Suche

Press release #Negócios/economia
Compartilhar press release

Tech Compass 2023: para a maioria das pessoas, tecnologia é crucial na luta contra mudança climática

Pesquisa Bosch: No Brasil, 87% acreditam que sustentabilidade leva ao sucesso econômico

  • Stefan Hartung: “As pessoas esperam que as empresas ajudem a combater a mudança climática”
  • Ação climática e economia: quatro em cada cinco entrevistados consideram a sustentabilidade um fator de sucesso econômico
  • Confiança na tecnologia está crescendo: 75% dos entrevistados acreditam que o progresso tecnológico tornará o mundo um lugar melhor.
  • Vivendo em mundos virtuais: 43% dos entrevistados conseguem se imaginar comprando um carro pelo metaverso

Bruna Carrara >

X

Stuttgart, Alemanha / Las Vegas, EUA – Crise energética e mudança climática: a questão que está na boca de todos é como a humanidade pode atender à demanda por energia sustentável e acessível. Isso é evidenciado no Bosch Tech Compass 2023, uma pesquisa representativa realizada em sete países e que será apresentada na CES em Las Vegas (5 a 8 de janeiro de 2023).

Tecnologias sustentáveis e sucesso econômico

Os entrevistados concordam amplamente com o potencial econômico de soluções e produtos sustentáveis: 82% acreditam que quanto mais uma empresa se comprometer com tecnologias sustentáveis, mais sucesso econômico ela terá no futuro. Essa visão é mais predominante no Brasil e na Índia (cada um com 87%) e prevalece menos nos Estados Unidos (73%). Quando se trata do compromisso do setor empresarial com a ação climática, a pesquisa sugere que ainda há espaço para melhorias: mais da metade dos entrevistados (58%) sentem que apenas uma minoria das empresas está seriamente comprometida com a sustentabilidade no momento. “Combater as mudanças climáticas é a maior tarefa da nossa era. As pessoas estão, portanto, certas em esperar que as empresas forneçam soluções técnicas para esses problemas. A Bosch está enfrentando esse desafio e está firmemente comprometida com tecnologias promissoras, como a eletrólise de hidrogênio”, diz Stefan Hartung, presidente mundial da Bosch.

Combate à alteração climática com diferentes tecnologias

Muitas partes do mundo estão mudando para energia renovável, mas as pessoas ainda relutam em abandonar completamente a energia nuclear e os combustíveis fósseis, como gás e petróleo, para geração de energia. Um total de 62% dos entrevistados são a favor da promoção da energia solar, enquanto 44% desejam ver esforços para promover tecnologias de energia eólica. No entanto, essas opiniões diferem por país. Na China (36%) e na França (31%), o apoio à promoção da tecnologia de energia nuclear ainda é comparativamente forte (23% globalmente). As pessoas nos Estados Unidos (petróleo: 21%, gás: 24%) e na Índia (petróleo: 22%, gás: 23%) continuam significativamente mais comprometidas com as tecnologias de petróleo e gás do que em outros países (números globais: petróleo: 14%, gás: 15%). Na Alemanha, ao contrário, há pouco desejo por energia nuclear (13%) e combustíveis fósseis (petróleo: 4%, gás: 8%) – muitos alemães rejeitam a energia fóssil e favorecem a expansão da energia solar e eólica (solar: 63%, eólica: 50%), bem como hidrogênio (51%).

Confiança na tecnologia está crescendo

O Tech Compass mostra que, em um mundo cercado de incertezas, a confiança na tecnologia cresceu desde o ano anterior. Em todo o mundo, 75% das pessoas entrevistadas agora acreditam que o progresso tecnológico pode tornar o mundo um lugar melhor (2022: 72%*). Além disso, 83% dos entrevistados acreditam que a tecnologia é a chave para combater as mudanças climáticas (2022: 76%*). “A digitalização pode desempenhar um papel especial na sustentabilidade”, diz Hartung. “Estamos investindo no desenvolvimento e expansão de novas tecnologias promissoras, com foco em sustentabilidade, mobilidade e Indústria 4.0”.

