Press release #Sistemas Powertrain

Captur chega ao mercado com o Programa Eletrônico de Estabilidade

• Mais segurança e melhor dirigibilidade
  • ESP® proporciona mais estabilidade e menor risco de perda de controle da direção
  • Tecnologia amplia segurança e evita até 80% dos acidentes por derrapagem
  • ESP® é tendência mundial e item obrigatório em diversos países

Carolina Moretti >

Campinas: O Captur, novo SUV da Renault, chega ao mercado brasileiro equipado com o moderno Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP®) da Bosch, sistema que evita até 80% dos acidentes causados por derrapagem. Pesquisas em todo o mundo comprovam que o ESP® é o sistema mais avançado de segurança ativa. Se o veículo se movimentar em uma direção diferente, por exemplo, o ESP® detecta a situação crítica e reage de imediato – independentemente da ação do motorista, utilizando o sistema de frenagem do veículo para “conduzi-lo” de volta à estrada.

Com intervenções seletivas de frenagem em cada roda, o sistema produz a força contrária necessária para que o veículo reaja de acordo com a vontade do motorista. O programa não só inicia a frenagem, como também pode intervir no motor para acelerar as rodas motrizes. Dentro dos limites da física, o veículo é mantido em segurança na trajetória.

Além de evitar derrapagens, o ESP® que equipa o Captur auxilia o veículo em saídas bruscas, pois atua em conjunto com a unidade de comando eletrônica do motor reduzindo o torque direcionado para as rodas. A novidade da Renault conta ainda com assistente de saída em rampa, que evita que o veículo volte em uma subida sem que haja intervenção do motorista, liberando o freio após dois segundos.

Outra atuação importante é em pisos de baixa aderência, como de terra batida, lama e até mesmo gelo. Nesses tipos de solo, o ESP® identifica a roda que está destracionando e evita que ela escorregue, fazendo com que o veículo se movimente mais facilmente do que em modelos sem o sistema.

Ruas e estradas mais seguras

Pesquisas apontam que em 2016 a taxa de versões de veículos equipados com o ESP® no mercado nacional é de 60%. Com isso, o aumento de carros que contam com o sistema de série nas ruas e estradas brasileiras é positivo, visto que está seguindo a mesma tendência do que já ocorre na Europa, Estados Unidos, Austrália, Japão, Coréia e Rússia, onde as legislações passaram a exigir que automóveis novos saiam da fábrica com o dispositivo de segurança como item de série.

A conscientização sobre os sistemas de segurança ativa tem aumentado significativamente nos últimos anos e o ESP® contribui muito neste sentido. No Brasil, o Programa Eletrônico de Estabilidade será obrigatório em todos novos projetos de veículos fabricados ou importados a partir de 2020. Já nos modelos comercializados atualmente no mercado nacional incorporarão o item apenas em 2022.

Outras funções do ESP®

O Programa Eletrônico de Estabilidade é a base tecnológica para muitas funções de assistência e direção autônoma. Os sistemas de assistência ao condutor podem tornar o trânsito seguro se forem amplamente adotados. Dados apontam que apenas na Alemanha, cerca de 72% das colisões traseiras com ferimentos poderiam ser evitadas se todos os automóveis fossem equipados com o dispositivo de frenagem de emergência.

O sistema Frenagem Automática de Emergência (AEB – Automatic Emergency Braking) pode prevenir tais colisões totalmente ou, pelo menos, atenuar consideravelmente o impacto desses acidentes. Se o radar ou a câmera de vídeo detectar obstáculo à frente do veículo, o sistema é preparado para realizar uma frenagem de emergência e o motorista é notificado. Se o condutor não responder, o sistema realiza uma frenagem parcial e, logo que o motorista pise no freio, o dispositivo aumenta a potência da frenagem a fim de evitar o acidente.

Alessandra Nascimento

e-mail: alessandra.nascimento@br.bosch.com

Em 2024, o Grupo Bosch completa 70 anos de história no Brasil. Atualmente emprega no país cerca de 10.000 colaboradores e registrou, em 2022, um faturamento líquido de 7,8 bilhões de reais com a oferta de produtos e serviços para os setores de Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 11.500 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 10,3 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br.

O Grupo Bosch é um líder global de tecnologia e serviços. A empresa emprega cerca de 429.000 colaboradores em todo o mundo (em 31 de dezembro de 2023). A empresa gerou vendas de 91,6 bilhões de euros em 2023. Suas operações estão divididas em quatro setores de negócios: Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia de Construção. Com as suas atividades, a empresa pretende utilizar a tecnologia para ajudar a moldar tendências universais como automação, eletrificação, digitalização, conectividade e uma orientação para a sustentabilidade. Neste contexto, a ampla diversificação da Bosch entre regiões e indústrias fortalece a sua inovação e robustez. A Bosch utiliza a sua experiência em tecnologia de sensores, software e serviços para oferecer aos seus consumidores múltiplas soluções a partir de uma única fonte. Também aplica a sua experiência em conectividade e inteligência artificial para desenvolver e fabricar produtos sustentáveis e fáceis de usar. Com “Tecnologia para a vida”, a Bosch quer ajudar a melhorar a qualidade de vida e a conservar os recursos naturais. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e suas cerca de 470 subsidiárias e empresas regionais em mais de 60 países. Incluindo parceiros de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. A força inovadora da Bosch é a base para o crescimento futuro da empresa. Em 136 locais em todo o mundo, a Bosch emprega cerca de 90.000 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento, dos quais cerca de 48.000 são engenheiros de software. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com