Suche

Press release #Sistemas Powertrain
Compartilhar press release

Mais segurança e economia no Fiat Argo com tecnologias Bosch

  • Mais segurança e melhor dirigibilidade com ESP®
  • Hill Hold Control auxilia na saída em rampas
  • Redução no consumo de combustível e no desgaste de pneus com TPMS

Carolina Moretti >

X

O Fiat Argo chega ao mercado equipado com tecnologias Bosch que priorizam a segurança no trânsito e garantem a redução no consumo de combustível e menor desgaste dos pneus. Além do Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP®), o novo hatch conta também com o sistema de saída em rampa (Hill Holder) e o Sistema de Monitoramento de Pressão de Pneu (iTPMS), que visa verificar a pressão dos pneus de forma constante.

Tecnologia para a vida

O Argo conta com o que há de mais moderno de segurança ativa – o ESP®, Controle Eletrônico de Estabilidade. Pesquisas em todo o mundo comprovam que a tecnologia evita até 80% dos acidentes causados por derrapagem e contribui para evitar que o veículo perca a estabilidade.

O sistema funciona da seguinte forma: através de sensores de velocidade ligados às rodas e à carroceria (que indica as forças laterais e longitudinais), além da leitura do ângulo de esterço do volante e da velocidade, o ESP® monitora a todo instante o comportamento dinâmico do veículo. Se a tecnologia detectar uma situação crítica, o ESP® reage de imediato – independentemente da ação do motorista, utilizando o sistema de frenagem do veículo para “conduzi-lo” de volta à estrada. Com intervenções seletivas de frenagem em cada roda, o sistema interfere na dinâmica veicular, induzindo o carro de volta à estabilidade. Através de centrais eletrônicas de alta capacidade, o programa não só inicia a correção de trajetória através da frenagem direcionada e seletiva, como também pode intervir no motor para desacelerar as rodas motrizes. Dentro dos limites da física, o veículo é mantido em segurança na trajetória.

Além de evitar derrapagens, o ESP® auxilia o veículo em saídas bruscas, pois atua em conjunto com a unidade de comando eletrônica do motor reduzindo o torque direcionado para as rodas. A novidade da Fiat conta ainda com assistente de saída em rampa (Hill Holder Control), que evita que o veículo volte em uma subida sem que haja intervenção do motorista.

Monitoramento para economia e segurança

Outro diferencial do Argo é Sistema de Monitoramento de Pressão de Pneu (iTPMS), que entre os benefícios estão a redução no consumo de combustível menor desgaste dos pneus, além da garantia de veículos mais seguros circulando nas ruas e estradas brasileiras, visto o risco de acidente em caso de um pneu murcho ou furado.

O iTPMS funciona por meio dos sensores de velocidade presentes nas rodas, monitorando o raio efetivo dos pneus e também extraindo a frequência de ressonância, informações necessárias para detectar anomalias, como pneu murcho ou furado. Uma vez que o dispositivo identifica que o pneu está perdendo libras, o iTPMS alerta o motorista por meio de uma mensagem de advertência no painel do carro. Anteriormente, essa tecnologia estava disponível apenas em carros com ESP®, mas agora também é uma solução presente nas versões do Argo equipados com Sistema Antibloqueio de Frenagem (ABS). Essa possibilidade foi viabilizada graças aos esforços da equipe de engenheiros da Bosch Brasil em parceria com FCA, que desenvolveram a solução visando a atender a atual demanda por veículos mais eficientes.

Conectividade, Automatização e Eletrificação

Por meio de suas tecnologias, sistemas, produtos e serviços, a Bosch busca viabilizar a conectividade, a automação e a eletrificação dos veículos. Assim, a empresa também fornece para as diversas versões do Fiat Argo componentes, como: alternador e motor de partida, sistema Start/Stop, bobina de ignição, bomba de combustível, sensor de pressão, rotação e de temperatura de ar. Além de câmera de ré, sensor de bateria, conversor de tensão, motor para acionamento de vidro e eletro ventilador.

Mais informações sobre a Bosch: www.bosch.com.br

Atendimento à imprensa

Alessandra Nascimento

Tel.: (19) 2103-2325

e-mail: alessandra.nascimento@br.bosch.com

Em 2024, o Grupo Bosch completa 70 anos de história no Brasil. Atualmente emprega no país cerca de 10.000 colaboradores e registrou, em 2022, um faturamento líquido de 7,8 bilhões de reais com a oferta de produtos e serviços para os setores de Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 11.500 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 10,3 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br.

O Grupo Bosch é um líder global de tecnologia e serviços. A empresa emprega cerca de 429.000 colaboradores em todo o mundo (em 31 de dezembro de 2023). A empresa gerou vendas de 91,6 bilhões de euros em 2023. Suas operações estão divididas em quatro setores de negócios: Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia de Construção. Com as suas atividades, a empresa pretende utilizar a tecnologia para ajudar a moldar tendências universais como automação, eletrificação, digitalização, conectividade e uma orientação para a sustentabilidade. Neste contexto, a ampla diversificação da Bosch entre regiões e indústrias fortalece a sua inovação e robustez. A Bosch utiliza a sua experiência em tecnologia de sensores, software e serviços para oferecer aos seus consumidores múltiplas soluções a partir de uma única fonte. Também aplica a sua experiência em conectividade e inteligência artificial para desenvolver e fabricar produtos sustentáveis e fáceis de usar. Com “Tecnologia para a vida”, a Bosch quer ajudar a melhorar a qualidade de vida e a conservar os recursos naturais. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e suas cerca de 470 subsidiárias e empresas regionais em mais de 60 países. Incluindo parceiros de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. A força inovadora da Bosch é a base para o crescimento futuro da empresa. Em 136 locais em todo o mundo, a Bosch emprega cerca de 90.000 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento, dos quais cerca de 48.000 são engenheiros de software. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com

Baixar press release

Ainda procurando por algo?