Suche

Press release #Sistemas Powertrain

Bosch apoia a Volkswagen no desenvolvimento do primeiro caminhão brasileiro 100% elétrico

  • Empresa é uma das parcerias do e-Consórcio
  • Projeto contou com uma rede multipliciplinar de engenheiros de diferentes localidades
  • Bosch foi responsável pelo desenvolvimento da unidade de controle veicular e pelos pacotes de software e calibração do powertrain

Alessandra Nascimento >

X

Curitiba – A Bosch é uma das integrantes do e-Consórcio e parceira da Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) na produção e-Delivery, primeiro caminhão elétrico totalmente idealizado e produzido no mercado brasileiro. Para esse projeto, a Bosch desenvolveu uma unidade de controle veicular com maior poder de processamento e robustez para atender as necessidades da VWCO. O software base veio da Alemanha e para conseguir nacionalizar, levando em consideração todas as especificidades do mercado local e o prazo para desenvolvimento, a empresa contou com o conhecimento técnico de um time multifuncional de 30 engenheiros localizados no Brasil, Alemanha, Índia, Áustria e Vietnã.

Os veículos comerciais com motorização elétrica, especialmente os de entregas, são uma excelente alternativa para o intenso "anda e para" do trânsito nos centros urbanos. Um caminhão de entrega, por exemplo, circula quase 100 quilômetros por dia nas cidades levando até 11 toneladas de peso bruto total. Além de um elevado poder de processamento, o componente fornecido pela Bosch também é responsável pelas funções da mobilidade na arquitetura eletroeletrônica do e-Delivery, além de fornecer as soluções de software embarcado para a eletrificação veicular.

“Para a Bosch, além de participar desse protagonismo da mobilidade elétrica idealizada pela VWCO, esse projeto marca o início do fornecimento de produtos e serviços de engenharia para eletrificação. A partir de agora contamos com mais esse Know how para atender as demandas dos nossos clientes locais”, ressalta Alexandre Uchimura, gerente de novos negócios de eletrificação da divisão Powertrain Solutions da Bosch.

Mais informações: www.bosch.com.br

Atendimento à imprensa

Alessandra Nascimento

Tel.: (19) 2103-2325

e-mail: alessandra.nascimento@br.bosch.com

Com mais de 65 anos de história com o Brasil, o Grupo Bosch emprega atualmente no país cerca de 8.200 colaboradores e registrou, em 2020, um faturamento líquido de R$ 5,1 bilhões com a oferta de produtos e serviços para os setores Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 9.800 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 6,9 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br.

O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. A empresa emprega mais de 395 mil colaboradores em todo o mundo (posição de 31.12.2020). A empresa gerou vendas de 71,5 bilhões de euros em 2020. As operações do Grupo estão divididas em quatro setores de negócio: Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. Como uma empresa líder em IoT, a Bosch oferece soluções inovadoras para casas e cidades inteligentes, mobilidade e indústria conectadas. A empresa busca por uma mobilidade sustentável, segura e fascinante e utiliza sua expertise em sensores, software e serviços, assim como sua própria nuvem de IoT para oferecer aos seus consumidores conectados múltiplas soluções a partir de uma única fonte. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é disponibilizar inovações para uma vida conectada com produtos e soluções que contêm inteligência artificial (IA) ou que foram desenvolvidos ou fabricados por meio da IA. Com isso, a Bosch aprimora a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores concebidos para fascinar e, assim, cria "Tecnologia para a Vida". O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e cerca de 440 subsidiárias e empresas regionais presentes em aproximadamente 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. Com mais de 400 localidades no mundo, o Grupo Bosch é neutro em carbono desde o primeiro trimestre de 2020. A base para o crescimento futuro da organização é sua força inovadora. A Bosch emprega 73.000 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento em 129 localidades em todo o mundo, bem como cerca de 34 mil engenheiros de software.

Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com, www.twitter.com/BoschPresse.

Baixar press release

Ainda procurando por algo?