Suche

Press release #Mobilidade Conectada
Compartilhar press release

Bosch no IAA: Uma mobilidade mais segura, livre de emissões e emocionante agora e no futuro

  • Empresa oferece aos visitantes uma experiência interativa
  • Baterias e células a combustível: powertrain eletrificados tornam a mobilidade mais sustentável
  • Motoristas e veículos: direção assistida e autônoma melhora a segurança e conforto nas estradas
  • Na estrada e em casa: veículos são conectados à internet, aumentando a segurança e conforto

Bruna Carrara >

X

Munique, Alemanha – Carros, e-bikes, motos, scooters, carros de corrida elétricos: a Bosch está implementando soluções para mobilidade em todos os tipos de veículos e ainda tornando os smartphones e as residências das pessoas como parte integrante da mobilidade. No IAA Mobility 2021, em Munique, o fornecedor de tecnologia e serviços apresentará suas soluções para uma mobilidade personalizada, autônoma, conectada e eletrificada.

Na feira e no centro da cidade – entre e experimente

Show car: no futuro, mais e mais veículos serão eletrificados, conectados tanto com os usuários quanto com as coisas ao seu redor. Além disso, assumirão cada vez mais tarefas na condução e fornecerão serviços personalizados para seus ocupantes. As tecnologias Bosch para uma mobilidade autônoma, eletrificada, personalizada e conectada são parte dessa transformação, já que a empresa possui um amplo know-how em sistemas, software e hardware, requisitos essenciais para a mobilidade do amanhã. A Bosch, por exemplo, está desenvolvendo computadores veiculares para a arquitetura eletrônica do futuro, que são usados para a direção assistida e autônoma bem como funções de cookpit e eletrônica.

Estacionamento autônomo: a Bosch e parceiros apresentarão o futuro do estacionamento em uma demonstração ao vivo. No sistema de estacionamento autônomo, desenvolvido juntamente com a Mercedes-Benz, um comando do smartphone direciona os carros automaticamente para as vagas disponíveis, sem a necessidade da supervisão do motorista. A interação entre a infraestrutura inteligente do estacionamento por meio de sensores e do veículo faz com que isso seja possível. Um projeto com a associação Alemã da indústria automotiva (VDA – German automotive industry) aponta que veículos de diferentes montadoras serão capazes de comunicar com a infraestrutura tecnológica de diferentes fornecedores no futuro (a demonstração ocorrerá ao longo do dia no estacionamento do Messe West).

Bosch está eletrificando a mobilidade e ajudando a mitigar o aquecimento global: a empresa quer ser uma agente-chave na mobilidade neutra para clima e estabeleceu para si mesma a meta de preparar todas as classes de veículos para os próximos requisitos de emissões. Como líder em inovação, a Bosch tem um amplo portfólio em direção elétrica, que vai desde e-bikes, passando por carros de passeio chegando nos caminhões pesados.

Baterias elétricas para veículos de duas e quatro rodas: de sistemas de powertrain a sistemas de direção e de frenagem, o portfólio da Bosch inclui todos os blocos de construção para a eletrificação de carros de passeio. Um componente é o e-axle, que combina eletrônica de potência, motor elétrico e transmissão em uma única unidade. Com essa solução pré-integrada, a Bosch auxilia as montadoras a trazerem os veículos elétricos mais rápidos para o mercado. A chave para isso é a otimizar a integração do powertrain, direção, freio e do controle do veículo em um módulo de direção avançado, que é combinado com soluções de parceiros para formar um módulo completo para os eixos dianteiro e traseiro.

A Bosch também utiliza gerenciamento térmico para aumentar a variedade de veículos elétricos e híbridos. Controle preciso das correntes de ar quente e frio melhora a eficiência da bateria e garante que todos os componentes estejam funcionando dentro da sua faixa de temperatura ideal. A empresa oferece ainda unidades de direção e controle para motos elétricas. Integrados a um sistema compacto, os dois componentes garantem o controle preciso do motor, uma condução confiável e o desenvolvimento ideal de torque.

