Suche

Press release #Mobilidade Conectada
Compartilhar press release

Pedestres e ciclistas: Bosch destaca tecnologia que aumenta a segurança e reduz colisões

  • Frenagem Automática de Emergência (AEB) dá suporte ao motorista e ajuda a salvar vidas
  • Sistema AEB freia o carro automaticamente e evita colisões
  • 72% dos acidentes com colisões traseiras poderiam ser evitados com o uso da tecnologia

Carolina Moretti >

X

Campinas – A Bosch, líder mundial no desenvolvimento de tecnologias e serviços, sempre se preocupou em oferecer soluções que visam tornar as estradas e ruas mais seguras. E, durante a Semana Nacional do Trânsito, que ocorre até 25 de setembro, a empresa reforça a importância de sistemas como Frenagem Automática de Emergência (AEB) tanto para reduzir colisões traseiras quanto para proteger os pedestres e ciclistas, que estão entre os públicos mais vulneráveis no trânsito urbano.

Segundo dados do Conselho Federal de Medicina, a cada uma hora cinco pessoas morrem em acidentes de trânsito no Brasil. De 2009 a 2019, foram registrados mais de 1,6 milhões de vítimas graves no país e, segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONVS), 90% dos acidentes ocorrem por falha humana.

A falta de atenção ao dirigir, mesmo por um instante, pode gerar sérias consequências. Visto isso, AEB é um sistema de assistência ao condutor que pode evitar as colisões traseiras e atropelamentos ou, ao menos, atenuar consideravelmente o impacto desses acidentes.

Os veículos podem sair de fábrica com configurações de Frenagem Automática de Emergência voltada para carros parados, em movimento e para atuar junto aos usuários vulneráveis como pedestres e ciclistas. Usualmente, o sistema funciona com velocidades entre 10 km/h e 80 km/h, podendo variar conforme especificações da montadora e/ou modelo de veículo. Em todos os casos, o radar ou a câmera de vídeo frontal detecta o risco de colisão e alerta o motorista e, caso ele não reaja à situação a tempo ou adequadamente, a frenagem automática é executada.

Mercado Brasileiro

O grau adicional de segurança que os sistemas de assistência ao condutor oferecem é uma das razões para a crescente popularidade dessa tecnologia em diversos países, inclusive no Brasil. Um estudo realizado pela Bosch identificou que um quarto dos veículos novos disponíveis para venda em julho de 2020 no mercado nacional possuíam AEB como item de série. Apesar de comumente presente em veículos premiums e em segmentos mais luxuosos como SUVs e sedans grandes, a tecnologia vem ganhando espaço também em veículos mais populares inclusive aparecendo nos segmentos de entrada, como é o caso dos hatch compactos e sedans médios. Até agora, no ano de 2020, 4,8% dos veículos vendidos contém a tecnologia disponível como item de série, contra 2,1% no fechamento do ano anterior.

Vídeo: Ciclistas mais protegidos com sistema de Frenagem Automática de Emergência

Atendimento à imprensa

Alessandra Nascimento

Tel.: (19) 2103-2325

e-mail: alessandra.nascimento@br.bosch.com

Em 2024, o Grupo Bosch completa 70 anos de história no Brasil. Atualmente emprega no país cerca de 10.000 colaboradores e registrou, em 2022, um faturamento líquido de 7,8 bilhões de reais com a oferta de produtos e serviços para os setores de Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 11.500 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 10,3 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br.

O Grupo Bosch é um líder global de tecnologia e serviços. A empresa emprega cerca de 428.000 colaboradores em todo o mundo (em 31 de dezembro de 2023). De acordo com dados preliminares, a empresa gerou vendas de 91,6 bilhões de euros em 2023. A empresa gerou vendas de 88,2 bilhões de euros em 2022. Suas operações do Grupo são divididas em quatro setores de negócios: Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia de Construção. Como empresa líder em IoT, a Bosch fornece soluções inovadoras para casas inteligentes, Indústria 4.0 e mobilidade conectada. A empresa busca por uma mobilidade que seja sustentável, segura e fascinante e utiliza sua expertise em sensores, software e serviços, assim como sua própria nuvem de IoT para oferecer aos seus consumidores conectados múltiplas soluções a partir de uma única fonte. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é disponibilizar inovações para uma vida conectada com produtos e soluções que contenham inteligência artificial (IA) ou que tenham sido desenvolvidos ou fabricados por meio da IA. Com isso, a Bosch aprimora a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores concebidos para fascinar e, assim, cria "Tecnologia para a Vida". O Grupo Bosch compreende a Robert Bosch GmbH e suas cerca de 470 subsidiárias e empresas regionais em mais de 60 países. Incluindo parceiros de vendas e serviços, a rede global de fabricação, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. A base para o crescimento futuro da empresa é sua força inovadora. Em 136 locais em todo o mundo, a Bosch emprega cerca de 85.500 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento, dos quais quase 44.000 são engenheiros de software. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com, www.twitter.com/BoschPresse

Baixar press release

Ainda procurando por algo?