Suche

Press release #Internet das Coisas
Compartilhar press release

Bosch na CES 2022: soluções inteligentes para tornar a vida mais segura, confortável e sustentável

  • Bosch eBike Systems reconhecida pelo Prêmio Inovação CES® 2022
  • Show car da Bosch: carro conectado e definido por software
  • Tecnologia Bosch na ISS detecta anomalias com base na análise de áudio
  • Eletrodomésticos inteligentes para mais conveniência, sustentabilidade e segurança

Carolina Moretti >

X

Stuttgart, Alemanha e Las Vegas, Nevada – na CES deste ano, em Las Vegas, a Bosch apresenta produtos, serviços inteligentes e sustentáveis para uma vida conectada, seja em casa ou na estrada. No evento, que ocorre de 4 a 8 de janeiro, a Bosch disponibilizará suas soluções que promovem “Tecnologia para a vida” no Salão Central, estande número 16103.

Prêmio Inovação CES® 2022: bicicletas inteligentes

Neste ano, a Bosch eBike Systems foi reconhecida pelo Prêmio Inovação CES® 2022, na categoria “Vehicle Intelligence & Transportation”, concedido pela Consumer Technology Association (CTA). A nova geração de sistemas da Bosch eBike Systems combina a experiência física de andar de e-bike com a digital fornecida pela conectividade do aplicativo eBike Flow. O novo app oferece uma gama de novos recursos digitais, como rastreamento automático de atividades e modos de condução personalizados. O sistema oferece ainda uma interface de usuário em LED, display colorido, bateria recarregável e unidade de propulsão. E, graças às atualizações over-the-air, o aplicativo é continuamente aprimorado.

Um must-see da Bosch

Show car: o futuro da mobilidade será automatizado, conectado, eletrificado e personalizado. Cada vez mais os veículos serão movidos à eletricidade e, gradualmente, estarão mais conectados com os demais usuários da estrada e seus arredores, oferecendo serviços personalizados baseados em nuvem, como alertas de direção ou atualizações das condições da estrada. No show car, que estará em exposição no estande da Bosch, será possível conferir a expertise em sistemas e o amplo know-how em software e hardware da empresa. Um exemplo são os computadores centrais para a arquitetura eletrônica do futuro, usados para direção assistida e automatizada, que controlam o movimento do veículo, as funções de cabine e até a eletrônica da carroceria.

Virtual Visor, o quebra-sol digital transparente: o Virtual Visor é conectado à câmera de monitoramento interno, que detecta a posição dos olhos do motorista e, usando algoritmos inteligentes baseados em IA, analisa estas informações e escurece apenas a parte do quebra-sol da qual o sol ou outras fontes de luz deslumbrariam o motorista. O resto permanece transparente, deixando a visão do condutor desobstruída.

SoundSee, ouvidos inteligentes para a ISS (Estação Espacial Internacional): embora pouco maior do que uma lancheira, o SoundSee da Bosch está repleto de inteligência artificial (IA) de ponta. Instalados a bordo do Astrobee, o robô autônomo da NASA de voo livre através do ambiente de microgravidade da estação, os microfones integrados da solução captam o ruído ambiente no espaço e, por meio da IA, analisa os dados de áudio para detectar possíveis anomalias e sinalizar as áreas da estação que requerem manutenção. O SoundSee foi desenvolvido em conjunto com a Astrobotic como parte de uma parceria de pesquisa da NASA.

Soluções baseadas em software para a mobilidade de hoje e amanhã

Os softwares desempenham um papel cada vez mais essencial na engenharia automotiva. Afinal, as funções futuras como de conectividade, automação e personalização serão criadas e aprimoradas via estes dispositivos. A Bosch utiliza de sua ampla experiência em software, eletrônica e sistemas, além de desenvolver softwares específicos que vão desde sistemas de assistência ao motorista até entretenimento informativo ao powertrain, para melhorar a experiência do usuário.

Módulo avançado de direção: para tornar o desenvolvimento de carros elétricos menos complexo e melhorar a eficiência das montadoras, a Bosch oferece módulos pré-integrados como, por exemplo, de direção avançado ADM, que combina o powertrain, freios e direção para que as montadoras possam incorporar a solução de forma mais rápida e econômica em seus veículos. Além disso, interfaces simplificadas e uma arquitetura de software padrão garantem a melhor comunicação entre os componentes ao mesmo tempo que fornecem base para implementação de novos recursos.

