Press release #Internet das Coisas

Bosch apoia Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

• Diferentes iniciativas de inovação e tecnologia ocorrem concomitantemente
  • Inova Campinas – rodada de negócios e demonstração tecnológica
  • Bosch busca promover o conhecimento e experiência sobre agilidade e inovação junto aos seus colaboradores

Carolina Moretti >

Campinas - A Bosch, uma líder global no fornecimento de tecnologias e serviços, marca presença na 3ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - evento que ocorre de 23 a 27 de outubro e que busca unir centenas de instituições em um único objetivo: aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que visam propagar atividades de divulgação científica em todo o País.

Durante esse período, a Bosch estará presente em diferentes eventos e atividades que ocorrerão na cidade de Campinas, como a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia e o Inova Campinas, evento este que visa demostrar o potencial tecnológico da região. A empresa também receberá a visita de 120 alunos das 8ª e 9ª séries em sua unidade fabril para palestras e experiências com impressora 3D, por exemplo.

Além das ações externas, a Bosch também promoverá uma jornada de inovação junto aos seus colaboradores - o Agile & Innovation Journey - que visa promover a cultura de agilidade e inovação na organização. A ideia principal desta edição é mostrar o papel de cada colaborador na transformação organizacional.

Para isso, haverá apresentações de cases de inovação, bate-papo com startups, bem como workshop de design thinking, talk shows sobre o futuro e o papel das lideranças, entre outras atividades. A iniciativa da Bosch ainda contará com um dia dedicado a uma série de atividades para troca de experiências com outras empresas. Essas ações serão realizadas na Weme, uma aceleradora de inovação e empreendedorismo localizada em Campinas.

Inova Campinas

Durante o Inova Campinas, evento que será realizado dia 25 de outubro no Expo D. Pedro, a Bosch apresentará suas inovações para o setor da mobilidade, mina conectada, sensores inteligentes e Indústria 4.0. Todas essas soluções são pautadas na expertise da Bosch em tecnologia de sensores, software e serviços, assim como em sua própria nuvem de IoT.

Indústria 4.0 - A Internet das Coisas está tornando o mundo cada vez mais conectado e a área industrial também precisa estar inserida nesta realidade. Assim, é necessário proporcionar conexão e interatividade entre o homem, a máquina e os processos. Este é o papel da Indústria 4.0, cujo resultado visa tornar a produção fabril mais inteligente, eficiente e adequada às exigências do mercado.

A Bosch, além de usuária, é também provedora de soluções para a Indústria 4.0. No evento, os participantes poderão conhecer as ações que a empresa vem desenvolvendo que visam ganhos de produtividade, modernização das estruturas, automatização dos fluxos de dados, otimização e padronização dos processos, rastreamento das operações e redução dos gastos de manutenção.

Entre os destaques das soluções está o ActiveCockpit, desenvolvido pela Bosch Rexroth. Trata-se de uma plataforma de comunicação interativa que processa e visualiza os dados da produção em tempo real.

Sensores inteligentes - Em aplicações IoT, a captura de dados via sensores marca o primeiro passo para o desenvolvimento de muitas soluções. No congresso, serão apresentados sensores de aceleração, velocidade, volumes de ruído, umidade, pressão do ar, temperatura e luz, além de sensores para a indústria automotiva e para produtos de segurança eletrônica, como alarmes de intrusâo, fumaça, video.

Os visitantes terão a oportunidade de conhecer uma grande variedade de sensores direcionados para medir e comunicar dados em diversas áreas, inclusive no agronegócio para monitoramento de culturas, por exemplo.

Mina conectada - A Bosch trabalha para prover soluções visando o gerenciamento automatizado, preditivo e preventivo das operações de uma mina. Neste sentido, a empresa desenvolveu a Plataforma Mina Conectada, que viabiliza a implementação de IoT para a indústria de mineração e agrega valores significativos, como melhoria de produtividade, segurança e eficiência energética. Esta solução, que envolve seis tecnologias, conecta pessoas e equipamentos com o objetivo de auxiliar na tomada de decisões em todas as etapas do processo, desde a extração até o porto.

Logística 4.0 - Na área de mobilidade, a Bosch conta com diversas soluções com o objetivo de otimizar processos, fomentar a segurança e conforto, além de reduzir custos. Entre os recursos oferecidos estão o monitoramento de frotas, serviço de concierge e chamada automática de emergência, como o eCall Retrofit, um dispositivo que contribui para salvar vidas, reduzindo em até 60% o tempo de atendimento de socorro em caso de ocorrências graves no transito, segundo dados sobre mobilidade da Comissão Europeia. No evento, o público poderá verificar como funciona esta tecnologia que detecta a colisão, ativa a chamada de emergência e, através de um aplicativo de smartphone, transmite informações para a central de monitoramento.

e-Bike - acompanhando a tendência de uma mobilidade mais sustentável, a Bosch apresenta o sistema e-Bike - uma bicicleta motorizada que utiliza um propulsor elétrico para auxiliar o ciclista a percorrer distâncias maiores com menor esforço. Ao contrário das bicicletas com motores à combustão, o sistema eBike Bosch não substitui as pedaladas, apenas as auxilia, tornando o movimento mais leve. Por não utilizar combustíveis fósseis, também não agride o meio ambiente.

Alessandra Nascimento

e-mail: alessandra.nascimento@br.bosch.com

Em 2024, o Grupo Bosch completa 70 anos de história no Brasil. Atualmente emprega no país cerca de 10.000 colaboradores e registrou, em 2022, um faturamento líquido de 7,8 bilhões de reais com a oferta de produtos e serviços para os setores de Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 11.500 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 10,3 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br.

O Grupo Bosch é um líder global de tecnologia e serviços. A empresa emprega cerca de 428.000 colaboradores em todo o mundo (em 31 de dezembro de 2023). De acordo com dados preliminares, a empresa gerou vendas de 91,6 bilhões de euros em 2023. Suas operações do Grupo são divididas em quatro setores de negócios: Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia de Construção. Como empresa líder em IoT, a Bosch fornece soluções inovadoras para casas inteligentes, Indústria 4.0 e mobilidade conectada. A empresa busca por uma mobilidade que seja sustentável, segura e fascinante e utiliza sua expertise em sensores, software e serviços, assim como sua própria nuvem de IoT para oferecer aos seus consumidores conectados múltiplas soluções a partir de uma única fonte. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é disponibilizar inovações para uma vida conectada com produtos e soluções que contenham inteligência artificial (IA) ou que tenham sido desenvolvidos ou fabricados por meio da IA. Com isso, a Bosch aprimora a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores concebidos para fascinar e, assim, cria "Tecnologia para a Vida". O Grupo Bosch compreende a Robert Bosch GmbH e suas cerca de 470 subsidiárias e empresas regionais em mais de 60 países. Incluindo parceiros de vendas e serviços, a rede global de fabricação, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. A base para o crescimento futuro da empresa é sua força inovadora. Em 136 locais em todo o mundo, a Bosch emprega cerca de 85.500 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento, dos quais quase 44.000 são engenheiros de software. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com, www.twitter.com/BoschPresse

Baixar press release