Suche

Press release #Grupo Bosch
Compartilhar press release

CES 2017: Bosch apresenta soluções para casas inteligentes

  • Aplicativo Bosch Smart Home facilita o dia a dia
  • Pesquisa realizada pela Bosch e Twitter em seis países destaca preferências quando o assunto é casa conectada
  • Economia de energia, processos automáticos e segurança são destaques na pesquisa

Carolina Moretti >

X

Stuttgart / Las Vegas – A Bosch oferece diversas soluções para casas inteligentes, como o sistema Smart Home Bosch, que conta com dispositivos conectados por meio de um controlador e que se comunicam para realizar diferentes funções. Com este aplicativo é possível controlar e monitorar a iluminação, a temperatura do ambiente e os detectores de movimento por tablet ou smartphone, por exemplo.

Durante a CES 2017, a empresa apresentará ainda as demais funcionalidades do sistema com a inclusão de um alarme de fumaça e do detector de movimento, assim como o Scenario Manager, que na presença de fumaça, o detector ativa uma sirene no dispositivo e envia uma mensagem ao proprietário da casa através de um aplicativo. Uma função adicional inteligente também permite que uma sirene seja usada para assustar visitantes indesejados. O Scenario Manager possibilita que a casa conectada seja ainda mais intuitiva e ofereça suporte às tarefas do dia a dia, como: ajustar a temperatura, acionar os eletrodomésticos e desligar as luzes quando não há ninguém no ambiente.

Ingleses e americanos querem controlar a casa à distância

Recentemente, a Bosch realizou junto com o Twitter uma pesquisa com foco em casas inteligentes na Alemanha, França, Grã-Bretanha, Áustria, Espanha e nos Estados Unidos. Os resultados mostram que uma casa conectada e inteligente pode fazer mais do que a maioria dos entrevistados achava ser possível.

A casa conectada é algo importante no dia a dia dos britânicos e americanos - 60% responderam que gostariam de poder controlar seus lares enquanto estão na estrada, viajando de trem ou carro, por exemplo. Entre os espanhóis, alemães e austríacos este desejo cai pela metade, mas entre os franceses este número sobre para 45%.

A comparação entre os países é bastante similar quando os entrevistados estão com pressa, situação em que a maioria das mulheres acredita poder aproveitar dos benefícios de uma casa inteligente. Este desejo também é comum entre os entrevistados mais jovens (16 a 24 anos), que desejam uma casa conectada principalmente quando estão deitados no sofá. A ideia de poder ter acesso à residência enquanto se está de férias também causa fascinação entre os entrevistados dos diferentes países, independentemente da idade e do gênero, quer seja para tomar conta das coisas ou para ligar o aquecimento antes de voltar para casa.

Economizar energia é um diferencial importante

A potencial economia de energia que pode ser gerada a partir do desligamento automático do aquecimento quando as janelas estiverem abertas, foi algo que chamou a atenção dos entrevistados. Os espanhóis, franceses e ingleses, em particular, se mostraram interessados em economizar, visto que cerca de 75% consideraram a redução de custos com energia elétrica um argumento convincente. Esta também foi a resposta mais comum entre os alemães que participaram da pesquisa. Os aspectos financeiros, mais do que os ecológicos, também tornam as possibilidades de economia de energia interessantes em países como a Espanha, França e Inglaterra.

Férias sem preocupações

A tranquilidade e a segurança vêm em segundo e terceiro lugar respectivamente e foram citadas por cerca de 60% dos entrevistados. Uma casa inteligente, que aciona automaticamente um alarme se um intruso invadir o local avisando os moradores por meio de uma mensagem no smartphone, é tão impressionante quanto a ideia de poder cuidar das coisas, a qualquer momento, via uma câmera conectada. A questão da segurança tem um papel particularmente importante junto as mulheres. Outro dado relevante é que apenas um terço dos entrevistados da pesquisa acha especialmente conveniente poder preparar um cappuccino enquanto ainda estão na cama e é aqui que os franceses deram o tom: 42% acham muito bom encontrar uma xícara de café com leite pronta quando entrarem na cozinha logo pela manhã.

Confiança na casa conectada

Uma casa inteligente permite que o dia a dia seja mais conveniente, econômico e seguro, mas muitos dos respondentes da pesquisa desconhecem o que uma casa conectada já é capaz de fazer. Enquanto dois terços dos entrevistados sabem que a casa inteligente pode desligar as luzes automaticamente quando saem, apenas 22% imaginam que o forno pode sugerir receitas. Na comparação entre os países, a confiança no que a tecnologia de uma casa inteligente pode fazer é maior entre os franceses quando comparados aos britânicos, americanos e austríacos. Por outro lado, os alemães e os espanhóis consideram que as atuais tecnologias das casas conectadas já são futuristas.

