Suche

Press release #Artificial Intelligence
Compartilhar press release

CES 2022: para melhor qualidade de vida e com foco em ações climáticas – soluções conectadas e inteligentes impulsionam crescimento na Bosch

Conectividade em todas as linhas de produtos

  • Carros inteligentes: a Bosch está construindo o futuro da mobilidade utilizando softwares
  • Inteligência Artificial: sensores fornecem alertas preditivos sobre incêndios florestais e auxiliam no diagnóstico médico
  • Bosch Tech Compass: maioria dos entrevistados vê a tecnologia como chave para um mundo melhor
  • Tanja Rückert: “Acreditamos que a inteligência artificial e a Internet das Coisas são as melhores formas de proporcionar um real valor agregado”

Carolina Moretti >

X

Las Vegas, Nevada – Seja na estrada, no trabalho, no hospital ou até mesmo no espaço: a Bosch está melhorando o dia a dia das pessoas com soluções inteligentes e conectadas. Enquanto isso, a empresa também está explorando novas áreas de negócios por meio de softwares, serviços e licenças. “Estamos digitalizando sistematicamente nosso negócio principal para aumentar os benefícios para nossos clientes.” E, para atingir esse objetivo, a Bosch está focada na conexão da Internet das Coisas (IoT) com a Inteligência Artificial (IA): a AIoT (Inteligência Artificial das Coisas). “No futuro, pretendemos transformar as vendas de todos os produtos digitais em receita baseada em serviços”, afirma Tanja Rückert, Vice-Presidente de Tecnologia Digital do Grupo Bosch.

A importância da conexão entre IoT e IA é justamente a possibilidade de os produtos conectados fornecerem informações que são processadas por meio de IA e incorporadas às atualizações de software das próprias soluções tecnológicas. No centro desta abordagem está o benefício para os clientes, que permite que os usuários sejam uma parte integrante do processo de desenvolvimento e que as soluções sejam adaptadas de acordo com a necessidade deles. Além disso, nem o desenvolvimento e nem a geração de valor terminam quando ocorre a venda dos produtos. “Vemos a combinação de IA e IoT como a chave para aproveitar ao máximo os benefícios para o usuário”, diz Rückert. “Além de nos permitir desenvolver novos modelos de negócios, essa abordagem nos ajuda a oferecer melhores produtos e soluções que proporcionam real valor agregado para as pessoas e para a sociedade como um todo.”

Ampliando a expertise em software: Bosch já está construindo o futuro

A partir de 2022, a conectividade estará presente em todas as linhas de produtos eletrônicos da Bosch. Com o Centro de Inteligência Artificial (BCAI), a empresa estabeleceu uma unidade de negócio forte no campo da IA que já contribuiu com cerca de 300 milhões de euros para o resultado. Além disso, a empresa investe mais de quatro bilhões de euros todos os anos para ampliar sua expertise em software, sendo três bilhões apenas para o setor da mobilidade.

Para construir o futuro da mobilidade - que será definido por softwares - a Bosch também irá concentrar atividades de desenvolvimento de aplicações independentes em uma única unidade. No futuro, por meio da subsidiária ETAS GmbH, a empresa irá desenvolver e vender softwares básicos para veículos, middleware, serviços em nuvem e ferramentas de desenvolvimento para aplicação universal. A Bosch também está avançando rapidamente na direção da mobilidade conectada e automatizada e, nos últimos cinco anos, gerou receitas de cerca de nove bilhões de euros apenas com sistemas de assistência ao motorista e sensores associados.

Bosch Tech Compass: uma pesquisa realizada em cinco países ao redor do mundo

O Bosch Tech Compass - uma pesquisa representativa realizada em cinco países e apresentada pela primeira vez na CES - mostra o que as pessoas em todo o mundo esperam das novas tecnologias. De acordo com a pesquisa, a maioria dos entrevistados (72%) acredita que o progresso tecnológico está tornando o mundo um lugar melhor, principalmente quando contribui, por exemplo, como um fator-chave para combater as mudanças climáticas (76%). Ao mesmo tempo, quatro em cada cinco pessoas pensam que a tecnologia deve ser mais focada em enfrentar os grandes desafios do nosso tempo ao invés de atender às necessidades individuais. “Nós, da Bosch, também acreditamos que a tecnologia oferece uma ampla gama de benefícios”, diz Rückert. “Quando falamos sobre tecnologia avançada, não estamos falando apenas sobre ultrapassar limites. Usamos a tecnologia como meio de melhorar a vida das pessoas onde quer que estejam.”

