Bosch apoia Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

• Diferentes iniciativas de inovação e tecnologia ocorrem concomitantemente
  • Inova Campinas – rodada de negócios e demonstração tecnológica
  • Bosch busca promover o conhecimento e experiência sobre agilidade e inovação junto aos seus colaboradores

Campinas - A Bosch, uma líder global no fornecimento de tecnologias e serviços, marca presença na 3ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - evento que ocorre de 23 a 27 de outubro e que busca unir centenas de instituições em um único objetivo: aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que visam propagar atividades de divulgação científica em todo o País.

Durante esse período, a Bosch estará presente em diferentes eventos e atividades que ocorrerão na cidade de Campinas, como a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia e o Inova Campinas, evento este que visa demostrar o potencial tecnológico da região. A empresa também receberá a visita de 120 alunos das 8ª e 9ª séries em sua unidade fabril para palestras e experiências com impressora 3D, por exemplo.

Além das ações externas, a Bosch também promoverá uma jornada de inovação junto aos seus colaboradores - o Agile & Innovation Journey - que visa promover a cultura de agilidade e inovação na organização. A ideia principal desta edição é mostrar o papel de cada colaborador na transformação organizacional.

Para isso, haverá apresentações de cases de inovação, bate-papo com startups, bem como workshop de design thinking, talk shows sobre o futuro e o papel das lideranças, entre outras atividades. A iniciativa da Bosch ainda contará com um dia dedicado a uma série de atividades para troca de experiências com outras empresas. Essas ações serão realizadas na Weme, uma aceleradora de inovação e empreendedorismo localizada em Campinas.

Inova Campinas

Durante o Inova Campinas, evento que será realizado dia 25 de outubro no Expo D. Pedro, a Bosch apresentará suas inovações para o setor da mobilidade, mina conectada, sensores inteligentes e Indústria 4.0. Todas essas soluções são pautadas na expertise da Bosch em tecnologia de sensores, software e serviços, assim como em sua própria nuvem de IoT.

Indústria 4.0 - A Internet das Coisas está tornando o mundo cada vez mais conectado e a área industrial também precisa estar inserida nesta realidade. Assim, é necessário proporcionar conexão e interatividade entre o homem, a máquina e os processos. Este é o papel da Indústria 4.0, cujo resultado visa tornar a produção fabril mais inteligente, eficiente e adequada às exigências do mercado.

A Bosch, além de usuária, é também provedora de soluções para a Indústria 4.0. No evento, os participantes poderão conhecer as ações que a empresa vem desenvolvendo que visam ganhos de produtividade, modernização das estruturas, automatização dos fluxos de dados, otimização e padronização dos processos, rastreamento das operações e redução dos gastos de manutenção.

Entre os destaques das soluções está o ActiveCockpit, desenvolvido pela Bosch Rexroth. Trata-se de uma plataforma de comunicação interativa que processa e visualiza os dados da produção em tempo real.

Sensores inteligentes - Em aplicações IoT, a captura de dados via sensores marca o primeiro passo para o desenvolvimento de muitas soluções. No congresso, serão apresentados sensores de aceleração, velocidade, volumes de ruído, umidade, pressão do ar, temperatura e luz, além de sensores para a indústria automotiva e para produtos de segurança eletrônica, como alarmes de intrusâo, fumaça, video.

Os visitantes terão a oportunidade de conhecer uma grande variedade de sensores direcionados para medir e comunicar dados em diversas áreas, inclusive no agronegócio para monitoramento de culturas, por exemplo.

Mina conectada - A Bosch trabalha para prover soluções visando o gerenciamento automatizado, preditivo e preventivo das operações de uma mina. Neste sentido, a empresa desenvolveu a Plataforma Mina Conectada, que viabiliza a implementação de IoT para a indústria de mineração e agrega valores significativos, como melhoria de produtividade, segurança e eficiência energética. Esta solução, que envolve seis tecnologias, conecta pessoas e equipamentos com o objetivo de auxiliar na tomada de decisões em todas as etapas do processo, desde a extração até o porto.

Logística 4.0 - Na área de mobilidade, a Bosch conta com diversas soluções com o objetivo de otimizar processos, fomentar a segurança e conforto, além de reduzir custos. Entre os recursos oferecidos estão o monitoramento de frotas, serviço de concierge e chamada automática de emergência, como o eCall Retrofit, um dispositivo que contribui para salvar vidas, reduzindo em até 60% o tempo de atendimento de socorro em caso de ocorrências graves no transito, segundo dados sobre mobilidade da Comissão Europeia. No evento, o público poderá verificar como funciona esta tecnologia que detecta a colisão, ativa a chamada de emergência e, através de um aplicativo de smartphone, transmite informações para a central de monitoramento.

e-Bike - acompanhando a tendência de uma mobilidade mais sustentável, a Bosch apresenta o sistema e-Bike - uma bicicleta motorizada que utiliza um propulsor elétrico para auxiliar o ciclista a percorrer distâncias maiores com menor esforço. Ao contrário das bicicletas com motores à combustão, o sistema eBike Bosch não substitui as pedaladas, apenas as auxilia, tornando o movimento mais leve. Por não utilizar combustíveis fósseis, também não agride o meio ambiente.

Alessandra Nascimento

e-mail: alessandra.nascimento@br.bosch.com

Em 2019, o Grupo Bosch completa 65 anos de Brasil – uma história de sucesso que se iniciou em 1954 na cidade de São Paulo. Atualmente o Grupo Bosch emprega no país cerca de 8.300 colaboradores e registrou, em 2018, um faturamento líquido de R$5.3 bilhões com a oferta de produtos e serviços para os setores Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 9.800 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de R$ 6.5 bilhões, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br, www.twitter.com/bosch_brasil.

O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. A empresa emprega cerca de 410.000 colaboradores em todo o mundo (posição de 31.12.2018). A empresa gerou vendas de 78.5 bilhões de euros em 2018. As operações do Grupo estão divididas em quatro setores de negócio: Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. Como uma empresa líder em IoT, a Bosch oferece soluções inovadoras para casas e cidades inteligentes, mobilidade e indústria conectadas. A empresa utiliza sua expertise de tecnologia de sensores, software e serviços, assim como sua própria nuvem de IoT para oferecer aos seus consumidores conectados múltiplas soluções a partir de uma única fonte. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é disponibilizar inovações para uma vida conectada e aprimorar a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores concebidos para fascinar. Assim, a empresa cria "Tecnologia para a Vida". O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e cerca de 460 subsidiárias e empresas regionais presentes em aproximadamente 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. A base para o crescimento futuro da organização é sua força inovadora. A Bosch emprega 68.700 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento em 130 localidades em todo o mundo. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com, www.twitter.com/BoschPresse