Suche

Destaques da Bosch na Hennover Messe 2021

Bruna Carrara >

X

Stuttgart e Hannover, Alemanha – Enquanto a demanda define o ritmo, o produto determina o processo. Máquinas e robôs estão constantemente se reconfigurando. Veículos de transporte autônomos entregam componentes, sistemas robóticos sofisticados coletam as peças de trabalho e as classificam, sistemas de assistência apoiam os trabalhadores e a inteligência artificial assume o controle de qualidade. Os softwares da indústria 4.0 podem visualizar o processo e o status da máquina a qualquer momento, mas o controle de todo esse processo ainda permanece nas mãos humanas. É assim que a Bosch enxerga a fábrica do futuro – e a empresa montou uma estrutura fabril especialmente para a Hannover Messe, que ocorre de 12 a 16 de abril: uma fábrica modelo aberta à visitação no novo centro de clientes e inovação da Bosch Rexroth em Ulm, a partir do segundo semestre de 2021.

A fábrica do futuro é adaptável, conectada e flexível

A fábrica do futuro é móvel – e o piso inteligente da Bosch Rexroth faz com que o próprio chão da fábrica seja flexível e capaz de se adaptar ao processo de manufatura. Ele transporta a energia sem contato, com células de carga que “reconhecem” as pessoas e calculam o peso da planta e do maquinário. Faixas de iluminação de LED indicam os corredores de pedestres que podem ser alterados a qualquer momento. A comunicação entre os sistemas e as máquinas é sem fio também. O piso inteligente, que a Bosch apresentou como um projeto de pesquisa na Hannover Messe em 2019, agora está disponível para ser usado em clientes piloto. Junto com diversos parceiros, a Bosch desenvolveu novas funcionalidades, como um módulo de piso com um tapete de segurança integrado que automaticamente desliga as máquinas em caso de entrada não autorizada.

Usando um sistema de manufatura modular, a unidade de maquinário para fins especiais da Bosch irá demostrar como a fábrica será adaptável no futuro. O sistema é baseado numa plataforma com interfaces de hardwares e softwares padronizados. Todos os outros módulos do processo, como por exemplo os de junção ou teste, são integrados de forma flexível, conforme necessário. Seja para os colaboradores montarem as peças em uma estação de trabalho manual assistida, trabalhar em conjunto com um robô colaborativo ou ter o processo de manuseio e transporte ocorrendo de forma autônoma – o grau de automação é livremente escalonável.

A solução ctrlX AUTOMATION da Bosch Rexroth está auxiliando hardware e software a se desenvolverem juntos. Com a primeira plataforma aberta 5G de automação do mercado, os usuários podem usar aplicativos fornecidos pela Bosch Rexroth ou terceiros e também podem criar aplicativos próprios e oferecê-los para outras empresas por meio da plataforma. O ctrlX AUTOMATION possibilita mais de 30 interfaces de comunicação e padrões para troca de dados, sendo compatível com qualquer linguagem de programação.

O sistema de aplicação industrial Nexeed da Bosch Connected Industry também oferece o máximo de flexibilidade. Esse software de indústria 4.0 consiste em aplicações específicas desenvolvidas em conjunto com os clientes. Para citar um exemplo: graças à solução customizada da Nexeed, os colaboradores da planta de Osram, em Berlin, agora podem simplesmente consultar um aplicativo para verificar os relatórios de status das máquinas e sistemas. Os próximos trabalhos de manutenção ou entrega de materiais podem ser claramente exibidas, organizadas ou avaliadas online.

IA auxilia as fábricas do futuro a aprenderem o tempo todo

A solução inteligente de separação de itens da Bosch Rexroth é um sistema robótico de autoaprendizagem que dará suporte as tarefas de mão de obra de separação intensiva em intralogística no futuro. Seguidos por uma abordagem sem modelo, a solução também pode reconhecer novos objetos e controlá-los de forma confiável. Dados de operações e os últimos métodos de IA ajudam a refinar o conhecimento do objeto para cada aplicação específica e otimizar sua estratégia de controle. O sistema modular com hardware e software permite um amplo portfólio de itens individuais, como produtos de drogarias em caixas ou peças de reposição, para serem coletados em uma correia transportadora. A coleta inteligente processa mais de 600 itens por hora, de forma confiável, com taxa de 99% de sucesso.

