Press release #Building Technologies

Conectando continentes Bosch implanta sistema de segurança no novo Túnel Eurásia

• Tempo de viagem pode ser reduzido de 110 minutos para menos de 15
  • Bosch fornece sistemas de videomonitoramento, alarme contra incêndio e controle de acesso
  • Recurso de análise de vídeo inteligente incorporado às câmeras detectam incidentes automaticamente

O tempo de longas viagens vai diminuir significativamente – pelo menos para muitos cidadãos de Istambul. Graças ao novo Túnel Eurásia, a duração da viagem pode ser reduzida de 110 minutos para menos de 15 – a quase 107 metros abaixo do nível do mar. O mais avançado túnel subaquático conecta a parte europeia e a parte asiática da cidade e a Bosch desempenha um papel fundamental neste empreendimento, fornecendo uma completa solução de segurança, que envolve sistemas de videomonitoramento, alarme contra incêndio e controle de acesso. Todas as tecnologias são gerenciadas pelo Building Integration System (BIS) da Bosch que, inclusive, está aberto à integração de terceiros.

Com a expectativa de 120 mil veículos passando por dia pelo túnel, a segurança dos usuários da Eurásia é a prioridade número um na fase de operação. O fluxo da imensa quantidade de carros é analisado 24 horas por dia por um sistema automático de detecção de incidentes baseado nas imagens e recursos das câmeras.

O sistema de videovigilância da Bosch é fundamental para a detecção de incidentes e inclui uma gama inteligente de câmeras da marca para atender os variados requisitos e demandas de instalação. A câmera Flexidome IP 7000 VR, por exemplo, pode ser usada em áreas com infraestrutura crítica, graças à resistência elevada as variações de condições climáticas e ações de vandalismo – como é o caso do Túnel Eurásia, localizado em uma área propensa a terremotos e inundações. Já a câmera fixa Dinion IP starlight 8000 MP oferece imagens com cores detalhadas mesmo de áreas mal iluminadas, onde outras câmeras já mudariam para a opção monocromática.

Além da capacidade de reunir detalhes relevantes, as câmeras também aumentam substancialmente a segurança em virtude dos recursos de análise de vídeo inteligente que incluem filtragem de cores em cenas com luz ambiente reduzida. Caso seja necessário rastrear, localizar e ampliar imagens específicas, a câmera Autodome IP 5000 HD complementa as câmeras fixas Dinion IP 7000 HD, que já oferecem imagens com qualidade HD.

As análises de vídeo inteligente incorporadas nas câmeras oferecem suporte aos operadores para identificar acidentes imediatamente e automaticamente, permitindo que as equipes de resgate sejam acionadas rapidamente e guiadas com mais assertividade.

A construção rodoviária de dois andares permite a passagem rápida dos carros pelo túnel, enquanto a solução Bosch fornece um sistema de controle de acesso que monitora o túnel em mais de 40 pontos ao longo de seus cinco quilômetros de extensão.

Já o painel de incêndio modular da série 5000 da Bosch conta com 5.500 dispositivos periféricos que consistem em detectores automáticos, sondas e estroboscópios, bem como pontos de chamada manual, que ajudam a detectar o fogo rapidamente. Ao mesmo tempo, mais de 100 telefones de emergência estão instalados em cada tubo a uma distância de 50 metros, além de diversas portas de fuga no túnel, oferecendo ainda mais segurança aos viajantes.

Erika Goerge

tel.: +49 89 6290-1647