Nevonex: a agricultura enfrenta o um grande desafio: garantir a produção de alimentos em um clima de constantes mudanças. O Nevonex torna o equipamento agrícola inteligente, simplificando processos operacionais e assegurando um aumento de eficiência pelo uso contínuo de conhecimento especializado e agregado por diversos parceiros. Com uma proposta aberta e neutra, a solução permite a conectividade dos equipamentos novos e usados por meio de uma unidade de controle conectada e atuando como plataforma para que os serviços oferecidos pelos parceiros melhorem os processos agrícolas.

Uma melhor qualidade do ar: para melhorar a qualidade do ar nas cidades, a Bosch oferece soluções inovadoras que registam e simulam as emissões com precisão. Os monitores de qualidade do ar da Bosch fornecem leituras precisas de óxidos de nitrogênio, partículas, umidade e temperatura e, então, armazenam as informações na nuvem para avaliação. Saber exatamente quais poluentes estão no ar, onde estão e para onde se espalham permite e indica quais medidas podem ser tomadas para aprimorar a qualidade de vida nos grandes centros urbanos.

Soluções inteligentes que melhoram a conveniência e segurança em casa

Durante a CES 2022, a Bosch apresentará diferentes soluções para a casa conectada do futuro. Novidades que vão desde sistemas de aquecimento e resfriamento do ambiente, passando pela conectividade, o uso da IA e de assistente de voz, como a Alexa, para gerir, fazer funcionar e até mesmo auxiliar com a melhor receita para cada ocasião. Dentro deste portfólio está o Spexor, um assistente de segurança móvel multifuncional inteligente que fornece proteção constante e onipresente. A solução detecta a emissão de gases perigosos, mede a qualidade do ar ambiente e soa o alarme se ficar muito quente ou muito frio, enviando as anomalias do ambiente monitorado diretamente para o smartphone do usuário.

Sensores Bosch - inabaláveis, incansáveis e flexíveis

Monitorando a qualidade do ar e protegendo as florestas: seja em casa, no escritório ou ao ar livre - para atender a necessidade de ar puro, a Bosch Sensortec desenvolveu o BME688. Este sensor MEMS inovador é o mais compacto do mundo com inteligência artificial e é capaz de medir gases, umidade, temperatura e pressão atmosférica simultaneamente. É adequado para uma série de aplicações, como o envio de avisos quando os alimentos expiram ou a detecção precoce de incêndios florestais. Em colaboração com a Dryad Networks, os sensores BME688 foram combinados com uma rede IoT para detectar incêndios florestais antecipadamente.

Revolucionando o rastreamento do condicionamento físico: agachamentos, abdominais, treinamento diversos. Hoje, muitos rastreadores de condicionamento físico e relógios inteligentes identificam um número limitado de atividades e de tipos de aparelhos. Para resolver este problema, a Bosch Sensortec desenvolveu o BHI260AP - um novo sensor de movimento de autoaprendizagem que fornece inteligência artificial vestível e auditiva. O sensor reconhece e responde automaticamente a muitos movimentos diferentes e pode aprender qualquer nova atividade fitness com base em rotinas repetidas regularmente.

Resistente à água, produtos químicos e poeira: tecnologias vestíveis, eletrodomésticos e aplicações industriais precisam lidar com condições desafiadoras. Até agora, no entanto, muitos sensores de pressão barométrica não eram muito robustos ou resistentes a fluidos e, portanto, nem sempre podiam ser instalados em produtos estanques. Já o BMP384 da Bosch Sensortec, um sensor de pressão barométrica, é tão compacto quanto robusto. Na CES, a Bosch Sensortec também está lançando um novo sensor de pressão ultra preciso que pode ser usado para navegação interna e localização.

Soluções IoT para uma cidade conectada e mais segurança de dados

Loja de aplicativos de análise de vídeo: a primeira app store aberta do mundo para aplicativos de análise de vídeo permite que câmeras de vigilância recebam upgrades de forma flexível com novas funções assistidas por IA. Em apenas alguns minutos, é possível instalar aplicativos – de acordo com a compatibilidade da câmera – que detectam situações e características como máscaras faciais, fumaça, incêndio e inundações ou para avaliar fluxos de tráfego e visitantes. Desenvolvido pela subsidiária da Bosch, Azena, mais de 100 aplicativos já estão disponíveis para mais de 40 casos de uso.

