Suche

  • 5G tem taxa de confiabilidade de 99,99%, essencial para um mundo conectado
  • Bosch oferece soluções com AIoT e 5G para otimizar os processos industriais
  • Indústria 4.0 possibilita autonomia nas fábricas

Julio Rocha >

X

Campinas – A tecnologia 5G é a nova grande revolução que mudará de forma decisiva a manufatura industrial. Considerado o pilar da Indústria 4.0, a tecnologia permitirá que as fábricas se tornem autônomas e que os sensores sejam os responsáveis por fazer análises de dados e, graças à inteligência artificial, as indústrias ainda poderão se ajustar de forma contínua para que a produção se mantenha sempre atualizada de acordo com a demanda de mercado.

Com latência próxima de zero, confiabilidade de 99,99% e alta taxa de transmissão, o 5G é essencial para um mundo onde a Internet das Coisas (IoT) será uma realidade em todos os segmentos da sociedade – pesquisas apontam que em 2025 haverá 70 bilhões de dispositivos conectados em todo o mundo. A conexão desses dispositivos aliada à tecnologia 5G pode fazer com que a interação entre o mundo digital e o real se dê por meio de um fluxo contínuo e, muitas vezes, imperceptível, aliado a um alto nível de segurança e flexibilidade.

“Dentro das indústrias, essa tecnologia irá possibilitar um monitoramento 24 horas por dia, ininterruptamente, otimizando o desempenho e a segurança. Além disso, o 5G também irá permitir a realização de uma manutenção preventiva eficiente pois ele permite calcular a redução do tempo de inatividade dos equipamentos”, explica Julio Monteiro, Diretor Industrial na Bosch.

Bosch implementa o uso do 5G em suas operações mundiais

A Bosch, líder global no fornecimento de tecnologias baseadas em AIoT (junção da Inteligência Artificial com a Internet das Coisas), já conta com uma experiência sólida em 5G em diversas fábricas no mundo. Isto porque a empresa acredita que a tecnologia será responsável por um ambiente industrial ainda mais conectado e ainda irá tornar possível que as empresas adequem o layout e a logística de suas produções de forma mais ágil, segura e com flexibilidade. “O objetivo é desenvolver tecnologias para que nas fábricas do futuro apenas as paredes, pisos e tetos não possam ser reconfigurados em tempo real”, ressalta Julio Monteiro.

O CtrlX Automation é a primeira plataforma de automação compatível com este novo padrão de transmissão desenvolvida pela Bosch Rexroth, que tem como objetivo conectar uma ampla gama de dispositivos, garantindo, assim, uma conectividade consistente em toda a fábrica. Entre outras funções, também garante a proteção de informações e evita ameaças digitais. Essa solução, inclusive, já atende aos requisitos internacionais de segurança cibernética - IEC 62443, uma série de normas sobre redes de comunicação industrial e segurança de TI para redes e sistemas.

Outro exemplo de tecnologia inovadora da Bosch é o software inteligente ActiveShuttle, que estabelece novos padrões de intralogística. A solução executa o transporte autônomo e suporta cargas de até 260 quilos, podendo ser carregada e descarregada de forma totalmente automática por meio de uma plataforma de elevação integrada.

Além dessas inovações, a empresa conta com duas unidades na Alemanha com “5G Private Campus Network”, espaço de desenvolvimento e pesquisa da rede 5G em operação. A perspectiva é que, gradativamente, todas as plantas da Bosch tenham também suas redes privadas 5G de acordo com as necessidades e demandas locais.

No Brasil, várias soluções da Indústria 4.0 já são utilizadas nas cinco plantas industriais em operação, o que torna a interação entre dados e pessoas uma realidade. “A utilização do 5G no Brasil é uma prioridade para otimizar o fluxo de tempo na manufatura e o envio de dados. As empresas que já se preparam para o uso da tecnologia logo poderão contar com uma rede mais estável, em que será possível conectar inúmeros equipamentos sem comprometer a eficiência dos processos”, conclui Monteiro.

Além de acompanhar os projetos e testes realizados em na nossa matriz, a Bosch iniciará projetos pilotos junto a potenciais parceiros com o intuito de estar devidamente preparada para a utilização do 5G no ambiente produtivo, assim que as regras de uso das redes privadas estejam definidas pela Anatel. Claro que a Bosch, uma empresa líder em IoT e que oferece soluções inovadoras nas áreas de mobilidade, tecnologia industrial, energia e tecnologia predial, enxerga a possibilidade de utilizar este novo padrão de transmissão em todos estes segmentos, em especial, na mineração, agricultura e mobilidade.

Contato para imprensa:

Julio Rocha

Telefone: (19) 2103-2611

E-mail: julio.rocha@br.bosch.com

Com mais de 65 anos de história com o Brasil, o Grupo Bosch emprega atualmente no país cerca de 8.200 colaboradores e registrou, em 2020, um faturamento líquido de R$ 5,1 bilhões com a oferta de produtos e serviços para os setores Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 9.800 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 6,9 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br.

O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. A empresa emprega mais de 395 mil colaboradores em todo o mundo (posição de 31.12.2020). A empresa gerou vendas de 71,5 bilhões de euros em 2020. As operações do Grupo estão divididas em quatro setores de negócio: Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. Como uma empresa líder em IoT, a Bosch oferece soluções inovadoras para casas e cidades inteligentes, mobilidade e indústria conectadas. A empresa busca por uma mobilidade sustentável, segura e fascinante e utiliza sua expertise em sensores, software e serviços, assim como sua própria nuvem de IoT para oferecer aos seus consumidores conectados múltiplas soluções a partir de uma única fonte. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é disponibilizar inovações para uma vida conectada com produtos e soluções que contêm inteligência artificial (IA) ou que foram desenvolvidos ou fabricados por meio da IA. Com isso, a Bosch aprimora a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores concebidos para fascinar e, assim, cria "Tecnologia para a Vida". O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e cerca de 440 subsidiárias e empresas regionais presentes em aproximadamente 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. Com mais de 400 localidades no mundo, o Grupo Bosch é neutro em carbono desde o primeiro trimestre de 2020. A base para o crescimento futuro da organização é sua força inovadora. A Bosch emprega 73.000 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento em 129 localidades em todo o mundo, bem como cerca de 34 mil engenheiros de software.

Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com, www.twitter.com/BoschPresse.

Baixar press release

Ainda procurando por algo?