O assistente de produção automática APAS revolucionou as interações entre pessoas e máquinas. Ele não precisa de caixa protetora para trabalhar de forma segura com operadores humanos. Além disso, para a inspeção visual automática de peças, existe o inspetor APAS. Graças à inteligência artificial (IA), o sistema pode ser retreinado a qualquer momento. A capacidade de detecção pode ser melhorada sem a necessidade de extensas habilidades de programação.

O rastreador “track and trace” fornece a transparência necessária sobre a jornada dos produtos para os varejistas e consumidores. A solução logística monitora as entregas usando sensores e entradas que transmitem informações regulamente sobre o local e o status de processamento das mercadorias. Desse modo, especialistas em logística sabem onde a mercadoria está o tempo todo, e se vão ser entregues no prazo. Assim, o “track and trace” ajuda a manter a cadeia de abastecimento funcionando.

A fábrica do futuro é neutra para o clima

A Bosch Climate Solutions é uma unidade criada recentemente para aconselhar empresas de manufatura sobre como reduzir suas emissões de carbono, baseando-se na própria experiência da Bosch em se tornar neutra para o clima. No período de quatro semanas, os especialistas realizam auditorias de CO₂ e apresentam um plano diretor inicial. Três meses depois, um conceito de redução de CO₂ entra em vigor. A abordagem inclui medidas para aumentar a eficiência energética, expandir o abastecimento de energia de fontes renováveis e adquirir eletricidade verde e compensações. Os clientes que solicitaram ajuda da Bosch no caminho para operações neutras para o clima incluem as empresas alemãs de engenharia Freudenberg e Prettl e a fabricante de chuveiros e torneiras Hansgrohe.

A Bosch une conhecimento e tecnologia: A plataforma de energia da empresa é uma solução de software inteligente que controla o consumo de calor, eletricidade e ar comprimido em mais de 120 localidades. Clientes externos estão usando a plataforma em mais de 80 projetos. Na Hannover Messe, a Bosch apresentará a extensão dessa plataforma: a Rede de Balanceamento de Energia analisa os fluxos de energia e oferece previsões. Sua programação de energia incorpora informações da programação da produção e do planejamento de turnos e logística, bem como dados meteorológicos. Originalmente desenvolvida para instalações de manufatura, o software baseado em IA tem o potencial para auxiliar todos os tipos de grandes complexos de edifícios, como centros logísticos, a reduzirem sua pegada ambiental.

Atendimento à imprensa

Bruna Carrara

tel.: (19) 2103-1218

e-mail: bruna.carrara@br.bosch.com

Com mais de 65 anos de história com o Brasil, o Grupo Bosch emprega atualmente no país cerca de 8.200 colaboradores e registrou, em 2020, um faturamento líquido de R$ 5,1 bilhões com a oferta de produtos e serviços para os setores Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 9.800 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 6,9 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br, www.twitter.com/bosch_brasil.

O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. A empresa emprega mais de 395 mil colaboradores em todo o mundo (posição de 31.12.2020). A empresa gerou vendas de 71,5 bilhões de euros em 2020. As operações do Grupo estão divididas em quatro setores de negócio: Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. Como uma empresa líder em IoT, a Bosch oferece soluções inovadoras para casas e cidades inteligentes, mobilidade e indústria conectadas. A empresa busca por uma mobilidade sustentável, segura e fascinante e utiliza sua expertise em sensores, software e serviços, assim como sua própria nuvem de IoT para oferecer aos seus consumidores conectados múltiplas soluções a partir de uma única fonte. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é disponibilizar inovações para uma vida conectada com produtos e soluções que contêm inteligência artificial (IA) ou que foram desenvolvidos ou fabricados por meio da IA. Com isso, a Bosch aprimora a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores concebidos para fascinar e, assim, cria "Tecnologia para a Vida". O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e cerca de 440 subsidiárias e empresas regionais presentes em aproximadamente 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. Com mais de 400 localidades no mundo, o Grupo Bosch é neutro em carbono desde do primeiro trimetre de 2020. A base para o crescimento futuro da organização é sua força inovadora. A Bosch emprega 73.000 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento em 129 localidades em todo o mundo, bem como cerca de 34 mil engenheiros de software.

Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com, www.twitter.com/BoschPresse.

Baixar press release

Ainda procurando por algo?