Suche

Press release #Artificial Intelligence

AIoT e videomonitoramento – Bosch desenvolve solução para controle de qualidade fabril

  • Indústria 4.0: tecnologias combinadas garantem produtividade e satisfação do cliente
  • Novo sistema inclui recursos de machine learning
  • Do manual ao automatizado: mais confiança, ganho de tempo e redução de perdas

Campinas – As soluções de videomonitoramento da Bosch vão além das demandas de segurança. Graças a Inteligência Artificial das Coisas (AIoT) e demais recursos para incrementar a captura de dados de forma personalizada, como o machine learning, é possível ampliar as aplicações em diferentes setores de negócios, entre eles: varejo, bancos, transporte, hospitais, prédios residenciais e comerciais, edificações públicas e agricultura. A área da manufatura também se beneficia dessas tecnologias, especialmente quando atrelada aos conceitos de Indústria 4.0.

Neste sentido, com objetivo de agregar mais produtividade e resolver situações que impactam na satisfação dos clientes, a Bosch desenvolveu um sistema de controle de qualidade para uma de suas linhas de produção fabril responsável por desenvolver e fabricar componentes para eletrificação e automação veicular. A meta: reduzir para zero os incidentes por conta da falta de motores nos lotes e evitar devoluções dos pedidos por parte dos clientes.

Assim, para solucionar o problema, foi instalada uma câmera Bosch modelo Dinion IP 8000 Ultra 4K (NBN-80122-CA) com a função Camera Trainer – para identificar as peças – combinada com alarme analítico de ocupação e regras de inteligência artificial a fim de transformar e facilitar a operação. Desta maneira, o controle de quantidade de itens passou a ser automatizado, eficaz e sem falhas, além de ter a possibilidade de detectar qualquer processo inconforme com antecedência.

Resultado confiável

Antes, o processo de controle na linha de produção era realizado de forma manual, com informações da checagem final da remessa registradas em um caderno – sendo passível de erros e retrabalho dos operadores. A partir desta iniciativa, implementada em maio deste ano, não foi mais registrado lotes com falta de peças e, adicionalmente, o processo passou a ter a possibilidade de arquivar de dados para futuras consultas.

Mais informações: https://www.bosch.com.br/noticias-e-historias/aiot/videomonitoramento/

Atendimento à imprensa

Julio Rocha

Telefone: (19) 2103-2611

e-mail: julio.rocha@br.bosch.com

Com mais de 65 anos de história com o Brasil, o Grupo Bosch emprega atualmente no país cerca de 8.200 colaboradores e registrou, em 2020, um faturamento líquido de R$ 5,1 bilhões com a oferta de produtos e serviços para os setores Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 9.800 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 6,9 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br.

O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. A empresa emprega mais de 395 mil colaboradores em todo o mundo (posição de 31.12.2020). A empresa gerou vendas de 71,5 bilhões de euros em 2020. As operações do Grupo estão divididas em quatro setores de negócio: Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. Como uma empresa líder em IoT, a Bosch oferece soluções inovadoras para casas e cidades inteligentes, mobilidade e indústria conectadas. A empresa busca por uma mobilidade sustentável, segura e fascinante e utiliza sua expertise em sensores, software e serviços, assim como sua própria nuvem de IoT para oferecer aos seus consumidores conectados múltiplas soluções a partir de uma única fonte. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é disponibilizar inovações para uma vida conectada com produtos e soluções que contêm inteligência artificial (IA) ou que foram desenvolvidos ou fabricados por meio da IA. Com isso, a Bosch aprimora a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores concebidos para fascinar e, assim, cria "Tecnologia para a Vida". O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e cerca de 440 subsidiárias e empresas regionais presentes em aproximadamente 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. Com mais de 400 localidades no mundo, o Grupo Bosch é neutro em carbono desde o primeiro trimestre de 2020. A base para o crescimento futuro da organização é sua força inovadora. A Bosch emprega 73.000 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento em 129 localidades em todo o mundo, bem como cerca de 34 mil engenheiros de software.

Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com, www.twitter.com/BoschPresse

Baixar press release

Ainda procurando por algo?