Suche

Press release #Negócios/economia
Compartilhar press release

Bosch é reconhecida por engajamento em inovação aberta pelo Ranking TOP Open Corps 2021

  • Empresa está entre as Top 5 do setor automotivo
  • Indústria automotiva é responsável por 43% dos relacionamentos de inovação aberta com startups
  • Reconhecimento é fruto de diversas ações e parcerias ao longo do ano

Bruna Carrara >

X

Campinas – A Bosch foi premiada na categoria Top 5 Indústria Automotiva 2021, sendo uma das cinco empresas responsáveis por 43% dos relacionamentos de open innovation com startups identificadas no setor. Este reconhecimento faz parte do Ranking Top Open Corps deste ano, da 100 Open Startups, que é referência para o mercado e utiliza critérios objetivos com a proposta de reconhecer e premiar as corporações líderes em open innovation, além das startups mais atraentes para o mercado corporativo

Atualmente a Bosch participa de três frentes com startups que participam do Ranking da Top 100 Open Corps, trabalhando no desenvolvimento de soluções digitais com a startup Vibbra, no posicionamento digital da rede de oficinas Bosch Service com a startup GoFind, e na geração de leads e bases de inteligência para rede de oficinas Bosch Diesel com a TruckPad.

“A Bosch procura cada vez mais estreitar o relacionamento com startups e incentivar a inovação, que faz parte do DNA da empresa desde sua fundação, tanto para desenvolver novas tecnologias e soluções como para promover a transformação digital. Assim, para a Bosch, ser reconhecida mais uma vez nessa premiação é motivo para celebrar nossas ações dentro do ecossistema de inovação e reforça nosso compromisso em criar tecnologia para a vida”, destaca Lucas Frugis, responsável pelo ecossistema digital e conceitos de geração de demanda da divisão de Reposição Automotiva da Bosch.

Categoria automotiva

Na categoria Indústria Automotiva, o Ranking identificou 67 corporações que praticam open innovation com startups no Brasil, sendo que 16 delas se relacionaram com startups pela primeira vez no último ano. No total, as corporações do setor estabeleceram 217 relacionamentos de negócios com 114 startups no período, um crescimento de 21% em relação à edição 2020. O tipo de contrato mais comum foi a contratação de serviços ou produtos das startups, seguido pela contratação de projetos piloto.

Juntos, os 217 relacionamentos de negócio transacionaram diretamente cerca de R$ 45 milhões (contra R$ 14 milhões no ano anterior). O impacto direto em benefícios para ambos os lados e para o setor como um todo, certamente, é muitas vezes superior a esse número. Em relação aos relacionamentos, a maior parte foi com IndTechs (32%), ProductivityTechs (22%), e HRtechs (20%).

Números recordes

Nesta sexta edição, o Ranking 100 Open Startups registrou 26.348 relacionamentos de open innovation entre corporações e startups, dobrando o volume de 2020. Corporações com contrato aumentaram de 1.968 para 3.334, um crescimento de 69%. Além disso, das 18.355 startups que fazem parte da plataforma 100 Open Startups, 2.344 fizeram negócios com ao menos uma empresa.

Atendimento à imprensa

Bruna Carrara

tel.: (19) 2103-1218

e-mail: bruna.carrara@br.bosch.com

Com quase 70 anos de história com o Brasil, Grupo Bosch emprega atualmente no país cerca de 10.000 colaboradores e registrou, em 2022, um faturamento líquido de 7,8 bilhões de reais com a oferta de produtos e serviços para os setores de Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 11.500 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 10,3 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br.

O Grupo Bosch é um líder global de tecnologia e serviços. A empresa emprega cerca de 428.000 colaboradores em todo o mundo (em 31 de dezembro de 2023). De acordo com dados preliminares, a empresa gerou vendas de 91,6 bilhões de euros em 2023. Suas operações do Grupo são divididas em quatro setores de negócios: Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia de Construção. Como empresa líder em IoT, a Bosch fornece soluções inovadoras para casas inteligentes, Indústria 4.0 e mobilidade conectada. A empresa busca por uma mobilidade que seja sustentável, segura e fascinante e utiliza sua expertise em sensores, software e serviços, assim como sua própria nuvem de IoT para oferecer aos seus consumidores conectados múltiplas soluções a partir de uma única fonte. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é disponibilizar inovações para uma vida conectada com produtos e soluções que contenham inteligência artificial (IA) ou que tenham sido desenvolvidos ou fabricados por meio da IA. Com isso, a Bosch aprimora a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores concebidos para fascinar e, assim, cria "Tecnologia para a Vida". O Grupo Bosch compreende a Robert Bosch GmbH e suas cerca de 470 subsidiárias e empresas regionais em mais de 60 países. Incluindo parceiros de vendas e serviços, a rede global de fabricação, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. A base para o crescimento futuro da empresa é sua força inovadora. Em 136 locais em todo o mundo, a Bosch emprega cerca de 85.500 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento, dos quais quase 44.000 são engenheiros de software. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com, www.twitter.com/BoschPresse

Baixar press release

Ainda procurando por algo?