Suche

Press release #Mobilidade Elétrica
Compartilhar press release

Bosch fornecerá células a combustível para a cellcentric

  • Contrato de fornecimento em longo prazo com a cellcentric
  • Joint venture 50:50 entre Daimler Truck AG e Grupo Volvo AB para compressores de ar elétricos com potência eletrônica integrada
  • Uso dos sistemas de células a combustível para caminhões pesados e outras aplicações dentro e fora da estrada

Carolina Moretti >

X

Stuttgart, Alemanha – As células a combustível estão encontrando seu caminho nas estradas ao redor do mundo. Para a Bosch, a próxima conquista neste desenvolvimento é um grande pedido para compressores de ar elétricos com potência eletrônica integrada, que controlam o suprimento de oxigênio da célula a combustível. A Bosch já assinou o acordo com a cellcentric para fornecer esse componente de alta tecnologia. Na joint venture 50:50 entre a Daimler Truck AG e o Grupo Volvo AB, a cellcentric é a responsável por todas as atividades ao longo de toda cadeia de valor.

Assim como a Bosch, a joint venture tem o objetivo de se tornar uma fabricante global líder de sistemas de células a combustível e, então, ajudar a tornar o transporte sustentável e neutro para o clima até 2050. O compressor de ar será parte do sistema de células a combustível da cellcentric em caminhões pesados e aplicações estacionárias no futuro. A produção em larga escala está prevista para começar em meados dessa década.

Células a combustível tornam os veículos comerciais neutros para o clima

Nas células a combustível, o hidrogênio reage com oxigênio da atmosfera para produzir energia elétrica, assim como água e calor. Operar um powertrain de célula a combustível com hidrogênio – que é produzido com energia renovável – torna o veículo neutro para o clima. Como o compressor de ar elétrico fornece a quantidade necessária de ar filtrado, ele é um dos principais componentes para o sistema de célula a combustível. “A Bosch está dedicando um grande esforço no desenvolvimento deste componente. Temos 15 equipes de diferentes divisões trabalhando para comercializar o compressor de ar elétrico”, diz Dr. Uwe Gackstatter, presidente mundial da divisão Powertrain Solutions da Bosch.

A Bosch oferece o compressor de ar em duas potências – 20 e 30 quilowatts. A potência de 30 quilowatts é classificada para tensões de 450 a 850 volts, enquanto a de 20 quilowatts, para 250–450 volts ou 450–850 volts. As rodas compressoras alcançam velocidade de mais de 100 mil rpm. “A combinação de um motor elétrico de alta velocidade com potência eletrônica integrada permite uma fácil inclusão do sistema com custos de fabricação competitivos”, diz Gackstatter. Além disso, os semicondutores de carboneto de silício usados na bateria eletrônica da Bosch tornam esse poderoso componente particularmente eficiente. São recursos como esses que a cellcentric estava procurando.

Bosch está trabalhando em células a combustível móveis e estacionárias

A Bosch acredita que o hidrogênio tem um futuro brilhante como transportador de energia e está fazendo investimentos significativos nesta área. Entre 2021 e 2024, a empresa planeja investir aproximadamente 600 milhões de euros em aplicações móveis de células a combustível e mais de 400 milhões de euros em aplicações estacionárias para geração de eletricidade e calor. O portfólio para veículos varia entre sensores individuais até componentes essenciais, como o compressor de ar elétrico e pilhas para completar o módulo de células a combustível.

Atendimento à imprensa

Alessandra Nascimento

Tel.: (19) 2103-2325

e-mail: alessandra.nascimento@br.bosch.com

Em 2024, o Grupo Bosch completa 70 anos de história no Brasil. Atualmente emprega no país cerca de 10.000 colaboradores e registrou, em 2022, um faturamento líquido de 7,8 bilhões de reais com a oferta de produtos e serviços para os setores de Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 11.500 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 10,3 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br.

O Grupo Bosch é um líder global de tecnologia e serviços. A empresa emprega cerca de 429.000 colaboradores em todo o mundo (em 31 de dezembro de 2023). A empresa gerou vendas de 91,6 bilhões de euros em 2023. Suas operações estão divididas em quatro setores de negócios: Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia de Construção. Com as suas atividades, a empresa pretende utilizar a tecnologia para ajudar a moldar tendências universais como automação, eletrificação, digitalização, conectividade e uma orientação para a sustentabilidade. Neste contexto, a ampla diversificação da Bosch entre regiões e indústrias fortalece a sua inovação e robustez. A Bosch utiliza a sua experiência em tecnologia de sensores, software e serviços para oferecer aos seus consumidores múltiplas soluções a partir de uma única fonte. Também aplica a sua experiência em conectividade e inteligência artificial para desenvolver e fabricar produtos sustentáveis e fáceis de usar. Com “Tecnologia para a vida”, a Bosch quer ajudar a melhorar a qualidade de vida e a conservar os recursos naturais. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e suas cerca de 470 subsidiárias e empresas regionais em mais de 60 países. Incluindo parceiros de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. A força inovadora da Bosch é a base para o crescimento futuro da empresa. Em 136 locais em todo o mundo, a Bosch emprega cerca de 90.000 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento, dos quais cerca de 48.000 são engenheiros de software. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com

Baixar press release

Ainda procurando por algo?