Suche

Press release #Sistemas Powertrain
Compartilhar press release

Bosch desenvolve sensor que monitora pressão de pneus em carros equipados com ABS

  • Equipe brasileira desenvolve software que atua com ABS e com os sensores de rodas já existentes no veículo
  • Método indireto de monitoramento de pressão dos pneus era função presente apenas em carros com ESP®
  • Redução no consumo de combustível e no desgaste de pneus

Carolina Moretti >

X

Campinas - Uma equipe de engenheiros da Bosch Brasil, em conjunto com a Nira Dynamics - empresa responsável por sensores, desenvolveu uma solução que visa verificar a pressão dos pneus de forma indireta (TPMS) em carros equipados com Sistema Antibloqueio de Frenagem (ABS). Anteriormente, essa tecnologia estava presente apenas em carros com Controle Eletrônico de Estabilidade (ESP®), mas agora é possível ampliar a gama de veículos com a função graças a implementação diretamente no software do ABS.

O TPMS funciona por meio dos sensores de velocidade já presentes nas rodas, monitorando o raio efetivo dos pneus e também extraindo a frequência de ressonância - ambas as informações são necessárias para detectar anomalias, como pneu murcho ou furado. Uma vez que o dispositivo identifica que o pneu está com pressão abaixo dos limites de segurança, o TPMS alerta o motorista por meio de uma mensagem de advertência no painel do veículo.

Entre os benefícios do TPMS estão a redução no consumo de combustível (entre 0,3% e 2,1%), menor desgaste dos pneus (6,3% e 13,3%), além da garantia de veículos mais seguros circulando nas ruas e estradas brasileiras, visto o risco de acidente por perda de controle que podem ser causados por pneu murcho ou furado. Além disso, o método indireto de monitoramento de pressão dos pneus elimina a necessidade dos sensores físicos adicionais nas rodas e de um receptor de sinal no veículo, o que reflete em um menor custo de implementação da tecnologia. Além do desenvolvimento atender as demandas do programa Inovar Auto por carros mais eficientes, está diretamente alinhado às regulamentações internacionais ECE-R 64 (Europeia) e FMVSS 138 (Americana).

O Fiat Argo é o primeiro veículo a contar com o sistema e a Bosch está apresentando o desenvolvimento para outras montadoras.

Atendimento à imprensa

Alessandra Nascimento

Tel.: (19) 2103-2325

e-mail: alessandra.nascimento@br.bosch.com

Em 2024, o Grupo Bosch completa 70 anos de história no Brasil. Atualmente emprega no país cerca de 10.000 colaboradores e registrou, em 2022, um faturamento líquido de 7,8 bilhões de reais com a oferta de produtos e serviços para os setores de Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 11.500 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 10,3 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br.

O Grupo Bosch é um líder global de tecnologia e serviços. A empresa emprega cerca de 429.000 colaboradores em todo o mundo (em 31 de dezembro de 2023). A empresa gerou vendas de 91,6 bilhões de euros em 2023. Suas operações estão divididas em quatro setores de negócios: Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia de Construção. Com as suas atividades, a empresa pretende utilizar a tecnologia para ajudar a moldar tendências universais como automação, eletrificação, digitalização, conectividade e uma orientação para a sustentabilidade. Neste contexto, a ampla diversificação da Bosch entre regiões e indústrias fortalece a sua inovação e robustez. A Bosch utiliza a sua experiência em tecnologia de sensores, software e serviços para oferecer aos seus consumidores múltiplas soluções a partir de uma única fonte. Também aplica a sua experiência em conectividade e inteligência artificial para desenvolver e fabricar produtos sustentáveis e fáceis de usar. Com “Tecnologia para a vida”, a Bosch quer ajudar a melhorar a qualidade de vida e a conservar os recursos naturais. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e suas cerca de 470 subsidiárias e empresas regionais em mais de 60 países. Incluindo parceiros de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. A força inovadora da Bosch é a base para o crescimento futuro da empresa. Em 136 locais em todo o mundo, a Bosch emprega cerca de 90.000 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento, dos quais cerca de 48.000 são engenheiros de software. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com

Baixar press release

Ainda procurando por algo?