Suche

  • Conquista: Bronze na categoria Empresa de Grande Porte
  • Iniciativa tem foco em igualdade de gênero no ambiente de trabalho
  • Bosch está comprometida com os princípios de empoderamento das mulheres

Bruna Carrara >

X

Campinas – A Bosch está entre as empresas vencedoras da 4ª edição do “Prêmio WEPs Brasil 2021 – Empoderando mulheres”, e conquistou o reconhecimento Bronze na categoria “Empresa de Grande Porte”. O WEPs tem como objetivo incentivar e reconhecer os esforços das empresas que promovem a cultura da equidade de gênero e o empoderamento da mulher no Brasil, como um dos pilares para um crescimento sustentável, inclusivo e equitativo. A premiação foi realizada no dia 21 de junho, de forma on-line, no canal do YouTube da ONU Mulheres.

Esse reconhecimento é resultado da parceria entre a ONU Mulheres, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e empresas públicas e privadas de diferentes portes, e tem como guia norteador os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs - Women’s Empowerment Principles), lançado pelo Pacto Global da ONU e a ONU Mulheres em 2010.

“O Prêmio WEPs é uma excelente fonte de aprendizado na nossa jornada rumo à equidade de gênero, por este motivo é tão importante receber essa distinção. É com base no que já conquistamos e no que ainda precisamos melhorar, que trabalhamos em um planejamento positivo das nossas ações com foco na equidade de gênero e no empoderamento das nossas colaboradoras”, afirma Graziele Bassi, especialista de recursos humanos da Bosch América Latina.

Iniciativas que apoiam a igualdade de gênero

Em 2019, a Bosch se comprometou a acolher os sete princípios de empoderamento das mulheres quando o presidente da Robert Bosch América Latina, Besaliel Botelho, assinou a declaração global da ONU em apoio à promoção de igualdade entre mulheres e homens. Além disso, a empresa trabalha para que não haja disparidade salarial ou hierárquica definida por gênero e desenvolve um programa de mentoria, que identifica e prepara mulheres que demonstrem interesse e que tenham o perfil para ocupar cargos de liderança.

Atualmente, 18% das mulheres da Bosch Brasil ocupam cargos de liderança e o objetivo é aumentar o número de participação das mulheres em cargos de gerência para 20% até 2023. “Os principais segmentos de negócios em que atuamos ainda tem uma predominância de mão de obra masculina. Dar oportunidades para mulheres e incentivar a liderança feminina é um desafio grande, mas possível e a Bosch está globalmente engajada com este tema”, diz Graziele.

A empresa também realiza ações que apoiam mulheres em suas decisões de carreira, como: jornadas flexíveis de trabalho, trilha de conhecimentos, treinamentos exclusivos para o desenvolvimento da liderança feminina, um programa de apoio às mulheres que retornam da licença-maternidade e rodas de conversa sobre empoderamento feminino.

Além disso, a Bosch também implementou a Kinderhaus (Casa da Criança, em alemão), creches especialmente desenvolvidas para atender os filhos dos colaboradores das unidades de Curitiba e Campinas, inauguradas respectivamente em 2016 e 2020. O projeto visa proporcionar mais equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, especialmente das mulheres que se sentem divididas entre a profissão e a maternidade após o nascimento de um filho.

Atendimento à imprensa

Bruna Carrara

tel.: (19) 2103-1218

e-mail: bruna.carrara@br.bosch.com

Com mais de 65 anos de história com o Brasil, o Grupo Bosch emprega atualmente no país cerca de 8.200 colaboradores e registrou, em 2020, um faturamento líquido de R$ 5,1 bilhões com a oferta de produtos e serviços para os setores Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 9.800 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 6,9 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br, www.twitter.com/bosch_brasil.

O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. A empresa emprega mais de 395 mil colaboradores em todo o mundo (posição de 31.12.2020). A empresa gerou vendas de 71,5 bilhões de euros em 2020. As operações do Grupo estão divididas em quatro setores de negócio: Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. Como uma empresa líder em IoT, a Bosch oferece soluções inovadoras para casas e cidades inteligentes, mobilidade e indústria conectadas. A empresa busca por uma mobilidade sustentável, segura e fascinante e utiliza sua expertise em sensores, software e serviços, assim como sua própria nuvem de IoT para oferecer aos seus consumidores conectados múltiplas soluções a partir de uma única fonte. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é disponibilizar inovações para uma vida conectada com produtos e soluções que contêm inteligência artificial (IA) ou que foram desenvolvidos ou fabricados por meio da IA. Com isso, a Bosch aprimora a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores concebidos para fascinar e, assim, cria "Tecnologia para a Vida". O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e cerca de 440 subsidiárias e empresas regionais presentes em aproximadamente 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. Com mais de 400 localidades no mundo, o Grupo Bosch é neutro em carbono desde o primeiro trimestre de 2020. A base para o crescimento futuro da organização é sua força inovadora. A Bosch emprega 73.000 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento em 129 localidades em todo o mundo, bem como cerca de 34 mil engenheiros de software.

Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com, www.twitter.com/BoschPresse.

Baixar press release

Ainda procurando por algo?