Sistema de célula a combustível: células a combustível para aplicações móvel proporcionam longos intervalos e tempo reduzido de reabastecimento – ganhando ainda mais destaque em longas distâncias e nos veículos comerciais. Com hidrogênio verde (obtido a partir de fontes renováveis), as células a combustível permitem que os veículos funcionem livres de CO2. A Bosch desenvolve todos os principais componentes do sistema para a produção imediata – incluindo sistemas completos. Para a pilha, que converte hidrogênio e oxigênio do ambiente em energia elétrica, a empresa está trabalhando com a especialista sueca Powercell. A fabricação da pilha em grande escala está prevista para começar em 2022 e o lançamento do sistema completo de célula a combustível – o módulo de energia de célula a combustível da Bosch – para 2023.

Recarregamento em casa: a gestão inteligente de energia da Bosch possibilita que os proprietários reduzam a emissão de CO2 e economizem os custos com energia. Atuando como uma interface entre a bomba de calor Bosch e o sistema fotovoltaico, se otimiza o aproveitamento da energia solar produzida em casa e a distribui de forma inteligente por todo o imóvel. Em paralelo ao aquecimento central e de água, no futuro também será possível integrar os carros elétricos ao sistema de gestão de energia da Bosch.

Bosch está automatizando a direção e tornando as estradas mais seguras:menos estresse, melhor fluxo de tráfego, maior segurança – veículos autônomos são fundamentais para a mobilidade do futuro e devem ser capazes de fazer tudo o que um motorista humano faz: perceber o que está ao seu redor, tomar decisões: acelerar, frear e dirigir. Gradualmente, a Bosch está estabelecendo as bases técnicas para uma direção autônoma e, com seus sistemas de assistência ao motorista, já está abrindo caminho para todos os níveis de automação.

Tecnologia de localização para posicionamento exato: veículos autônomos precisam saber exatamente onde estão o tempo todo. A assinatura rodoviária da Bosch, serviço de mapa baseado em nuvem, usa dados de sensores de radar e vídeo, bem como dados de movimento de veículos para criar camadas adicionais para mapas de alta resolução. Os veículos Volkswagen Golf 8 estão atualmente coletando essas informações nas estradas da Europa.

Sistemas de direção e frenagem para manobras seguras e eficientes: Melhor prevenir do que remediar – essa frase é especialmente verdadeira quando se trata de segurança em direção autônoma. Graças à redundância múltipla, o sistema de direção elétrica da Bosch oferece segurança adicional. Em caso raro de um mau funcionamento, o sistema ainda é capaz de reter 50% de sua funcionalidade de direção elétrica. A Bosch também integrou uma arquitetura redundante no design de seus sistemas de freio: caso o iBooster (o impulsionador de freio eletromecânico) ou o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP®) falhem, o outro componente pode frear o veículo.

Uma segunda unidade de frenagem serve como reserva para o sistema de freio elétrico integrado, que combina a tecnologia de reforço de freio e a funcionalidade ESP, um requisito especialmente importante em veículos autônomos. Além disso, os sistemas de frenagem regenerativos da Bosch ajudam a poupar CO2: num processo muito suave, imperceptível para o condutor, eles permitem alternar entre o gerador e a frenagem por fricção, permitindo que a energia da frenagem seja convertida em energia eléctrica e realimentada na bateria sempre que o veículo está freado.

Carro inteligente se integra a casa inteligente: a Bosch está transformando os carros em centros de comando para casas inteligentes: usando o sistema de infoentretenimento MBUX da Mercedes-Benz, os aplicativos da Bosch Smart Home podem ser controlados pelo veículo por meio do comando de voz. Além de persianas e termostatos de aquecimento, o sistema também pode ser usado para controlar interruptores de luz e adaptadores inteligentes, verificar o status de detectores de movimento e contatos de porta / janela. Por meio do uso de comandos de voz, o motorista mantém o foco na estrada.

O anjo da guarda para todas as áreas da vida: na forma de Help Connect, a Bosch desenvolveu um sistema de chamada de emergência conectado digitalmente para motocicletas e outros veículos. Um algoritmo de colisão inteligente, adicionado aos sensores de aceleração no sistema de controle de estabilidade de motocicletas Bosch (MSC), permite que acidentes sejam detectados. Um aplicativo de smartphone transmite informações sobre o acidente e o passageiro para uma central de atendimento e, de lá, para os serviços de emergência. Se a motocicleta não tiver um sistema de detecção de acidentes instalado permanentemente, os dados do sensor do smartphone podem ser usados para iniciar a resposta de emergência. O Help Connect da Bosch também pode fornecer assistência em casa, na academia ou quando estiver andando de bicicleta.