Investimentos e proteção de dados

Quando perguntados sobre as razões para ainda não terem uma casa conectada, mais da metade dos entrevistados citaram os altos custos iniciais, embora este fato se torne menos importante com a idade. Outro item que apareceu na pesquisa refere-se a proteção de dados, que é uma preocupação significativa para um terço dos participantes da pesquisa. De forma geral, todas as soluções para casa inteligente que a Bosch desenvolve atendem as mais altas normas de segurança e cada usuário pode decidir quais dados devem permanecer dentro da casa ou serem carregados na nuvem.

A pesquisa mostrou ainda que 31% dos entrevistados jamais tinham pensado em uma casa conectada antes. Isto é bastante surpreendente, especialmente considerando as muitas áreas em que uma casa inteligente pode ser útil. Mas pelo menos uma em cada dez pessoas na Alemanha e na Áustria já moram em uma casa conectada ou pelo menos planejam fazer isso, mais do que nos outros países pesquisados.

Internet é a principal fonte de informação

Dois de cada três entrevistados indicaram que visitam websites de fabricantes e comerciantes antes de comprar aplicativos de casa inteligente. Além disso, 42% deles confiam em blogs e fóruns. Assim, a Internet é claramente a principal fonte de informação. Lojas e varejistas de material de construção vêm apenas em terceiro lugar com 35%.

Sobre o estudo:

Esta pesquisa com usuários do Twitter foi realizada entre 26 de julho e 3 de agosto de 2016. Ao todo, participaram 6.265 entrevistados da Áustria, Alemanha, Espanha, França, UK e dos EUA; mais de 1000 usuários do Twitter por país e cerca de 500 da Áustria. Resultados da pesquisa clique aqui.

Informações adicionais estão disponíveis em:

Smart Home comforts!

www.bosch-smarthome.com

Experiência Bosch - Na CES 2017, que ocorrerá em Las Vegas/Nevada, a Bosch mostrará como a Internet das Coisas está se tornando algo pessoal – transformando coisas em parceiras. A tecnologia conectada permite assistência em todas as áreas da vida das pessoas: melhorando a mobilidade, moldando o dia a dia nas cidades do futuro, tornando as casas inteligentes e o atendimento à saúde mais eficiente e holístico. Neste quinto ano de participação no evento, a Bosch apresentará um amplo portfólio de soluções que visam entregar inovações simples e conectadas.

Entrevista coletiva Bosch: Quarta-feira, 4 de janeiro de 2017, 9h – 9h45 (horário local) com o Dr. Werner Struth, membro do conselho de administração do Grupo Bosch, no Hotel Mandalay Bay, Centro de Convenção Sul.

Painéis com especialistas da Bosch:

5 de janeiro (quinta-feira) – 11h30 às 12h30 (horário local): Conferência “MEMS & Sensors: Personalizing Consumer Technology”, Sessão “Where are Consumer Electronics Taking the Sensors Industry?” com Dr. Stefan Finkbeiner, gerente geral da Bosch Sensortec; Venetian, Level 4, Marcello 4501.

6 de janeiro (sexta-feira) – 15h30 às 16h30 (horário local): Conferência “Vehicle Technology”; Sessão “Redefining the Automotive Infotainment Experience” com Torsten Mlasko, Las Vegas Convention Center N258.

Contato para imprensa sobre casas inteligentes:

Christian Hoenicke: +49 711 811-6285

Contato para imprensa na CES:

Melita Delic +49(711)811-48617, Agnes Grill +49 711(811)38140

Dirk Haushalter +49(711)811-38195, Stephan Kraus : +49(711)811-6286

Em 2024, o Grupo Bosch completa 70 anos de história no Brasil. Atualmente emprega no país cerca de 10.000 colaboradores e registrou, em 2022, um faturamento líquido de 7,8 bilhões de reais com a oferta de produtos e serviços para os setores de Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 11.500 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 10,3 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br.

O Grupo Bosch é um líder global de tecnologia e serviços. A empresa emprega cerca de 429.000 colaboradores em todo o mundo (em 31 de dezembro de 2023) e gerou vendas de 91,6 bilhões de euros em 2023. Suas operações estão divididas em quatro setores de negócios: Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia de Construção. Com as suas atividades, a empresa pretende utilizar a tecnologia para ajudar a moldar tendências universais como automação, eletrificação, digitalização, conectividade e uma orientação para a sustentabilidade. Neste contexto, a ampla diversificação da Bosch entre regiões e indústrias fortalece a sua inovação e robustez. A Bosch utiliza a sua experiência em tecnologia de sensores, software e serviços para oferecer aos seus consumidores múltiplas soluções a partir de uma única fonte. Também aplica o seu conhecimento em conectividade e inteligência artificial para desenvolver e fabricar produtos sustentáveis e fáceis de usar. Com “Tecnologia para a vida”, a Bosch quer ajudar a melhorar a qualidade de vida e a conservar os recursos naturais. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e suas cerca de 470 subsidiárias e empresas regionais em mais de 60 países. Incluindo parceiros de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. A força inovadora da Bosch é a base para o crescimento futuro da empresa. Em 136 locais em todo o mundo, a Bosch emprega cerca de 90.000 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento, dos quais cerca de 48.000 são engenheiros de software. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com

Baixar press release

Ainda procurando por algo?