Suche

Press release #Artificial Intelligence
Compartilhar press release

Papel e celulose – Bosch lança solução para detectar incêndios em áreas externas

  • Nova versão: Aviotec contribui para minimizar riscos tanto em locais abertos com coberturas ou próximos de edificações, bem como internos
  • Inteligência artificial garante agilidade e assertividade na análise de ocorrências
  • Detecção precoce é a chave para proteger vidas e reduzir tempo de inatividade fabril

Carolina Moretti >

X

Campinas – A Bosch Building Technologies, divisão de negócios do Grupo Bosch, lança no mercado a Aviotec em versão habilitada para detecção de incêndio em áreas externas com coberturas ou próximas de edificações, sendo ideal para o setor de papel e celulose, que possui grandes riscos e desafios no que se refere a esta questão de segurança.

A produção de papel cresceu mais de 450% nas últimas décadas e, só em 2020, atingiu globalmente 490 milhões de toneladas. “Muitas indústrias e mercados dependem desta cadeia de abastecimento e, por isso, tecnologias inovadoras para proteger e minimizar riscos de incêndio em áreas de armazenamento ao ar livre, por exemplo, são fundamentais para a segurança das pessoas e desenvolvimento dos negócios e das comunidades no entorno das fábricas”, explica Renato Lima, engenheiro responsável pela linha de produtos de sistemas de incêndio da Bosch Brasil.

Com inteligência artificia (IA), a Aviotec – versão de Firmware 7.90 – detecta com rapidez fumaça e chamas em condições tanto internas como externas, por meio de imagem gerada a partir do foco, permitindo o monitoramento e proteção em armazéns de matérias-primas e produtos acabados, áreas de produção e de serviços diversos, antes mesmo que tudo seja tomado pelo fogo. Graças ao imediatismo e assertividade que o equipamento proporciona, as chances de danos são amplamente reduzidas. “A detecção precoce é a chave para proteger vidas, bem como reduzir o tempo de inatividade fabril e os custos gerados pelos incêndios”, destaca Lima.

Entre seus diferenciais, esta solução da Bosch pode ser aplicada em ambientes hostis, com alta intensidade de pó, umidade e outras adversidades, bem como

em áreas onde as tecnologias de detecção tradicionais – como por aspiração e de temperatura linear – não podem ser implementadas ou não são usuais.

Detecção do foco de incêndio na origem

A Aviotec utiliza algoritmos de IA, por isso consegue identificar focos de fumaça e/ou chamas assim que a câmera capta a imagem e, na sequência, emitir um alarme. Ademais, esta tecnologia da Bosch diferencia incêndios reais de outros tipos de alterações na área monitorada como, por exemplo, poeira em suspensão gerada pelos processos pertinentes ao setor de papel e celulose, o que garante uma detecção muito mais confiável e com menor índice de alarmes falsos.

Com um sistema de gestão de vídeo, é possível ainda obter imagens ao vivo e os alarmes são transmitidos por meio de uma rede para um centro de monitoramento. Esta solução permite o acesso às imagens com qualidade HD em tempo real, inclusive em dispositivos móveis. Assim, a equipe de combate a incêndio pode ter uma boa compreensão da situação mesmo antes de chegar ao local.

Atendimento à imprensa

Alessandra Nascimento

Tel.: (19) 2103-2325

e-mail: alessandra.nascimento@br.bosch.com

Em 2024, o Grupo Bosch completa 70 anos de história no Brasil. Atualmente emprega no país cerca de 10.000 colaboradores e registrou, em 2022, um faturamento líquido de 7,8 bilhões de reais com a oferta de produtos e serviços para os setores de Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 11.500 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 10,3 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br.

O Grupo Bosch é um líder global de tecnologia e serviços. A empresa emprega cerca de 429.000 colaboradores em todo o mundo (em 31 de dezembro de 2023) e gerou vendas de 91,6 bilhões de euros em 2023. Suas operações estão divididas em quatro setores de negócios: Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia de Construção. Com as suas atividades, a empresa pretende utilizar a tecnologia para ajudar a moldar tendências universais como automação, eletrificação, digitalização, conectividade e uma orientação para a sustentabilidade. Neste contexto, a ampla diversificação da Bosch entre regiões e indústrias fortalece a sua inovação e robustez. A Bosch utiliza a sua experiência em tecnologia de sensores, software e serviços para oferecer aos seus consumidores múltiplas soluções a partir de uma única fonte. Também aplica o seu conhecimento em conectividade e inteligência artificial para desenvolver e fabricar produtos sustentáveis e fáceis de usar. Com “Tecnologia para a vida”, a Bosch quer ajudar a melhorar a qualidade de vida e a conservar os recursos naturais. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e suas cerca de 470 subsidiárias e empresas regionais em mais de 60 países. Incluindo parceiros de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. A força inovadora da Bosch é a base para o crescimento futuro da empresa. Em 136 locais em todo o mundo, a Bosch emprega cerca de 90.000 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento, dos quais cerca de 48.000 são engenheiros de software. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com

Baixar press release

Ainda procurando por algo?