Smartphones como chaves de carro: com o Perfectly Keyless, os sensores do carro reconhecem o smartphone do proprietário com a mesma segurança que uma impressão digital e abrem o veículo apenas quando ele for solicitado. O celular, portanto, substitui a chave convencional do carro. Graças à tecnologia de banda ultralarga, o sistema também oferece outras praticidades para o dia a dia: é ainda mais fácil manobrar o carro em vagas de estacionamento apertadas por controle remoto ou abrir o porta-malas remotamente, facilitando aos responsáveis o depósito de encomendas. Para grandes estacionamentos onde é difícil localizar veículos, o Perfectly Keyless ajuda a encontrar a localização do carro e iluminar o caminho, ligando os faróis e proporcionando segurança extra no escuro.

VISITE A BOSCH NO IAA MOBILITY 2021: Repensando a mobilidade e tornando-a mais segura, livre de emissões e o mais fascinante possível – este é o objetivo que a Bosch se propôs a cumprir. Em um alto nível tecnológico, a fornecedora de tecnologias e serviços deseja atingir esses objetivos por meio da personalização, automação, conectividade e eletrificação. No IAA Mobility deste ano, em Munique, a Bosch apresentará sua gama completa de soluções para veículos de duas e quatro rodas para um futuro neutro para o clima. Além da conferência no centro de feiras de Munique, a Bosch também estará no centro da cidade, em Königsplatz e Odeonsplatz.

COLETIVA DE IMPRENSA DA BOSCH: na segunda-feira, 6 de setembro, das 10h45 às 11h00 CEST: com o Dr. Volkmar Denner, presidente mundial do Grupo Bosch e o Dr. Stefan Hartung, presidente mundial do setor Soluções para Mobilidade, no estande C30 da conferência da Bosch no Hall B3 e via transmissão ao vivo por meio do Serviço de Mídia da Bosch.

Acompanhe os destaques da Bosch no IAA 2021 em www.bosch-iaa.com e no Twitter: #BoschIAA

Atendimento à imprensa

Bruna Carrara

Tel.: (19) 2103-1218

e-mail: bruna.carrara@br.bosch.com

Em 2024, o Grupo Bosch completa 70 anos de história no Brasil. Atualmente emprega no país cerca de 10.000 colaboradores e registrou, em 2022, um faturamento líquido de 7,8 bilhões de reais com a oferta de produtos e serviços para os setores de Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 11.500 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 10,3 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br.

O Grupo Bosch é um líder global de tecnologia e serviços. A empresa emprega cerca de 428.000 colaboradores em todo o mundo (em 31 de dezembro de 2023). De acordo com dados preliminares, a empresa gerou vendas de 91,6 bilhões de euros em 2023. A empresa gerou vendas de 88,2 bilhões de euros em 2022. Suas operações do Grupo são divididas em quatro setores de negócios: Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia de Construção. Como empresa líder em IoT, a Bosch fornece soluções inovadoras para casas inteligentes, Indústria 4.0 e mobilidade conectada. A empresa busca por uma mobilidade que seja sustentável, segura e fascinante e utiliza sua expertise em sensores, software e serviços, assim como sua própria nuvem de IoT para oferecer aos seus consumidores conectados múltiplas soluções a partir de uma única fonte. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é disponibilizar inovações para uma vida conectada com produtos e soluções que contenham inteligência artificial (IA) ou que tenham sido desenvolvidos ou fabricados por meio da IA. Com isso, a Bosch aprimora a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores concebidos para fascinar e, assim, cria "Tecnologia para a Vida". O Grupo Bosch compreende a Robert Bosch GmbH e suas cerca de 470 subsidiárias e empresas regionais em mais de 60 países. Incluindo parceiros de vendas e serviços, a rede global de fabricação, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. A base para o crescimento futuro da empresa é sua força inovadora. Em 136 locais em todo o mundo, a Bosch emprega cerca de 85.500 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento, dos quais quase 44.000 são engenheiros de software. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com, www.twitter.com/BoschPresse

Baixar press release

Ainda procurando por algo?