Suche

Press release #Trabalhe na Bosch
Compartilhar press release

Bosch investe em projetos incentivados nas áreas de saúde, educação, cultura e esporte

  • Parceria da empresa em projetos incentivados auxiliam na transformação social
  • Campinas e Curitiba: projetos têm como foco o impacto positivo nas comunidades onde a empresa está inserida
  • Projetos ajudam a transformar a vida de jovens e adultos

Jacqueline Oliveira >

X

Campinas – A Bosch entende que suas atividades empresariais devem estar em plena harmonia com os interesses da sociedade, por isso busca apoiar diferentes ações que visam a educação de jovens e a transformação social das comunidades onde a empresa está inserida. Com o apoio do Instituto Robert Bosch (INRB), braço social do Grupo Bosch no País, e por meio das diferentes leis de incentivos, este ano a empresa irá apoiar projetos nas áreas da saúde, educação, esporte e cultura.

Valorização Cultural: Festival de Teatro de Curitiba

No dia 29 de março, o Festival de Teatro de Curitiba, idealizado pela Parnaxx, será retomado em Curitiba. O espetáculo retorna para comemorar o 329º aniversário da cidade de Curitiba e os 30 anos do Festival, que reúne aproximadamente 200 atrações, por toda a capital paranaense, ao longo de duas semanas. Neste ano, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (mais conhecida como Lei Rouanet), a empresa destinou parte dos recursos do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, por meio de incentivos fiscais, para contribuir com esse momento de valorização cultural.

O evento movimenta a cidade e faz parte do calendário cultural dos moradores e atualmente conta com apresentações em mais de 80 palcos diferentes, além de espetáculos de rua, envolvendo 120 grupos de teatro locais. Ainda, como contrapartida ao patrocínio, colaboradores da empresa na planta de Curitiba terão 50% de desconto nos ingressos dos espetáculos e poderão assistir a montagens teatrais no Clube da unidade, além da realização de uma oficina exclusiva para colaboradores e associados do Clube Bosch.

Para Karina Martins, psicóloga e líder da iniciativa estratégica de saúde da Bosch em Curitiba, o teatro e as artes de forma geral possibilitam a prevenção de questões ligadas à saúde mental e geram o bem-estar, uma vez que a arte e a cultura oferecem a oportunidade das pessoas entrarem em contato com seus sentimentos, suas histórias de vida e diferentes situações sociais. “Nos serviços de saúde, as artes podem ser utilizadas para complementar ou aprimorar os protocolos de tratamento. Vários estudos demostram os benefícios das artes para saúde mental e física. Quando a Bosch se propõe a patrocinar projetos culturais e incentivar o colaborador a participar, mostra sua preocupação com a promoção de saúde e do bem-estar das pessoas“, explica.

Projetos que ajudam a transformar vidas

Além do patrocínio ao Festival de Teatro de Curitiba, a Bosch destinou recursos à outras inciativas como: o Projeto Circuito Arte nas Ruas, que envolve mais de 20 mil pessoas em apresentações de teatro e música instrumental em Campinas e o Projeto Arte do Bem que, por meio de espetáculos com artistas renomados, auxilia em ações de combate ao câncer infantil por intermédio da renda revertida para Instituto Boldrini, também de Campinas.

O combate ao câncer é foco de outro projeto apoiado pela Bosch, dessa vez via o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon). Trata-se de uma pesquisa para criação de uma “biblioteca” de edemas a partir da biópsia de pacientes com câncer de mama para desenvolvimento da uma plataforma de testes terapêuticos personalizados em tumores de mama. O projeto, desenvolvido pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), utiliza a inteligência artificial a favor da pesquisa em saúde e foi uma indicação da área de inovação da empresa.

Incentivo ao esporte, saúde e tecnologia

Por meio da Lei do Esporte, a Bosch decidiu contribuir também com um grupo de meninas de Valinhos/SP em situação de vulnerabilidade social e com talento para o vôlei. Elas são do time feminino Valinhos Vôlei IR e representam a cidade em campeonatos em âmbito regional, estadual e até nacional.

