Suche

Dia Nacional do Voluntariado – vivências que ajudam a transformar vidas

  • Instituto Robert Bosch tem foco na educação de jovens em vulnerabilidade social
  • Iniciativas contribuem com o desenvolvimento socioemocional e preparação para o mercado de trabalho
  • Desenvolvimento pessoal e profissional: 370 voluntários atuam para a transformação social

Bruna Carrara >

X

Campinas – Em 2021, a Bosch celebra 50 anos de ação social no Brasil. Uma trajetória que começou em 1971, com a Associação Beneficente Robert Bosch, que nasceu com o objetivo de manter estabelecimentos hospitalares e ambulatoriais, convênios com hospitais e organizações além de promover, incentivar e fomentar pesquisas científicas. A partir de 2004, foi estabelecido um novo conceito e foco de atuação – a educação de jovens – transformando a Associação em Instituto Robert Bosch (INRB).

Atualmente, a organização auxilia cerca de 3.300 jovens em seu desenvolvimento pessoal e profissional, com iniciativas para o fomento de competências para o mercado de trabalho. Para isso, o Instituto atua em conjunto com escolas públicas, além de Organizações da Sociedade Civil (OSC’s) na busca de minimizar as desigualdades sociais e abrir as portas para oportunidades educacionais. O INRB conta ainda com parceiros nas comunidades do entorno das localidades da Bosch no país: Campinas (SP), Itatiba (SP), Curitiba (PR), Campina Grande do Sul (PR), Joinville (SC), Pomerode (SC) e Simões Filho (BA).

O Instituto também possui diferentes cursos e parcerias de qualidade, como o Sesi e o Formare, realizado com a Fundação Iochpe, que visa a aprendizagem profissional de jovens e estudantes de baixa renda por meio da ação voluntária dos colaboradores de Campinas e Curitiba.

Voluntariado

Em 28 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Voluntariado e para a Bosch essa é uma data significativa e que reforça o trabalho em prol da transformação social. Hoje, cerca de 370 voluntários da Bosch atuam como educadores, incentivadores ou apoiadores dos projetos do Instituto Robert Bosch, cooperando anualmente com cerca de 3.300 jovens das comunidades em que a empresa está inserida, por meio de diversas iniciativas promovidas para a melhoria da qualidade de vida, como palestras, mentorias e aulas de reforço escolar.

Além do comprometimento com a transformação social, os voluntários do Instituto Robert Bosch têm a oportunidade de aprender com essas vivências, levando essas experiências para a vida pessoal e para o ambiente de trabalho. “A maior importância do trabalho voluntário é o quão gratificante é fazer o bem para o próximo, sem esperar nada em troca. Quem sem beneficia nestas trocas é sempre quem se doa. O trabalho voluntário é transformador na minha vida”, conta Rafael Tenca, colaborador da Bosch e voluntário dos projetos do Instituto desde 2011.

De acordo com Carlos Abdalla, diretor do Instituto Robert Bosch, a companhia entende que suas atividades empresariais devem estar em plena harmonia com os interesses da sociedade. “Essa responsabilidade faz parte da companhia desde que seu fundador, Robert Bosch, criou a Fundação Robert, em Stuttgart, em 1964. Para nós é muito gratificante comemorar 50 anos de ações em prol da educação e da transformação social aqui Brasil. Estamos certos que temos muito mais para contribuir”, destaca.

Mais informações: www.institutorobertbosch.org.br

Atendimento à imprensa

Bruna Carrara

tel.: (19) 2103-1218

e-mail: bruna.carrara@br.bosch.com

Com mais de 65 anos de história com o Brasil, o Grupo Bosch emprega atualmente no país cerca de 8.200 colaboradores e registrou, em 2020, um faturamento líquido de R$ 5,1 bilhões com a oferta de produtos e serviços para os setores Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 9.800 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 6,9 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br.

O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. A empresa emprega mais de 395 mil colaboradores em todo o mundo (posição de 31.12.2020). A empresa gerou vendas de 71,5 bilhões de euros em 2020. As operações do Grupo estão divididas em quatro setores de negócio: Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. Como uma empresa líder em IoT, a Bosch oferece soluções inovadoras para casas e cidades inteligentes, mobilidade e indústria conectadas. A empresa busca por uma mobilidade sustentável, segura e fascinante e utiliza sua expertise em sensores, software e serviços, assim como sua própria nuvem de IoT para oferecer aos seus consumidores conectados múltiplas soluções a partir de uma única fonte. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é disponibilizar inovações para uma vida conectada com produtos e soluções que contêm inteligência artificial (IA) ou que foram desenvolvidos ou fabricados por meio da IA. Com isso, a Bosch aprimora a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores concebidos para fascinar e, assim, cria "Tecnologia para a Vida". O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e cerca de 440 subsidiárias e empresas regionais presentes em aproximadamente 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. Com mais de 400 localidades no mundo, o Grupo Bosch é neutro em carbono desde o primeiro trimestre de 2020. A base para o crescimento futuro da organização é sua força inovadora. A Bosch emprega 73.000 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento em 129 localidades em todo o mundo, bem como cerca de 34 mil engenheiros de software.

Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com, www.twitter.com/BoschPresse.

Baixar press release

Ainda procurando por algo?