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Press release #Internet das Coisas

CES 2021: Bosch acredita na IA e na conectividade para a proteção das pessoas e do meio ambiente

Soluções inteligentes e sustentáveis para a saúde, vida, indústria e mobilidade

  • Membro da direção mundial do Grupo Bosch, Michael Bolle: “Bosch combina
  • IA e conectividade para formar a AIoT e, então, poder melhorar a eficiência energética e combater o coronavírus”
  • Segurança e saúde inteligentes: Soluções Bosch AIoT reconhecidas pelo Prêmio Inovação CES®
  • Softwares mais avançados: teste rápido de coronavírus da Bosch agora pode detectar amostras positivas em menos de 30 minutos
  • “Sustainable #LikeABosch”: última edição da campanha da marca mostra como todos podem fazer sua parte para contribuir com a proteção do clima
  • Ações climáticas que valem a pena: Carbon Disclosure Project - organização internacional sem fins lucrativos - inclui a Bosch em sua lista principal
  • IA no espaço: know-how da Bosch ajuda na navegação de mini robôs na superfície lunar

Bruna Carrara >

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Stuttgart, Alemanha / Detroit, EUA – Para melhorar a saúde das pessoas e proteger o planeta, a Bosch conta com a AIoT, utilizando as possiblidades oferecidas por dados, inteligência artificial (IA) e a internet das coisas (IoT) a fim de beneficiar os indivíduos e o meio ambiente com soluções tecnológicas. “Nós juntamos IA e conectividade para formar a AIoT, que colabora com a eficiência energética e no combate ao coronavírus” explica Michael Bolle, membro da direção mundial do Grupo Bosch. “AIoT oferece um grande potencial e já planejamos expandir nossos esforços no futuro”. Com o slogan “Sustainable #LikeABosch” a empresa irá apresentar soluções inteligentes e sustentáveis para a saúde, vida e mobilidade na CES 2021, que ocorre em formato virtual de 11 a 14 de janeiro.

Entre as inovações que a Bosch está lançando na feira tecnológica está o primeiro sensor IA de autoaprendizagem do mundo para dispositivos de monitoramento fitness. Uma vez que a IA é executado no próprio sensor (IA avançada), não é necessária nenhuma conexão com a internet durante a sessão de exercícios – o que melhora a eficiência energética e a privacidade de dados. A empresa também apresentará um sensor que mede fatores como qualidade e humidade relativa do ar, entregando informações sobre a concentração de aerossol no ar – dados que se tornaram essenciais na luta contra o coronavírus.

As câmeras de segurança da Bosch também contribuem no combate ao vírus: com IA é possível executar uma ampla gama de aplicações específicas para o cliente. Por exemplo, uma nova tecnologia com análise de vídeo inteligente integrada é capaz de medir a temperatura corporal sem contato, de forma anônima e com alta precisão – variação máxima de meio grau. Além disso, usando o software para plataforma de câmera aberta da Security and Safety Things – startup da Bosch – essas câmeras podem detectar se o número de pessoas em uma loja está em conformidade com as regras de restrições por causa do coronavírus. A plataforma foi reconhecida no Prêmio Inovação CES® 2021, sendo uma das quatro soluções Bosch escolhidas neste ano.

Outro lançamento é o monitor de hemoglobina portátil que pode detectar anemia por meio da leitura do dedo. Esse dispositivo é particularmente adequado para regiões com acesso insuficiente à assistência médica. Equipado com IA, o monitor de hemoglobina entrega resultados em 30 segundos – sem a necessidade de exames de laboratório ou testes sanguíneos.

No momento, o melhor exemplo de como as tecnologias inovadoras da Bosch podem melhorar a saúde e o bem-estar é o teste de coronavírus PCR no dispositivo Vivalytic, que entrega resultados ainda mais rápidos: laboratórios, consultórios médicos, casas de repouso e hospitais podem avaliar até cinco amostras simultaneamente dentro de 39 minutos – literalmente “tecnologia para vida”. Graças a esse software, as amostras positivas podem ser detectadas em menos de 30 minutos. O desenvolvimento do sistema Vivalytic, que consiste em dispositivos de análise e cartuchos de testes, deu-se pela colaboração de longa data entre a equipe corporativa de pesquisa da Bosch e sua engenharia avançada, a divisão Bosch Healthcare Solutions e o Hospital Robert Bosch.

“Sustainable #LikeABosch”: pioneirismo em ação climática

Um estudo recente publicado na Alemanha indica que a AIoT pode ir além de aplicações para a saúde, ajudando também na ação climática. O estudo descobriu que a extensiva digitalização na mobilidade, manufatura e tecnologia predial pode ajudar o país a alcançar quase metade das metas de emissões do Acordo de Paris. (fonte: Accenture).

