Suche

Press release #Internet das Coisas

Cibersegurança: Bosch investe em tecnologias que garantem a proteção de dados

  • Pesquisa mostra que ataques cibernéticos cresceram 394% no ano de 2020
  • Práticas de cibersegurança dentro das organizações privadas e públicas são indispensáveis para a proteção de dados
  • Soluções e tecnologias AIoT para diferentes setores de mercado oferecem segurança cibernética

Alessandra Nascimento >

X

Campinas – Atualmente, a cibersegurança ganha cada vez mais destaque e importância, principalmente dentro das organizações privadas e públicas. O avanço tecnológico e a conectividade produzem soluções que otimizam variados processos, mas também possibilita diferentes ataques cibernéticos, como exposição de dados e vazamento de informações confidenciais.

No Brasil, entre janeiro e novembro de 2020, houve 275 milhões de ameaças a exposição de dados, segundo a empresa especializada em segurança da informação, Apura. Esse número corresponde a um crescimento de 394% quando comparado ao ano de 2019.

A necessidade de investir em práticas de cibersegurança tornou-se indispensável, uma vez que os ataques são capazes de provocar prejuízos incalculáveis. Segundo dados da Infobase, 40% das empresas estão investindo em tecnologias de IA (Inteligência Artificial), machine learning e automação para melhorar seus programas de segurança cibernética.

“No mundo conectado, a cibersegurança é um conjunto de ações necessárias para construir a confiança, proteger informações e liberar os benefícios de novas tecnologias de forma segura, evitando vazamento de dados e informações. O único meio eficaz para se proteger dos ataques é investir em gestão e ferramentas de cyber security realmente eficazes”, explica Jefferson Simoni, diretor Inovação, AIoT e Digitalização da Bosch América Latina.

Como a Bosch garante segurança e constrói confiança?

Guiada pelo objetivo de desenvolver tecnologias que facilitem a vida das pessoas e das empresas, a Bosch tem uma abordagem holística de segurança de AIoT – junção da Inteligência Artificial com a Internet das Coisas – que leva em consideração todo o ciclo de vida das soluções e produtos, incluindo processos, requisitos organizacionais e tecnologias aplicadas.

A AIoT não se limita apenas a conectar as coisas, mas também participa ativamente dos negócios e da vida privada. A Bosch oferece tecnologias baseadas nesses conceitos que modificam o modo como as pessoas interagem com o mundo a sua volta e inclui a segurança cibernética no desenvolvimento de soluções para os setores que atua, seja na indústria, na logística, no agronegócio, na mobilidade e até mesmo em casa.

Para que haja confiança nesses produtos e soluções, a Bosch acredita que os fornecedores de tecnologia precisam trabalhar juntos para estabelecer um alto padrão de segurança e privacidade na Inteligência Artificial das Coisas. As soluções de AIoT da empresa têm um ciclo de vida de segurança definido juntamente com uma governança de privacidade apropriada, a fim de liberar os benefícios dessas novas tecnologias.

Segurança e confiança em soluções e tecnologias AIoT Bosch

Na área da mobilidade, considerando que os veículos estão cada vez mais conectados, a aplicação de gateways (recurso que permite conexão e comunicação entre diferentes módulos na rede do veículo) diminui o risco de invasões de hackers, que podem tentar invadir o sistema do veículo para manipular dados.

Já na manufatura, a ideia é a mesma: garantir a proteção de informações. Entre outras funções, os controladores industriais da linha ctrlX AUTOMATION, da Bosch Rexroth, que evitam ameaças digitais.

Com relação à segurança predial, assegurar os dados de videomonitoramento de soluções inteligentes de câmeras e softwares com AIoT é tão importante quanto a segurança das pessoas e das instalações que estão sendo protegidas.

“Para garantir a privacidade na era da inteligência artificial, é fundamental que haja o tratamento correto dos dados e da informação, somente assim as pessoas terão confiança na segurança de tecnologias ou soluções conectadas”, destaca Simoni.

Mais informações sobre AIoT: https://www.bosch.com.br/noticias-e-historias/aiot/

Atendimento à imprensa

Alessandra Nascimento

Tel.: (19) 2103-2325

e-mail: alessandra.nascimento@br.bosch.com

Com mais de 65 anos de história com o Brasil, o Grupo Bosch emprega atualmente no país cerca de 8.200 colaboradores e registrou, em 2020, um faturamento líquido de R$ 5,1 bilhões com a oferta de produtos e serviços para os setores Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 9.800 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 6,9 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br.

O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. A empresa emprega mais de 395 mil colaboradores em todo o mundo (posição de 31.12.2020). A empresa gerou vendas de 71,5 bilhões de euros em 2020. As operações do Grupo estão divididas em quatro setores de negócio: Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. Como uma empresa líder em IoT, a Bosch oferece soluções inovadoras para casas e cidades inteligentes, mobilidade e indústria conectadas. A empresa busca por uma mobilidade sustentável, segura e fascinante e utiliza sua expertise em sensores, software e serviços, assim como sua própria nuvem de IoT para oferecer aos seus consumidores conectados múltiplas soluções a partir de uma única fonte. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é disponibilizar inovações para uma vida conectada com produtos e soluções que contêm inteligência artificial (IA) ou que foram desenvolvidos ou fabricados por meio da IA. Com isso, a Bosch aprimora a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores concebidos para fascinar e, assim, cria "Tecnologia para a Vida". O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e cerca de 440 subsidiárias e empresas regionais presentes em aproximadamente 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. Com mais de 400 localidades no mundo, o Grupo Bosch é neutro em carbono desde o primeiro trimestre de 2020. A base para o crescimento futuro da organização é sua força inovadora. A Bosch emprega 73.000 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento em 129 localidades em todo o mundo, bem como cerca de 34 mil engenheiros de software.

Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com, www.twitter.com/BoschPresse.

Baixar press release

Ainda procurando por algo?