Bosch apresenta soluções para o setor de mineração na Exposibram 2017

Bruna Carrara >

• Foco em produtividade, segurança, economia e sustentabilidade
  • Mina conectada: sistemas inteligentes otimizam procedimentos
  • Centro de Controle de Operações: monitoramento específico para redução de riscos
  • Tecnologias para diferentes frentes de trabalho

Campinas – Melhorar a produtividade, proporcionar mais segurança e redução de custos, além de estimular a sustentabilidade são os pilares da Bosch para contribuir de forma eficiente com os desafios e tendências do setor de mineração. Com esta proposta é que a empresa, uma líder global no fornecimento de tecnologias e serviços, apresentará suas soluções integradas e customizadas durante a Exposição Internacional de Mineração (Exposibram), que ocorre de 18 a 21 de setembro, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

A Bosch desenvolve tecnologias para agregar valor à toda cadeia produtiva, assim, conta com um portfólio diversificado para suprir diferentes demandas do mercado, incluindo ainda soluções dentro do conceito de Mining 4.0, que envolvem a Internet das Coisas (IoT) e que favorecem o gerenciamento automatizado, preditivo e preventivo das operações de uma mina.

Mina conectada

A IoT confere à mina, principalmente, aumento da produtividade e da segurança das operações. A coleta de informações de forma remota acelera e aprimora o processo de tomada de decisões, permite que a manutenção dos equipamentos ou veículos sejam feitos apenas quando necessário, o que aumenta a segurança da utilização deles, além de reduzir custos relacionados, como a compra de insumos, tempo de parada de máquina e utilização de mão de obra.

Neste contexto, dentre as soluções que a Bosch apresentará na na Exposibram 2017 está a Plataforma Mina Conectada, que contempla seis tecnologias, conecta pessoas e equipamentos com o objetivo de auxiliar na tomada de decisões em todas as etapas do processo, desde a extração até o porto.

Uma dessas tecnologias é o Connected Lockout System, um inovador sistema de segurança desenvolvido pela Bosch para reduzir o tempo de bloqueio de energia para processo de manutenção. Com esta tecnologia, evita-se o deslocamento da equipe entre o ponto de bloqueio e o de trabalho, reduzindo significativamente o tempo do processo e agilizando a retomada das operações.

Sistemas de monitoramento para prevenção e segurança

A Bosch possui tecnologias para minimizar os riscos de acidentes nas minas, especialmente direcionadas para preservação da vida dos trabalhadores. Neste sentido, o estande na empresa na Exposibram contará com um Centro de Controle de Operações (CCO) para demonstrar soluções de monitoramento atreladas tanto aos processos quanto aos equipamentos. Por meio de câmeras IP e de recursos de análise de vídeo inteligente (IVA) integrado ao sistema de sonorização, são estabelecidas regras para capturar situações inerentes às operações e criadas mensagens pré-programadas de orientação e de alerta para ações mais assertivas.

Além disso, a Bosch também desenvolveu o Sistema Surround View EasyFit, direcionado para aplicação em caminhões e máquinas. De fácil instalação e calibração, esta solução atua por meio de um conjunto de quatro câmeras robustas e uma unidade de comando Bosch que oferecem aos operadores uma visão 360º do entorno do equipamento com até 17 modos de visualização, o que aumenta a eficiência em manobras e a segurança na mina.

Portfólio para diferentes frentes de trabalho

Durante o evento, a Bosch também irá expor sistemas de acionamento e controle hidráulico utilizados principalmente em operações de perfuração, rotação, britagem e transporte. Para isso, uma das soluções é o motor hidráulico Hägglunds CBM da Bosch Rexroth, considerado o menor e mais potente da categoria, sendo 50% mais leve e com 50% mais torque que a versão anterior.

O Hägglunds CBM é compacto e pode ser utilizado na indústria de mineração em diversas aplicações, oferecendo o melhor desempenho do mercado quando aliado a unidades hidráulicas ABDT.

Além disso, também serão apresentadas soluções térmicas de alta eficiência para o aquecimento de água e/ou geração de vapor para uso em diversas áreas da mina, incluindo o processo produtivo e alojamentos.

Os visitantes ainda poderão conferir produtos da linha de ferramentas elétricas indicadas para uso no setor de mineração. Entre os destaques estão as tecnologias de medição a laser, detectores térmicos e os equipamentos movidos a bateria de íons de lítio, que possibilitam trabalhos em locais de difícil acesso ou sem alimentação da rede elétrica.

Mais informações no site www.bosch.com.br.

Serviço:

Exposibram 2017

Data: de 18 a 21 de setembro, das 13h às 21h

Local: Centro de Feiras e Exposições George Norman Kutova - Expominas -Avenida Amazonas, 6030 – Bairro da Gameleira - Belo Horizonte-MG

Endereço do estande Bosch: rua Ilmenita - I12 - I14

Site: www.exposibram.org.br

Há 65 anos no Brasil, o Grupo Bosch emprega atualmente no país cerca de 8.300 colaboradores e registrou, em 2018, um faturamento líquido de R$5.3 bilhões com a oferta de produtos e serviços para os setores Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 9.800 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de R$ 6.5 bilhões, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br, www.twitter.com/bosch_brasil.

O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. A empresa emprega cerca de 403.000 colaboradores em todo o mundo (posição de 31.12.2019). A empresa gerou vendas de 77.9 bilhões de euros em 2019. As operações do Grupo estão divididas em quatro setores de negócio: Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. Como uma empresa líder em IoT, a Bosch oferece soluções inovadoras para casas e cidades inteligentes, mobilidade e indústria conectadas. A empresa utiliza sua expertise de tecnologia de sensores, software e serviços, assim como sua própria nuvem de IoT para oferecer aos seus consumidores conectados múltiplas soluções a partir de uma única fonte. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é disponibilizar inovações para uma vida conectada e aprimorar a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores concebidos para fascinar. Assim, a empresa cria "Tecnologia para a Vida". O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e cerca de 440 subsidiárias e empresas regionais presentes em aproximadamente 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. A base para o crescimento futuro da organização é sua força inovadora. A Bosch emprega 72.000 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento em 125 localidades em todo o mundo. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com, www.twitter.com/BoschPresse