A Bosch também colabora com isso: o slogan para a CES desse ano – “Sustainable #LikeABosch” – demonstra um dos aspectos da responsabilidade empreendedora da empresa. A sequência de imagens da campanha #LikeABosch destaca como todos podem fazer sua parte para proteger o meio ambiente, utilizando produtos sustentáveis. A própria Bosch lidera pelo exemplo: de acordo com cálculos da companhia, todas as 400 localidades da empresa ao redor do mundo são neutras em carbono desde 2020. A Bosch é a primeira indústria com operações globais a atingir o marco de zero emissões de carbono em relação à energia que produz e que gera externamente. “O próximo passo para a Bosch é tratar as emissões ao longo de toda cadeia produtiva, desde a aquisição até o uso do produto”, conta Bolle. Assim, a Bosch é a primeira fornecedora automotiva a se juntar à iniciativa de metas baseadas na ciência com objetivos específicos e ambiciosos: reduzir as emissões de CO2 em 15%, até 2030. As conquistas da Bosch em ações climáticas já ganharam reconhecimento fora da empresa também: a organização internacional sem fins lucrativos, Carbon Disclosure Project (CDP), incluiu a Bosch em sua lista principal.

Por meio da empresa de consultoria, Bosch Climate Solutions, fundada no ano passado, a companhia compartilha sua experiência como pioneira em ações climáticas com outras empresas. A startup da Bosch comercializa várias soluções, incluindo a plataforma de energia baseada em nuvem, que aplica algoritmos inteligentes para reduzir o consumo de energia de máquinas e, assim, aumentar a eficiência enérgica do processo de produção. A Bosch já instalou a plataforma em mais de 100 localidades, gerando uma grande contribuição para melhorar a eficiência energética – a principal alavanca para todos os esforços da empresa para se tornar neutra em emissões de carbono.

Digitalização e sustentabilidade: caminho para o futuro industrial com IA

A digitalização está abrindo o caminho para a sustentabilidade. “Nós queremos ser uma empresa líder em AIoT em todas as áreas em que atuamos”, explica Bolle. Assim, a confiança em IA é o pré-requisito mais importante a ser estabelecido para, então, melhorar a vida das pessoas e ajudar a limitar as mudanças climáticas. Para isso, a Bosch conta com a IA industrial, que explica o mundo físico para as máquinas – ao invés de ensiná-las como se comportar como humanos. Entretanto, isso requer um guia ético. Para defini-los, a Bosch criou um código de ética de IA que centraliza a ideia de que os humanos sempre permanecem no controle.

Além de melhorar a eficiência energética na manufatura, a Bosch está sistematicamente adicionando conectividade aos seus produtos prediais e de mobilidade para ajudar seus consumidores a economizarem energia. Um desses produtos é o gerenciador de energia para uso doméstico. Quando combinado com uma bomba de calor e um sistema fotovoltaico, o gerenciador pode reduzir o consumo de energia em aproximadamente 60%. Na área da mobilidade, os motoristas de veículos elétricos podem se beneficiar com serviços como “Bateria na Nuvem”, que utiliza análises de softwares inteligentes para reduzir o uso da bateria em quase 20%.

No geral, a combinação de direção elétrica e autônoma com serviços personalizados e conectados entre si abrirá um grande campo para aplicação de softwares. Os computadores de bordo veiculares são fundamentais para a Bosch manter seu papel de liderança em sistemas de softwares eletrônicos. Para atingir essa demanda, a nova divisão Cross-Domain Computing Systems e seus 17 mil colaboradores começaram suas operações no início do ano. Nesta unidade, a Bosch está combinando seu know-how em operações de softwares e hardwares para computadores de bordo veiculares, sensores e unidades de controle para todos os veículos. Isso reduz a complexidade de desenvolvimento do veículo e cria novas funções significativamente mais rápido.

Know-how para ajudar a explorar a Lua: mirando alto com IA da Bosch

De estradas a atividades no espaço: no ano passado, a CES pode presenciar a estreia do sistema de sensor IA SoundSee para a Estação Espacial Internacional, já neste ano, a Bosch firmou seu objetivo na Lua. Como parte do programa Tipping Point da NASA, a Bosch se uniu às empresas Astrobotic e WiBotic, e também à Universidade de Washington, para pesquisar e desenvolver navegação autônoma inteligente e tecnologias de carregamento sem fio para pequenos robôs explorarem a Lua. Os pesquisadores da Bosch que trabalham no projeto em Pittsburg e no Vale do Silício estão contribuindo com seu conhecimento em análise de dados baseados em IA e soluções para conectividade sem fio. Os resultados encontrados irão guiar os futuros desenvolvimentos de soluções AIoT Bosch.

