Suche

Press release #Artificial Intelligence

Papel e celulose – Bosch lança solução para detectar incêndios em áreas externas

  • Nova versão: Aviotec contribui para minimizar riscos tanto em locais abertos com coberturas ou próximos de edificações, bem como internos
  • Inteligência artificial garante agilidade e assertividade na análise de ocorrências
  • Detecção precoce é a chave para proteger vidas e reduzir tempo de inatividade fabril

Alessandra Nascimento >

X

Campinas – A Bosch Building Technologies, divisão de negócios do Grupo Bosch, lança no mercado a Aviotec em versão habilitada para detecção de incêndio em áreas externas com coberturas ou próximas de edificações, sendo ideal para o setor de papel e celulose, que possui grandes riscos e desafios no que se refere a esta questão de segurança.

A produção de papel cresceu mais de 450% nas últimas décadas e, só em 2020, atingiu globalmente 490 milhões de toneladas. “Muitas indústrias e mercados dependem desta cadeia de abastecimento e, por isso, tecnologias inovadoras para proteger e minimizar riscos de incêndio em áreas de armazenamento ao ar livre, por exemplo, são fundamentais para a segurança das pessoas e desenvolvimento dos negócios e das comunidades no entorno das fábricas”, explica Renato Lima, engenheiro responsável pela linha de produtos de sistemas de incêndio da Bosch Brasil.

Com inteligência artificia (IA), a Aviotec – versão de Firmware 7.90 – detecta com rapidez fumaça e chamas em condições tanto internas como externas, por meio de imagem gerada a partir do foco, permitindo o monitoramento e proteção em armazéns de matérias-primas e produtos acabados, áreas de produção e de serviços diversos, antes mesmo que tudo seja tomado pelo fogo. Graças ao imediatismo e assertividade que o equipamento proporciona, as chances de danos são amplamente reduzidas. “A detecção precoce é a chave para proteger vidas, bem como reduzir o tempo de inatividade fabril e os custos gerados pelos incêndios”, destaca Lima.

Entre seus diferenciais, esta solução da Bosch pode ser aplicada em ambientes hostis, com alta intensidade de pó, umidade e outras adversidades, bem como

em áreas onde as tecnologias de detecção tradicionais – como por aspiração e de temperatura linear – não podem ser implementadas ou não são usuais.

Detecção do foco de incêndio na origem

A Aviotec utiliza algoritmos de IA, por isso consegue identificar focos de fumaça e/ou chamas assim que a câmera capta a imagem e, na sequência, emitir um alarme. Ademais, esta tecnologia da Bosch diferencia incêndios reais de outros tipos de alterações na área monitorada como, por exemplo, poeira em suspensão gerada pelos processos pertinentes ao setor de papel e celulose, o que garante uma detecção muito mais confiável e com menor índice de alarmes falsos.

Com um sistema de gestão de vídeo, é possível ainda obter imagens ao vivo e os alarmes são transmitidos por meio de uma rede para um centro de monitoramento. Esta solução permite o acesso às imagens com qualidade HD em tempo real, inclusive em dispositivos móveis. Assim, a equipe de combate a incêndio pode ter uma boa compreensão da situação mesmo antes de chegar ao local.

Atendimento à imprensa

Alessandra Nascimento

Tel.: (19) 2103-2325

e-mail: alessandra.nascimento@br.bosch.com

Com mais de 65 anos de história com o Brasil, o Grupo Bosch emprega atualmente no país cerca de 8.200 colaboradores e registrou, em 2020, um faturamento líquido de R$ 5,1 bilhões com a oferta de produtos e serviços para os setores Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 9.800 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 6,9 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br.

O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. A empresa emprega mais de 395 mil colaboradores em todo o mundo (posição de 31.12.2020). A empresa gerou vendas de 71,5 bilhões de euros em 2020. As operações do Grupo estão divididas em quatro setores de negócio: Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. Como uma empresa líder em IoT, a Bosch oferece soluções inovadoras para casas e cidades inteligentes, mobilidade e indústria conectadas. A empresa busca por uma mobilidade sustentável, segura e fascinante e utiliza sua expertise em sensores, software e serviços, assim como sua própria nuvem de IoT para oferecer aos seus consumidores conectados múltiplas soluções a partir de uma única fonte. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é disponibilizar inovações para uma vida conectada com produtos e soluções que contêm inteligência artificial (IA) ou que foram desenvolvidos ou fabricados por meio da IA. Com isso, a Bosch aprimora a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores concebidos para fascinar e, assim, cria "Tecnologia para a Vida". O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e cerca de 440 subsidiárias e empresas regionais presentes em aproximadamente 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. Com mais de 400 localidades no mundo, o Grupo Bosch é neutro em carbono desde o primeiro trimestre de 2020. A base para o crescimento futuro da organização é sua força inovadora. A Bosch emprega 73.000 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento em 129 localidades em todo o mundo, bem como cerca de 34 mil engenheiros de software.

Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com, www.twitter.com/BoschPresse

Baixar press release

Ainda procurando por algo?