Ainda, por meio do Fundo da Criança e do Adolescente, a Bosch destinará recursos para a renovação tecnológica da unidade e oncopediatria do Hospital Erasto Gaertner de Curitiba. O apoio da empresa ajudará na modernização de equipamentos e materiais, contribuindo diretamente para o aumento da eficiência do tratamento contra o câncer de pacientes infantis. Além disso, a empresa está apoiando também as ações na área de tecnologia do Centro de Promoção para um Mundo Melhor (Ceprom), localizada em uma região de alta vulnerabilidade social em Campinas, que atende em média 270 crianças e adolescentes com atividades educativas.

Por fim, por meio do Fundo do Idoso, a Bosch irá fornecer recursos para a reforma da sala de fisioterapia do Lar São Francisco de Assis, em Mogi Mirim, transformando o local em um espaço adequado para a prevenção, manutenção e reabilitação da mobilidade e capacidade física dos idosos atendidos pela instituição.

“As leis de incentivos são sociais, pois permitem destinar uma parte do imposto de renda para uma causa que a empresa se identifica. Para o INRB, essas ações permitem ampliar as atuações sociais da Bosch nas comunidades onde a empresa está inserida. Nós temos no nosso DNA, a cultura de aproveitar essas oportunidades para fazer mais pela sociedade. Esses projetos também ajudam a aproximar, não só o colaborador do Instituto, mas também os jovens da comunidade a terem acesso à cultura e a Bosch como um todo“, afirma Dirceu Puehler, coordenador do Instituto Robert Bosch.

Instituto Robert Bosch

Com mais de 50 anos de ações sociais no Brasil, o Instituto Robert Bosch nasceu com o objetivo de manter estabelecimentos hospitalares e ambulatoriais, convênios com hospitais e organizações além de promover, incentivar e fomentar pesquisas científicas. E, desde 2004, atua na educação de jovens, com foco em seu desenvolvimento pessoal e profissional, com iniciativas para o fomento de competências para o mercado de trabalho. Para isso, o Instituto trabalha em conjunto com escolas públicas, além de Organizações da Sociedade Civil (OSC’s) na busca de minimizar as desigualdades sociais e abrir as portas para oportunidades educacionais.

Contato para imprensa:

Jacqueline Oliveira

E-mail: bosch.imprensa.divulgacao@br.bosch.com

Com mais de 65 anos de história com o Brasil, o Grupo Bosch emprega atualmente no país cerca de 8.200 colaboradores e registrou, em 2020, um faturamento líquido de R$ 5,1 bilhões com a oferta de produtos e serviços para os setores Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 9.800 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 6,9 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br.

O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. A empresa emprega mais de 400 mil colaboradores em todo o mundo (posição de 31.12.2021). A empresa gerou vendas de 78,8 bilhões de euros em 2021. As operações do Grupo estão divididas em quatro setores de negócio: Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. Como uma empresa líder em IoT, a Bosch oferece soluções inovadoras para casas e cidades inteligentes, Indústria 4.0 e mobilidade conectada. A empresa busca por uma mobilidade sustentável, segura e fascinante e utiliza sua expertise em sensores, software e serviços, assim como sua própria nuvem de IoT para oferecer aos seus consumidores conectados múltiplas soluções a partir de uma única fonte. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é disponibilizar inovações para uma vida conectada com produtos e soluções que contêm inteligência artificial (IA) ou que foram desenvolvidos ou fabricados por meio da IA. Com isso, a Bosch aprimora a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores concebidos para fascinar e, assim, cria "Tecnologia para a Vida". O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e cerca de 440 subsidiárias e empresas regionais presentes em aproximadamente 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. Com mais de 400 localidades no mundo, o Grupo Bosch é neutro em carbono desde o primeiro trimestre de 2020. A base para o crescimento futuro da organização é sua força inovadora. A Bosch emprega 76.300 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento em 28 localidades em todo o mundo, bem como cerca de 38 mil engenheiros de software. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com

Baixar press release

Ainda procurando por algo?