Bosch apresenta tecnologias e serviços durante Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria

Alessandra Nascimento >

• Expertise em Internet das Coisas (IoT), sensores, softwares e serviços
  • Soluções para indústria, mineração, agricultura e mobilidade
  • Bosch participa de debate sobre Inteligência artificial
  • Fomento à Pesquisa e Desenvolvimento
CNI

Campinas – A Bosch, uma líder global no fornecimento de tecnologias e serviços, marca presença no 7º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, que ocorrerá entre os dias 27 e 28 de junho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. No evento, que é realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a empresa apresentará suas inovações para mobilidade, mina conectada, sensores inteligentes e Indústria 4.0 – todas soluções pautadas em sua expertise de tecnologia de sensores, software e serviços, assim como sua própria nuvem de IoT. Dessa forma, a empresa busca oferecer aos seus consumidores múltiplas soluções a partir de uma única fonte.

A Bosch compartilhará ainda seu know-how sobre o uso da inteligência artificial (AI) no “O futuro da manufatura: de tecnologias inteligentes a indústrias inteligentes”, painel temático que contará com a participação de Carlos Cunha, cientista da Bosch em Palo Alto, nos Estados Unidos. Cunha tem ampla experiência em projetos de implementação de AI nos setores industrial, engenharia, saúde e em IoT,

Soluções conectadas para diferentes setores:

Indústria 4.0 - A Internet das Coisas está tornando o mundo cada vez mais conectado e a área industrial também precisa estar inserida nesta realidade. Assim, é necessário proporcionar conexão e interatividade entre o homem, a máquina e os processos. Este é o papel da Indústria 4.0, cujo resultado visa tornar a produção fabril mais inteligente, eficiente e adequada às exigências do mercado.

A Bosch, além de usuária, é também provedora de soluções para a Indústria 4.0. No evento, os participantes poderão conhecer as ações que a empresa vem desenvolvendo que visam ganhos de produtividade, modernização das estruturas, automatização dos fluxos de dados, otimização e padronização dos processos, rastreamento das operações e redução dos gastos de manutenção.

Entre os destaques das soluções está o ActiveCockpit, desenvolvido pela Bosch Rexroth. Trata-se de uma plataforma de comunicação interativa que processa e visualiza os dados da produção em tempo real.

Sensores inteligentes – Em aplicações IoT, a captura de dados via sensores marca o primeiro passo para o desenvolvimento de muitas soluções. No congresso, serão apresentados sensores de aceleração, velocidade, volumes de ruído,

umidade, pressão do ar, temperatura e luz, além de sensores para a indústria automotiva e para produtos de segurança eletrônica, como alarmes de intrusâo, fumaça, video.

Os visitantes terão a oportunidade de conhecer uma grande variedade de sensores direcionados para medir e comunicar dados em diversas áreas, inclusive no agronegócio para monitoramento de culturas, por exemplo.

Mina conectada – A Bosch trabalha para prover soluções visando o gerenciamento automatizado, preditivo e preventivo das operações de uma mina. Neste sentido, a empresa desenvolveu a Plataforma Mina Conectada, que viabiliza a implementação de IoT para a indústria de mineração e agrega valores significativos, como melhoria de produtividade, segurança e eficiência energética. Esta solução, que envolve seis tecnologias, conecta pessoas e equipamentos com o objetivo de auxiliar na tomada de decisões em todas as etapas do processo, desde a extração até o porto.

Logística 4.0 - Na área de mobilidade, a Bosch conta com diversas soluções com o objetivo de otimizar processos, fomentar a segurança e conforto, além de reduzir custos. Entre os recursos oferecidos estão o monitoramento de frotas, serviço de concierge e chamada automática de emergência, como o eCall Retrofit, um dispositivo que contribui para salvar vidas, reduzindo em até 60% o tempo de atendimento de socorro em caso de ocorrências graves no transito, segundo dados sobre mobilidade da Comissão Europeia. No evento, o público poderá verificar como funciona esta tecnologia que detecta a colisão, ativa a chamada de emergência e, através de um aplicativo de smartphone, transmite informações para a central de monitoramento.

Fomento à Pesquisa e Desenvolvimento

A inovação faz parte do DNA da Bosch desde a sua fundação. Durante o Congresso, a empresa irá expor o electronic Clutch System (e-Clutch) - sistema que aciona eletronicamente a embreagem e a troca da marcha é realizada de forma manual. Esta tecnologia, que possibilita a economia de combustível de até 5% em um circuito misto entre cidade e estrada, foi desenvolvida dentro da plataforma Inova Talentos – programa que visa ampliar o número de profissionais qualificados em atividades de inovação do setor empresarial brasileiro desenvolvido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e que conta com a parceria da Bosch. Os visitantes poderão conhecer o sistema por meio de um simulador, que estará em exposição durante o evento no Espaço IEL.

Há 65 anos no Brasil, o Grupo Bosch emprega atualmente no país cerca de 8.300 colaboradores e registrou, em 2018, um faturamento líquido de R$5.3 bilhões com a oferta de produtos e serviços para os setores Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 9.800 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de R$ 6.5 bilhões, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br, www.twitter.com/bosch_brasil.

O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. A empresa emprega cerca de 403.000 colaboradores em todo o mundo (posição de 31.12.2019). A empresa gerou vendas de 77.9 bilhões de euros em 2019. As operações do Grupo estão divididas em quatro setores de negócio: Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. Como uma empresa líder em IoT, a Bosch oferece soluções inovadoras para casas e cidades inteligentes, mobilidade e indústria conectadas. A empresa utiliza sua expertise de tecnologia de sensores, software e serviços, assim como sua própria nuvem de IoT para oferecer aos seus consumidores conectados múltiplas soluções a partir de uma única fonte. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é disponibilizar inovações para uma vida conectada e aprimorar a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores concebidos para fascinar. Assim, a empresa cria "Tecnologia para a Vida". O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e cerca de 440 subsidiárias e empresas regionais presentes em aproximadamente 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. A base para o crescimento futuro da organização é sua força inovadora. A Bosch emprega 72.000 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento em 125 localidades em todo o mundo. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com, www.twitter.com/BoschPresse