Mobilidade no metaverso

Além da sustentabilidade, o Tech Compass também fornece informações interessantes sobre outras questões – como o metaverso. Nesse mundo virtual, onde as pessoas interagem como avatares em um espaço tridimensional modelado na realidade, a mobilidade também terá um papel: 43% dos entrevistados podem se imaginar comprando um carro para o metaverso. O interesse e a vontade de fazê-lo são especialmente altos na China (75%) e na Índia (69%). E embora os entrevistados no Brasil (47%), nos Estados Unidos (33%), no Reino Unido (30%), na Alemanha (26%) e na França (23%) ainda sejam um pouco mais céticos, os números mostram que o desejo de ter um carro existe não apenas no mundo real, mas também na realidade virtual.

Sobre a pesquisa:

Para a pesquisa, pessoas com 18 anos ou mais em sete países (Brasil, China, Alemanha, França, Índia, Reino Unido e Estados Unidos) foram entrevistadas online em nome da Robert Bosch GmbH pelos pesquisadores de mercado da Gesellschaft für Innovative Marktforschung mbH (GIM), em setembro de 2022. Na Alemanha, França e Reino Unido, foram mil pessoas entrevistadas em cada país; no Brasil, China, Índia e Estados Unidos, foram duas mil pessoas cada. As amostras aleatórias são representativas de seus respectivos países em termos de região, gênero e idade (Brasil, Alemanha, França, Reino Unido e EUA: 18 a 69 anos / China e Índia: 18 a 59 anos).

*Para facilitar a leitura e a interpretação da pesquisa, ela compara os valores médios globais de 2023, baseados em sete países, com os valores médios globais de 2022, baseados em cinco países. Tomando os mesmos cinco países do Bosch Tech Compass 2022 como base para calcular o valor médio global para 2023 produziu-se um resultado semelhante.

Bosch na CES 2023:

1. COLETIVA DE IMPRENSA: Quarta-feira, 4 de janeiro de 2023, das 8h às 8h45 hora local (17h –17:45 CET) no Ballroom F, Mandalay Bay Hotel, Las Vegas South Convention Center, Level 2, que também será transmitido ao vivo no Bosch Media Service.

2. ESTANDE: 5 a 8 de janeiro de 2023, no Salão Central, estande nº 16115.

3. EXPERIÊNCIA DE CONDUÇÃO AO VIVO: Fusão de tecnologias digitais do cockpit e domínios avançados de sistemas de assistência ao condutor: 5 a 8 de janeiro de 2023, LVCC, Central Hall, Central Plaza.

4. SIGA os destaques da Bosch CES 2023 no Twitter: #BoschCES.

5. PAINEL "Transformação Industrial com Robôs Alimentados por IA" na quinta-feira, 5 de janeiro de 2023, às 10h (a.m.), Las Vegas Convention Center West / W216-218, sessão com Zico Kolter, cientista-chefe de IA da Bosch.

Em 2024, o Grupo Bosch completa 70 anos de história no Brasil. Atualmente emprega no país cerca de 10.000 colaboradores e registrou, em 2022, um faturamento líquido de 7,8 bilhões de reais com a oferta de produtos e serviços para os setores de Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 11.500 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 10,3 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br.

O Grupo Bosch é um líder global de tecnologia e serviços. A empresa emprega cerca de 429.000 colaboradores em todo o mundo (em 31 de dezembro de 2023) e gerou vendas de 91,6 bilhões de euros em 2023. Suas operações estão divididas em quatro setores de negócios: Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia de Construção. Com as suas atividades, a empresa pretende utilizar a tecnologia para ajudar a moldar tendências universais como automação, eletrificação, digitalização, conectividade e uma orientação para a sustentabilidade. Neste contexto, a ampla diversificação da Bosch entre regiões e indústrias fortalece a sua inovação e robustez. A Bosch utiliza a sua experiência em tecnologia de sensores, software e serviços para oferecer aos seus consumidores múltiplas soluções a partir de uma única fonte. Também aplica o seu conhecimento em conectividade e inteligência artificial para desenvolver e fabricar produtos sustentáveis e fáceis de usar. Com “Tecnologia para a vida”, a Bosch quer ajudar a melhorar a qualidade de vida e a conservar os recursos naturais. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e suas cerca de 470 subsidiárias e empresas regionais em mais de 60 países. Incluindo parceiros de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. A força inovadora da Bosch é a base para o crescimento futuro da empresa. Em 136 locais em todo o mundo, a Bosch emprega cerca de 90.000 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento, dos quais cerca de 48.000 são engenheiros de software. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com

Baixar press release

Ainda procurando por algo?