Câmeras inteligentes para maior segurança no trânsito: graças a um novo software analítico de vídeo, as novas câmeras Inteox podem ser usadas para monitoramento de tráfego, por exemplo, já que conseguem classificar objetos. Mesmo em tráfego intenso, eles podem reconhecer detalhes precisos de veículos com mais rapidez. A IA ajuda a detectar situações imprevistas, indesejadas ou futuras de forma mais rápida, intuitiva e confiável.

Uso da inteligência artificial para combater ataques virtuais: o escudo IA da Bosch é um produto de segurança com inteligência artificial, que protege contra ataques externos em sistemas assistidos por IA. Uma maneira de fornecer essa proteção é por meio de uma análise de vulnerabilidade: a solução compreende uma ferramenta SaaS (software como serviço) e interface de usuário, e foi projetada para que os desenvolvedores possam usá-la e dimensioná-la junto a uma variedade de aplicativos.

Bosch na CES 2022:

Coletiva de imprensa: terça-feira, 4 de janeiro de 2022, das 13h às 13h45 (17h00 às 17h45 CET) com a Dra. Tanja Rückert, Bosch CDO, e Mike Mansuetti, presidente da Bosch na América do Norte. A conferência será transmitida ao vivo no Bosch Media Service.

Estande: Salão Central, número 16103.

Trilha de Testes Bicicleta Elétrica: 5 a 8 de janeiro de 2022, na eMobility Experience, LVCC, West Hall, West Plaza.

Painéis com Especialistas Bosch: sexta-feira, 7 de janeiro de 2022, 10:00, Venetian Hotel (GMT-8). Construindo uma sessão de Resilient Smart Home, com Carla Kriwet, CEO da BSH Hausgeräte GmbH.

Destaques da Bosch CES 2022 no Twitter: #BoschCES

Tags: CES

Contatos para imprensa:

Bosch na CES 2022: Irina Ananyeva, +49 711 811-47990, +49 152 59753284

Mobilidade autônoma: Caroline Schulke, +49 711 811-7088, +49 172 4293389

Mobilidade conectada: Annett Fischer, +49 711 811-6286, +49 152 08651292

Inteligência Artificial: Christiane Wild-Raidt, +49 711 811-6283, +49 711 8116283

Vida inteligente: Dörthe Warnk, +49 711 811-55508, +49 172 1538714

Twitter: @BoschPresse e @BoschPress

Com quase 70 anos de história com o Brasil, Grupo Bosch emprega atualmente no país cerca de 10.000 colaboradores e registrou, em 2022, um faturamento líquido de 7,8 bilhões de reais com a oferta de produtos e serviços para os setores de Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 11.500 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 10,3 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br.

O Grupo Bosch é um líder global de tecnologia e serviços. A empresa emprega cerca de 428.000 colaboradores em todo o mundo (em 31 de dezembro de 2023). De acordo com dados preliminares, a empresa gerou vendas de 91,6 bilhões de euros em 2023. Suas operações do Grupo são divididas em quatro setores de negócios: Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia de Construção. Como empresa líder em IoT, a Bosch fornece soluções inovadoras para casas inteligentes, Indústria 4.0 e mobilidade conectada. A empresa busca por uma mobilidade que seja sustentável, segura e fascinante e utiliza sua expertise em sensores, software e serviços, assim como sua própria nuvem de IoT para oferecer aos seus consumidores conectados múltiplas soluções a partir de uma única fonte. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é disponibilizar inovações para uma vida conectada com produtos e soluções que contenham inteligência artificial (IA) ou que tenham sido desenvolvidos ou fabricados por meio da IA. Com isso, a Bosch aprimora a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores concebidos para fascinar e, assim, cria "Tecnologia para a Vida". O Grupo Bosch compreende a Robert Bosch GmbH e suas cerca de 470 subsidiárias e empresas regionais em mais de 60 países. Incluindo parceiros de vendas e serviços, a rede global de fabricação, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. A base para o crescimento futuro da empresa é sua força inovadora. Em 136 locais em todo o mundo, a Bosch emprega cerca de 85.500 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento, dos quais quase 44.000 são engenheiros de software. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com, www.twitter.com/BoschPresse

Baixar press release

Ainda procurando por algo?