Suche

Tecnologia é uma das bases para aumentar a eficiência do agronegócio brasileiro

Alessandra Nascimento >

X

  • ONU prevê que o planeta terá 10 bilhões de pessoas concentradas em centros urbanos em 2050
  • Desafio do agronegócio: produzir mais com menos recursos naturais
  • Tecnologias e soluções Bosch para semear inovação e colher eficiência

Campinas – O mundo está se transformando rapidamente e, com isso, aumenta a importância de tornar os setores, como o do agronegócio, ainda mais eficientes. Um levantamento feito pela ONU prevê que o planeta terá quase 10 bilhões de pessoas cada vez mais concentradas em centros urbanos até 2050. Dados também apontam que, para atender essa demanda populacional, serão necessários 60% a mais de comida, 50% a mais de energia e 40% a mais de água.

Visto esse cenário desafiador, o agronegócio brasileiro tem um papel-chave no que refere-se atender à crescente necessidade mundial. Para isso terá que investir ainda mais no uso de metodologias e inovações que aumentem à produção de alimentos e insumos agrícolas ao mesmo tempo que utiliza os recursos naturais, como água, energia e terra, de forma eficiente.

A base para alcançar isso necessariamente passa pela tecnologia. A conectividade, a Inteligência Artificial (IA) e a Internet das Coisas (IoT) implementadas em máquinas, sistemas e plataformas estão entre as soluções que possibilitarão que o campo produza mais, melhor e com menos. Um exemplo é a Solução de Plantio Inteligente desenvolvido pela Bosch para automatizar plantadeiras. A inovação permite otimizar a distribuição de sementes de acordo com a fertilidade e curvas do solo, além de realizar corte de linhas para evitar a sobreposição e consequente desperdício de sementes, o que proporciona melhor utilização da área plantada e aumenta o potencial de produtividade do agricultor.

Outro ponto fundamental quando se fala em sustentabilidade no setor é o uso de defensivo agrícolas. A Bosch desenvolveu uma solução que permite que o agricultor pulverize herbicida apenas onde realmente é necessário. Para que isso ocorra de forma precisa, câmeras com algoritmos de IA detectam linhas de culturas e identificam as ervas daninhas na área de cultivo.

Entre os maiores benefícios da Solução de Pulverização Inteligente estão: proteção ao meio ambiente, menor incidência do uso de defensivos agrícolas, evita que a terra crie resistência à herbicidas, diminui os custos para o produtor e aumenta a qualidade dos alimentos. Por meio do seu consolidado know-how tecnológico em sensores, serviços e software, a Bosch possui amplo portfólio e desenvolvimentos e soluções o que a torna uma parceira ideal para as atividades agropecuárias do Brasil. Saiba mais em Soluções Bosch para o campo.

Atendimento à imprensa

Alessandra Nascimento

Tel.: (19) 2103-2325

e-mail: alessandra.nascimento@br.bosch.com

Em 2019, o Grupo Bosch completou 65 anos de Brasil – uma história de sucesso que se iniciou em 1954 na cidade de São Paulo. Atualmente o Grupo Bosch emprega no país cerca de 8.000 colaboradores e registrou, em 2019, um faturamento líquido de R$ 5,2 bilhões com a oferta de produtos e serviços para os setores Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 9.400 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 6,5 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br, www.twitter.com/bosch_brasil.

O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. A empresa emprega cerca de 400.000 colaboradores em todo o mundo (posição de 31 de dezembro de 2019). A empresa gerou vendas de 77,7 bilhões de euros em 2019. As operações do Grupo estão divididas em quatro setores de negócio: Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. Como uma empresa líder em IoT, a Bosch oferece soluções inovadoras para casas e cidades inteligentes, mobilidade e indústria conectadas. A empresa busca por uma mobilidade sustentável, segura e fascinante e utiliza sua expertise em sensores, software e serviços, assim como sua própria nuvem de IoT para oferecer aos seus consumidores conectados múltiplas soluções a partir de uma única fonte. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é disponibilizar inovações para uma vida conectada com produtos e soluções que contêm inteligência artificial (IA) ou que foram desenvolvidos ou fabricados por meio da IA. Com isso, a Bosch aprimora a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores concebidos para fascinar e, com isso, cria "Tecnologia para a Vida". O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e cerca de 440 subsidiárias e empresas regionais presentes em aproximadamente 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. A base para o crescimento futuro da organização é sua força inovadora. A Bosch emprega 72.600 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento em 126 localidades em todo o mundo, bem como cerca de 30 mil engenheiros de software. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com, www.twitter.com/BoschPresse

Ainda procurando por algo?