Suche

Press release #Soluções para a Mobilidade

Semana Nacional do Trânsito: tecnologias são aliadas para uma condução mais segura

  • Bosch destaca tecnologias que podem tornar o trânsito mais seguro
  • Sistema AEB freia o carro automaticamente e evita colisões
  • Assistência de permanência em faixa (LKA) ajuda a prevenir acidentes

Alessandra Nascimento >

X

Campinas – A Bosch, líder mundial no desenvolvimento de tecnologias e serviços, investe constantemente no desenvolvimento de sistemas de segurança e de assistência ao condutor que visam contribuir para uma mobilidade mais segura, confortável e livre de acidentes. “Dados apontam que mais de 90% dos acidentes de trânsito são causados por algum tipo de falha humana e, exatamente por isso, que as tecnologias de assistência ao condutor formam uma base importante no que se refere à prevenção ou atenuação de um acidente, pois atuam como um ‘anjo da guarda’ dos motoristas em situações adversas no trânsito”, afirma Michel Braghetto, gerente de Marketing das Divisões Chassis Systems Control e Cross-Domain Computing Solutions da Bosch.

Durante a Semana Nacional do Trânsito, que ocorre no mês de setembro, a empresa reforça a importância de tecnologias como Frenagem Automática de Emergência (AEB) para reduzir colisões traseiras e proteger pedestres e ciclistas, assim como sistemas de assistência de permanência em faixa (LKA) e detecção de ponto cego (LCW), que previne acidentes, principalmente, nas áreas laterais dos veículos.

A falta de atenção ao dirigir, mesmo por um instante, pode gerar sérias consequências. Visto isso, o AEB é um sistema de assistência ao condutor que pode evitar as colisões traseiras e atropelamentos ou, ao menos, reduzir consideravelmente o impacto desses acidentes.

Os veículos podem sair de fábrica com configurações de Frenagem Automática de Emergência voltada para carros parados, em movimento e para atuar junto aos usuários vulneráveis, como pedestres e ciclistas. Usualmente, o sistema funciona com velocidades até 80 km/h, podendo variar conforme especificações da montadora e/ou modelo de veículo. Em todos os casos, o radar e/ou a câmera de vídeo frontal detecta o risco de colisão e alerta o motorista – caso ele não reaja à situação a tempo ou adequadamente, a frenagem automática é executada.

Quando a seta é esquecida...

Sinais de cansaço ou desatenção ao volante podem levar o motorista à mudança involuntária de faixa de rodagem, manobra capaz de provocar acidentes de grandes proporções. Esse risco pode ser mitigado se o veículo possuir a tecnologia de assistência de permanência em faixa (LKA).

Segundo pesquisa realizada pela Bosch, 29% dos motoristas entrevistados se envolveram em acidentes em situações de mudança de faixa de trânsito, além de relatarem também situações de distração em virtude de uso de navegação ou viva-voz no veículo. “Muitas vezes, o motorista dirige distraído e troca de faixa involuntariamente. Quando isso acontece, o assistente de permanência em faixa entra em ação para impedir essa mudança acidental e perigosa”, afirma Braghetto.

O sistema trabalha para deixar o carro nos limites da faixa, utilizando uma câmera frontal que detecta as linhas demarcatórias dos dois lados da pista. A tecnologia intervém ao verificar que a distância entre o automóvel e o limite da faixa está aquém do espaço mínimo e seguro.

Mais informações: tecnologias apoiam na construção de um trânsito mais seguro

Atendimento à imprensa

Alessandra Nascimento

Tel.: (19) 2103-2325

e-mail: alessandra.nascimento@br.bosch.com

Com mais de 65 anos de história com o Brasil, o Grupo Bosch emprega atualmente no país cerca de 8.200 colaboradores e registrou, em 2020, um faturamento líquido de R$ 5,1 bilhões com a oferta de produtos e serviços para os setores Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 9.800 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 6,9 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br.

O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. A empresa emprega mais de 395 mil colaboradores em todo o mundo (posição de 31.12.2020). A empresa gerou vendas de 71,5 bilhões de euros em 2020. As operações do Grupo estão divididas em quatro setores de negócio: Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. Como uma empresa líder em IoT, a Bosch oferece soluções inovadoras para casas e cidades inteligentes, mobilidade e indústria conectadas. A empresa busca por uma mobilidade sustentável, segura e fascinante e utiliza sua expertise em sensores, software e serviços, assim como sua própria nuvem de IoT para oferecer aos seus consumidores conectados múltiplas soluções a partir de uma única fonte. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é disponibilizar inovações para uma vida conectada com produtos e soluções que contêm inteligência artificial (IA) ou que foram desenvolvidos ou fabricados por meio da IA. Com isso, a Bosch aprimora a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores concebidos para fascinar e, assim, cria "Tecnologia para a Vida". O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e cerca de 440 subsidiárias e empresas regionais presentes em aproximadamente 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. Com mais de 400 localidades no mundo, o Grupo Bosch é neutro em carbono desde o primeiro trimestre de 2020. A base para o crescimento futuro da organização é sua força inovadora. A Bosch emprega 73.000 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento em 129 localidades em todo o mundo, bem como cerca de 34 mil engenheiros de software.

Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com, www.twitter.com/BoschPresse.

Baixar press release

Ainda procurando por algo?