Tudo isso claramente mostra o potencial que a AIoT tem a oferecer, assim como o papel chave que a sustentabilidade tem nesse processo. “Apenas as empresas que buscam a sustentabilidade atualmente e exploram o potencial da AIoT serão bem-sucedidas futuramente”, diz Bolle.

Bosch na CES 2021 digital:

COLETIVA DE IMPRENSA: Segunda-feira, 11 de Janeiro de 2021, 14h às 14H30 (CET) / 8h às 8:30 (EST) com Dr. Michael Bolle, membro da direção mundial do Grupo Bosch GmbH, e Mike Mansuetti, presidente da Bosch na América do Norte, via Bosch Media Service.

ESTANDE VIRTURAL: 12 de Janeiro – 15 de Fevereiro de 2021, em www.ces.tech.

SIGA os destaques da Bosch CES 2021 no Twitter: #BoschCES.

SESSÕES DE IMERSÃO COM ESPECIALISTAS DA BOSCH: 12 de Janeiro – 15 de Fevereiro de 2021, em www.ces.tech.

“Sustainable #LikeABosch: Como uma importante indústria global impulsiona a neutralidade de carbono”: 13 de janeiro de 2021, 8h15 às 8h45 (EST) / 14:15 às 14:45 (CET) com Torsten Kallweit, responsável mundial por Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho e também responsável técnico na Bosch Climate Solutions GmbH, e Annette Wagner, responsável por Sustentabilidade e Novas Ideias.

“Move #LikeABosch: Tecnologia para o futuro da mobilidade sustentável”: 12 de janeiro de 2021, das 12h15 às 12h45 (ES) / 18h15 às 18h45 (CET) com Mike Mansuetti, presidente da Bosch América do Norte, e Tim Frasier, presidente da divisão Automotive Electronics América do Norte.

“IA em ação: Exemplos de aplicação em rastreamento fitness e câmeras inteligentes para o bem-estar” com Kaustubh Gandhi, gerente de Produtos Sênior e Sina Isabell Springer, gerente de Desenvolvimento de Negócios.

• “Perfectly keyless advanced” com Tim Frasier, presidente da divisão Automotive Electronics América do Norte, Daniel Kornek, responsável pela área de produto de Acesso Veicular (Perfectly Keyless), e Jia Hou, gerente de Desenvolvimento de Negócios.

Atendimento à imprensa:

Trix Böhne, +49 30 32788-561, +49 173 5239774

Irina Ananyeva, +49 711 811-47990, +49 152 59753284

Caroline Schulke, +49 711 811-7088, +49 172 4293389

Annett Fischer, +49 711 811-6286, +49 152 08651292

Dörthe Warnk, +49 711 811-55508, +49 172 1538714

Agnes Mazzei, +49 711 811-38140, +49 162 4247841

Atendimento à imprensa

Bruna Carrara

Tel.: (19) 2103-1218

e-mail: bruna.carrara@br.bosch.com

Em 2019, o Grupo Bosch completou 65 anos de Brasil – uma história de sucesso que se iniciou em 1954 na cidade de São Paulo. Atualmente o Grupo Bosch emprega no país cerca de 8.000 colaboradores e registrou, em 2019, um faturamento líquido de R$ 5,2 bilhões com a oferta de produtos e serviços para os setores Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 9.400 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 6,5 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br, www.twitter.com/bosch_brasil.

O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. A empresa emprega mais de 394.500 colaboradores em todo o mundo (posição de 31.12.2020). De acordo com os dados preliminares, a empresa gerou vendas de 71,6 bilhões de Euros em 2020. As operações do Grupo estão divididas em quatro setores de negócio: Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. Como uma empresa líder em IoT, a Bosch oferece soluções inovadoras para casas e cidades inteligentes, mobilidade e indústria conectadas. A empresa busca por uma mobilidade sustentável, segura e fascinante e utiliza sua expertise em sensores, software e serviços, assim como sua própria nuvem de IoT para oferecer aos seus consumidores conectados múltiplas soluções a partir de uma única fonte. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é disponibilizar inovações para uma vida conectada com produtos e soluções que contêm inteligência artificial (IA) ou que foram desenvolvidos ou fabricados por meio da IA. Com isso, a Bosch aprimora a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores concebidos para fascinar e, assim, cria "Tecnologia para a Vida". O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e cerca de 440 subsidiárias e empresas regionais presentes em aproximadamente 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. A base para o crescimento futuro da organização é sua força inovadora. A Bosch emprega 73.000 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento em 126 localidades em todo o mundo, bem como cerca de 30 mil engenheiros de software.

Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com, www.twitter.com/BoschPresse

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