Suche

Press release #Artificial Intelligence

Bosch investe em inovação e na união de expertises para promover soluções AIoT

  • Parcerias estratégicas são essenciais para o desenvolvimento de soluções AIoT
  • Bosch tem seu próprio Centro de Inteligência Artificial (BCAI) operando em sete localidades no mundo
  • No Brasil, o foco das colaborações está nos setores de agronegócios, transformação digital, Internet das Coisas, Indústria 4.0 e Inteligência Artificial.

Alessandra Nascimento >

X

Campinas – As parcerias estratégicas são relevantes para o crescimento de qualquer organização atualmente, sobretudo nos ramos ligados à tecnologia e inovação, como Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA) ou a junção de ambos que resulta no conceito AIoT. Esse tipo de tática garante um crescimento sustentável do negócio e vantagens competitivas para todos os envolvidos.

A transformação digital é complexa e, por isso, dificilmente as empresas têm todas as habilidades e ferramentas necessárias para realizar projetos de forma completa, mesmo que tenha diversos talentos, meios e competências à disposição. Por esse motivo, as parcerias estratégicas na área de AIoT surgem como um elo importante para complementar as competências das organizações e promover a inovação de forma completa.

União de expertises colaboram para o desenvolvimento da AIoT na Bosch

Mundialmente, a Bosch já firmou diversas relações visando fomentar desenvolvimento de tecnologias e soluções AIoT e segue aberta para novas oportunidades e investimentos, além de trabalhar continuamente para contribuir com a transformação digital.

Dentro das inovações com base no AIoT, a empresa criou o seu próprio Centro de Inteligência Artificial (BCAI), que opera em sete localidades no mundo e conta com cerca de 270 especialistas em IA trabalhando em 185 projetos relacionados à essa tecnologia. Um exemplo de parceria estratégica resultou em uma solução universal de IA para a área de manufatura, o Nexeed Manufacturing Execution System (MES) que coleta, processa e analisa os dados automaticamente de diferentes fontes quase em tempo real. Outro exemplo ocorre no campus de IA em Tübingen, o Cyber Valley da Alemanha. Nesta, uma joint venture de pesquisa realizada entre as indústrias, governos e entidades de ensino, buscam impulsionar a pesquisa avançada de IA e transferir rapidamente as descobertas para aplicações industriais.

A Bosch e o Grupo PTV também firmaram uma parceria em Stuttgart, Alemanha, com o intuito de buscar inovações para melhorar a qualidade do ar e reduzir as emissões provenientes do tráfego nas cidades. A nova parceria combina o know-how da Bosch em mensuração, modelagem e análise de dados com o conhecimento em planejamento e simulação de tráfego da PTV, a fim de fornecer às cidades ferramentas que possibilitem conciliar mobilidade e qualidade do ar de forma eficiente. No PTV Vissim, os planejadores de cidade e tráfego podem imediatamente ver como as diferentes mensurações do trânsito, como o controle de sinal adaptado, afetam as emissões do veículo e a qualidade do ar.

Parcerias estratégicas também fomentam o desenvolvimento da AIoT no Brasil

Curitiba Connectory

O Connectory é um espaço de inovação aberta que funciona como uma plataforma de cocriação para impulsionar o desenvolvimento de soluções inovadoras e novos modelos de negócios que envolvam AIoT em diversos setores de atuação. O Connectory está inserido em diversas regiões do mundo, como Brasil, Chicago, Guadalajara, Londres, Stuttgart e Xangai.

No Brasil, o Curitiba Connectory é o primeiro da América do Sul e tem parceria com o Distrito Spark CWB, localizado no prédio da FAE Business School, e atua com foco as áreas de agronegócios, transformação digital, IoT, Indústria 4.0 e Inteligência Artificial.

IPT – Centro de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial

Com foco na Indústria 4.0, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em parceria com o setor privado e mais 28 universidades e instituições nacionais e internacionais, lançou a Plataforma IAsmin, um Centro de Inteligência Artificial. A Bosch é uma das parceiras dessa iniciativa juntamente com a Siemens, Siemens Energy, Braskem, Klabin e Stellantis, que tem como objetivo equipar o setor produtivo nacional com ferramentas avançadas, além de desenvolver e disponibilizar aplicações IA.

Senai Paraná - Hub de IA

Junto a 12 outras organizações, a empresa é uma das patrocinadoras do Hub de Inteligência Artificial do Senai no Paraná, um ecossistema que une startups que queiram experimentar e provar suas soluções de forma ágil, acessível e fácil. A finalidade dessa colaboração é acelerar a adoção de novas tecnologias pelas indústrias brasileiras, atuando como um Centro de Provas de Conceito de IA.

PUC Paraná - Formação profissional

A Bosch também é parceira da PUCPR em uma iniciativa que conta com o apoio da Hotmilk, o ecossistema de inovação da Universidade, com objetivo fomentar a inovação, por meio da qualificação de pessoas em programas de pós-graduação stricto sensu.

Ao todo, 19 colaboradores da empresa integraram os programas de pós-graduação da PUCPR e se tornarão pesquisados nas áreas de IA, mecânica e ciência de dados. O grupo está desenvolvendo um sistema que utiliza a Inteligência Artificial e o machine learning (aprendizado de máquinas) para antecipar falhas de montagem na linha de produção da Bosch. Com essa tecnologia, a empresa será capaz de economizar tempo, reduzir erros e aprimorar a qualidade de seus processos.

Mais informações sobre as Soluções AIoT Bosch

Com mais de 65 anos de história com o Brasil, o Grupo Bosch emprega atualmente no país cerca de 8.200 colaboradores e registrou, em 2020, um faturamento líquido de R$ 5,1 bilhões com a oferta de produtos e serviços para os setores Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 9.800 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 6,9 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br.

O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. A empresa emprega mais de 395 mil colaboradores em todo o mundo (posição de 31.12.2020). A empresa gerou vendas de 71,5 bilhões de euros em 2020. As operações do Grupo estão divididas em quatro setores de negócio: Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. Como uma empresa líder em IoT, a Bosch oferece soluções inovadoras para casas e cidades inteligentes, mobilidade e indústria conectadas. A empresa busca por uma mobilidade sustentável, segura e fascinante e utiliza sua expertise em sensores, software e serviços, assim como sua própria nuvem de IoT para oferecer aos seus consumidores conectados múltiplas soluções a partir de uma única fonte. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é disponibilizar inovações para uma vida conectada com produtos e soluções que contêm inteligência artificial (IA) ou que foram desenvolvidos ou fabricados por meio da IA. Com isso, a Bosch aprimora a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores concebidos para fascinar e, assim, cria "Tecnologia para a Vida". O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e cerca de 440 subsidiárias e empresas regionais presentes em aproximadamente 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. Com mais de 400 localidades no mundo, o Grupo Bosch é neutro em carbono desde o primeiro trimestre de 2020. A base para o crescimento futuro da organização é sua força inovadora. A Bosch emprega 73.000 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento em 129 localidades em todo o mundo, bem como cerca de 34 mil engenheiros de software.

Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com, www.twitter.com/BoschPresse.

Baixar press release

Ainda procurando por algo?