Suche

Press release #Direção Autônoma
Compartilhar press release

Maio Amarelo: tecnologias atuam como "anjos da guarda" para salvar vidas no trânsito

  • Empatia e implementação de itens de segurança auxiliam na prevenção de acidentes
  • Tecnologias Bosch aumentam a segurança no trânsito
  • Mais conforto com soluções de assistência ao condutor

Campinas – Neste ano, o Movimento Maio Amarelo, que visa conscientizar a respeito da prevenção de acidentes e mortes no trânsito, lançou a campanha “Juntos Salvamos Vidas”. Para a Bosch, a empatia, em união com a manutenção e implementação de itens de segurança no veículo, se mostra mais do que essencial, afinal, cerca de 32 pessoas perdem a vida todos os dias no trânsito (dados da Secretaria Nacional de Trânsito). Por isso, alinhado com a temática, a empresa destaca tecnologias que auxiliam na prevenção de acidentes e que contribuem para uma mobilidade mais segura e confortável.

O sistema de Frenagem Automática de Emergência (AEB - Automatic Emergency Braking) pode prevenir até 73% dos acidentes com colisões traseiras ou mesmo atenuar consideravelmente o impacto desses acidentes. Se o radar ou a câmera de vídeo detectar obstáculo à frente do veículo, o sistema é preparado para realizar uma frenagem de emergência e o motorista é notificado. Se o condutor não responder, o sistema realiza uma frenagem parcial e, logo que o motorista pisar no freio, o dispositivo irá aumentar a potência a fim de evitar um acidente. Caso o motorista não responda à manobra de frenagem parcial e o sistema detecte que a colisão é inevitável, a frenagem de emergência é executada.

Outra solução ideal para a segurança no trânsito é o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP - Electronic Stability Program). Tecnologia que mais salva vidas depois do cinto de segurança, a solução utiliza informações sobre a dinâmica do veículo para detectar se ele está na mesma direção em que o motorista deseja e, caso haja diferença entre estes dois fatores, o ESP® intervém por meio de sensores inteligentes que auxiliam na comparação do ângulo de esterço e a trajetória do veículo 25 vezes por segundo. Se a direção do veículo e a direção desejada do motorista divergem, o ESP® reduz o torque do motor automaticamente e freia as rodas individualmente. Dessa forma, o sistema corrige e mantem o veículo na trajetória desejada, evitando que ele derrape e cause acidentes. Vale destacar ainda que a solução será obrigatória no Brasil em todos os veículos a partir de 2024.

“Entendemos que as tecnologias de assistência ao condutor são base para tornar o trânsito das cidades e rodovias mais seguro e confortável, contribuindo para prevenir ou atenuar um acidente. Ademais, a disponibilização destes ‘anjos da guarda’ nos veículos nacionais já é uma realidade e tem crescente popularidade no mercado automotivo, podendo ser encontrados em quase todos os segmentos”, explica Michel Braghetto, Gerente de Marketing das Divisões Chassis Systems Control e Cross-Domain Computing Solutions da Bosch.

Duas rodas

Por fim, o Sistema Antibloqueio de Frenagem (ABS) para motocicleta é um item que faz toda a diferença em caso de acidentes: 26% dos acidentes poderiam ser evitados se todas as motos fossem equipadas com o dispositivo e outros 34% dos casos poderiam ter a gravidade do impacto reduzida de acordo com pesquisa da empresa.

Mais informações em Soluções para Mobilidade Bosch

Em 2024, o Grupo Bosch completa 70 anos de história no Brasil. Atualmente emprega no país cerca de 10.000 colaboradores e registrou, em 2022, um faturamento líquido de 7,8 bilhões de reais com a oferta de produtos e serviços para os setores de Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 11.500 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 10,3 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br.

O Grupo Bosch é um líder global de tecnologia e serviços. A empresa emprega cerca de 429.000 colaboradores em todo o mundo (em 31 de dezembro de 2023). A empresa gerou vendas de 91,6 bilhões de euros em 2023. Suas operações estão divididas em quatro setores de negócios: Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia de Construção. Com as suas atividades, a empresa pretende utilizar a tecnologia para ajudar a moldar tendências universais como automação, eletrificação, digitalização, conectividade e uma orientação para a sustentabilidade. Neste contexto, a ampla diversificação da Bosch entre regiões e indústrias fortalece a sua inovação e robustez. A Bosch utiliza a sua experiência em tecnologia de sensores, software e serviços para oferecer aos seus consumidores múltiplas soluções a partir de uma única fonte. Também aplica a sua experiência em conectividade e inteligência artificial para desenvolver e fabricar produtos sustentáveis e fáceis de usar. Com “Tecnologia para a vida”, a Bosch quer ajudar a melhorar a qualidade de vida e a conservar os recursos naturais. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e suas cerca de 470 subsidiárias e empresas regionais em mais de 60 países. Incluindo parceiros de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. A força inovadora da Bosch é a base para o crescimento futuro da empresa. Em 136 locais em todo o mundo, a Bosch emprega cerca de 90.000 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento, dos quais cerca de 48.000 são engenheiros de software. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com

Baixar press release

Ainda procurando por algo?