde que o veículo esteja dentro do alcance da conectividade móvel, operadores de chamada de emergência treinados estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana e podem examinar o veículo ao receber uma chamada. Um agente treinado da Bosch é capaz de acessar uma visão de câmera do dispositivo RideCare para determinar se os serviços de emergência precisam ser contatados. Os centros de atendimento que dão suporte ao RideCare são treinados para tomar decisões informadas a partir de uma visão objetiva ao analisar uma situação sinalizada pelo motorista.

RideCare reúne experiência de toda a Bosch

O principal diferencial do RideCare da Bosch é o serviço apoiado pelo centro de serviço que pode fornecer ajuda ativa em situações apropriadas. A Bosch é pioneira na área de serviços eCall com mais de 10 anos de experiência. As soluções eCall da Bosch apoiadas pelos centros de serviço da empresa estão em mais de 27 milhões de veículos de 15 marcas em todo o mundo. E, desde 2012, foram processados mais de 11 milhões de eCalls.

A Bosch também tem uma longa história em segurança. A divisão Building Technologies da companhia é um fornecedor líder global de produtos e sistemas de segurança, proteção e comunicações. Seu portfólio de produtos inclui segurança por vídeo e detecção de intrusão.

O RideCare é a próxima solução da Bosch para a economia compartilhada. Em 2021, a empresa apresentou o insight RideCare, que permite a detecção de fumaça, danos e direção severa para veículos compartilhados. Ambos destacam o uso de sensores e dispositivos conectados pela empresa para criar soluções de Internet das Coisas para seus clientes.

Em 2024, o Grupo Bosch completa 70 anos de história no Brasil. Atualmente emprega no país cerca de 10.000 colaboradores e registrou, em 2022, um faturamento líquido de 7,8 bilhões de reais com a oferta de produtos e serviços para os setores de Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 11.500 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 10,3 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br.

O Grupo Bosch é um líder global de tecnologia e serviços. A empresa emprega cerca de 429.000 colaboradores em todo o mundo (em 31 de dezembro de 2023) e gerou vendas de 91,6 bilhões de euros em 2023. Suas operações estão divididas em quatro setores de negócios: Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia de Construção. Com as suas atividades, a empresa pretende utilizar a tecnologia para ajudar a moldar tendências universais como automação, eletrificação, digitalização, conectividade e uma orientação para a sustentabilidade. Neste contexto, a ampla diversificação da Bosch entre regiões e indústrias fortalece a sua inovação e robustez. A Bosch utiliza a sua experiência em tecnologia de sensores, software e serviços para oferecer aos seus consumidores múltiplas soluções a partir de uma única fonte. Também aplica o seu conhecimento em conectividade e inteligência artificial para desenvolver e fabricar produtos sustentáveis e fáceis de usar. Com “Tecnologia para a vida”, a Bosch quer ajudar a melhorar a qualidade de vida e a conservar os recursos naturais. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e suas cerca de 470 subsidiárias e empresas regionais em mais de 60 países. Incluindo parceiros de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. A força inovadora da Bosch é a base para o crescimento futuro da empresa. Em 136 locais em todo o mundo, a Bosch emprega cerca de 90.000 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento, dos quais cerca de 48.000 são engenheiros de software. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com

Baixar press release

Ainda procurando por algo?