Do espaço à medicina pediátrica: o sistema de sensores Bosch SoundSee

Um exemplo do benefício da IA e da conectividade é o sistema de sensores SoundSee. Desde o final de 2019, ele tem viajado pelo espaço para identificar sons incomuns na ISS (Estação Espacial Internacional), usando algoritmos de IA para analisar e indicar quando a manutenção é necessária. Agora, dentro do foco “Tecnologia para a vida”, em colaboração com a Highmark (uma empresa de saúde sem fins lucrativos) em Pittsburgh (EUA), a Bosch está desenvolvendo outra aplicação para esta tecnologia: utilizar a IA de áudio como ferramenta de diagnóstico em medicina pediátrica. A Bosch e a Highmark estão trabalhando para adaptar os sensores de uma forma que lhes permitam detectar condições pulmonares em um estágio inicial, como asma, apenas ouvindo os padrões de respiração das crianças. “Usar tecnologia inovadora para melhorar a saúde das crianças - é exatamente isso que queremos com tecnologia de ponta”, diz Mike Mansuetti, presidente da Bosch na América do Norte.

O novo sensor de gás da Bosch – o primeiro no mercado com IA. A solução é parte do Silvanet Wildfire Sensor, da empresa Dryad Networks, e ajuda a detectar incêndios florestais de forma preditiva. Os sensores da Dryad Networks são fixados em árvores, onde monitoram continuamente o microclima local para detectar incêndios incipientes e, de forma autônoma, notificar as autoridades locais, muito antes que sistemas baseados em câmeras ou satélites possam identificá-los. Isso não só pode proteger contra a devastação pelo fogo, mas também pode reduzir as emissões globais de carbono dos incêndios florestais. “Esses sensores vão ajudar a salvar vidas, casas e toneladas de CO2 da atmosfera - tudo graças à IA e à conectividade”, diz Mansuetti.

Coletiva de imprensa

Por conta da pandemia da Covid-19, decidimos reduzir ao máximo a presença da Bosch na CES 2022. A coletiva de imprensa, que antes seria realizada de forma híbrida no evento, será totalmente virtual. A transmissão será ao vivo no dia 4 de janeiro de 2022, das 13h00 às 13h45.

A segurança e o bem-estar de nossos colaboradores e visitantes que estarão no evento é nossa prioridade e, por isso, a participação no evento é voluntária e irá seguir todos os protocolos de saúde e segurança necessários. Para a Bosch, a CES continua sendo uma plataforma importante para apresentar seu portfólio de tecnologia, envolver os clientes e apoiar a inovação em colaboração com a comunidade de tecnologia.

Bosch na CES 2022:

• Coletiva de imprensa: terça-feira, 4 de janeiro de 2022, das 13h às 13h45 (17h00 às 17h45 CET) com a Dra. Tanja Rückert, Bosch CDO, e Mike Mansuetti, presidente da Bosch na América do Norte. A conferência será transmitida ao vivo no Bosch Media Service.

• Estande: Salão Central, número 16103.

• Trilha de Testes Bicicleta Elétrica: 5 a 8 de janeiro de 2022, na eMobility Experience, LVCC, West Hall, West Plaza.

• Painéis com Especialistas Bosch: sexta-feira, 7 de janeiro de 2022, 10:00, Venetian Hotel (GMT-8). Construindo uma sessão de Resilient Smart Home, com Carla Kriwet, CEO da BSH Hausgeräte GmbH.

• Destaques da Bosch CES 2022 no Twitter: #BoschCES

Contato para imprensa:

Bosch na CES: Irina Ananyeva, +49 711 811-47990

Mobilidade conectada: Annett Fischer, +49 711 811-6286

Mobilidade autônoma: Caroline Schulke, +49 711 811-7088

Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Pesquisa: Christiane Wild-Raidt, +49 711 811-6283

Twitter: @BoschPresse

Em 2024, o Grupo Bosch completa 70 anos de história no Brasil. Atualmente emprega no país cerca de 10.000 colaboradores e registrou, em 2022, um faturamento líquido de 7,8 bilhões de reais com a oferta de produtos e serviços para os setores de Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 11.500 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 10,3 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br.

O Grupo Bosch é um líder global de tecnologia e serviços. A empresa emprega cerca de 429.000 colaboradores em todo o mundo (em 31 de dezembro de 2023) e gerou vendas de 91,6 bilhões de euros em 2023. Suas operações estão divididas em quatro setores de negócios: Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia de Construção. Com as suas atividades, a empresa pretende utilizar a tecnologia para ajudar a moldar tendências universais como automação, eletrificação, digitalização, conectividade e uma orientação para a sustentabilidade. Neste contexto, a ampla diversificação da Bosch entre regiões e indústrias fortalece a sua inovação e robustez. A Bosch utiliza a sua experiência em tecnologia de sensores, software e serviços para oferecer aos seus consumidores múltiplas soluções a partir de uma única fonte. Também aplica o seu conhecimento em conectividade e inteligência artificial para desenvolver e fabricar produtos sustentáveis e fáceis de usar. Com “Tecnologia para a vida”, a Bosch quer ajudar a melhorar a qualidade de vida e a conservar os recursos naturais. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e suas cerca de 470 subsidiárias e empresas regionais em mais de 60 países. Incluindo parceiros de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. A força inovadora da Bosch é a base para o crescimento futuro da empresa. Em 136 locais em todo o mundo, a Bosch emprega cerca de 90.000 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento, dos quais cerca de 48.000 são engenheiros de software. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com

Baixar press release

Ainda procurando por algo?