Suche

Press release
Compartilhar press release

Soluções Bosch ajudam a proteger vidas em tempos de pandemia

  • Cenário atual requer soluções que proporcionem mais segurança às pessoas
  • Conectividade, softwares e sensores permitem atividades remotas, inclusive de manutenção de sistemas
  • Tecnologias atendem aos requisitos de distanciamento físico

Bruna Carrara >

X

Campinas – As interações humanas mudaram nos últimos meses por conta da Covid-19, mas já existem no mercado tecnologias e soluções que ajudam a atenuar o distanciamento físico e aprimorar as atividades remotas. A Bosch Building Technologies, uma divisão de negócios do grupo Bosch, disponibiliza sistemas de controle de acesso inteligente, intercomunicação virtual, sonorização e de conferência que atendem aos requisitos de distanciamento físico exigido hoje pela pandemia. Além disso, conta ainda com recursos remotos para dispositivos de incêndio, intrusão, vídeo e soluções de gerenciamento de circulação de pessoas dentro de estabelecimentos, como lojas, supermercados e hospitais.

Trabalho remoto

Com o Remote Portal o gerenciamento de dispositivos de vídeo e detecção de intrusão e incêndio da marca Bosch é mais prático. Assim, os integradores de sistemas evitam visitas e o contato direto com os clientes finais, garantindo mais segurança por meio do serviço remoto. A empresa tem ainda o Remote Service, solução direcionada para manutenção de painéis de incêndio e sensores. Por meio de uma licença, os profissionais podem obter dados detalhados dos dispositivos e fazer a manutenção de forma remota. Com isso, o técnico consegue verificar pelo computador até mesmo o nível de poeira presente num detector de fumaça, por exemplo.

Controle de acesso sem contato

Qualquer lugar tocado por muitas pessoas, mesmo que pequeno, pode servir como uma ponte para a disseminação do vírus da Covid-19. Para evitar o toque em maçanetas de portas ou no teclado para inserir senhas, a Bosch tem a solução que permite acesso sem contato: os leitores de cartão, cujo software é compatível com vários tipos de dispositivos disponíveis no mercado. Os leitores de acesso também permitem mostrar com muito mais precisão quem está onde, assim como delimitar a entrada em determinadas áreas e se a ocupação atual do edifício está compatível com o distanciamento físico necessário.

Gerenciamento de público em estabelecimentos

Com os algoritmos de Análise de Vídeo Inteligente (IVA) da Bosch é possível garantir a entrada de um número controlado de pessoas nos estabelecimentos, já que oferecem recursos como "pessoa em campo", "contagem feita do alto" e "detecção de aglomeração". Ao exceder um limite predefinido de público, a câmera, que mede o tráfego de entrada e saída de pessoas, emite um simples sinal de semáforo para alertar os clientes.

Outra solução é o In-Store Analytics, que otimiza a experiência de atendimento ao cliente nos estabelecimentos e agora, neste período de pandemia, também pode ser usado para garantir a segurança e a confiança das pessoas durante o período de compras. No caso de áreas onde são observadas aglomerações, os mapas de visualização térmica permitem tomada de medidas, como: sinalização física de distanciamento, desinfecção ou uma reformulação do layout do local para melhor distribuição das pessoas, principalmente em filas de caixas.

Sonorização para alertas de distanciamento

O gerenciamento de aglomerações e o distanciamento físico precisa ser eficaz, principalmente no setor de varejo, onde é necessário orientar as pessoas sobre o comportamento adequado. Para isso, os sistemas de sonorização da Bosch permitem reproduzir de forma automática mensagens de alerta gravadas, que podem ser acionadas conforme regras de pré-definidas e baseadas em análise de vídeo feita por câmeras.

Facilidade em reuniões à distância

Os sistemas de conferência e debate da Bosch são desenvolvidos para otimizarem a inteligibilidade da fala enquanto contribuem para manter o distanciamento físico, como é o caso do Sistema de Conferências Dicentis, que atende aplicações de diferentes portes e pode ser baseado em IP ou WiFi. Além disso, as tecnologias podem ser facilmente conectadas aos aplicativos Skype, Microsoft Teams e Zoom.

Proatividade em hospitais de campanha

Para atender as necessidades de hospitais de campanha de maneira rápida e assertiva, alguns recursos tecnológicos são importantes para chamar a equipe de enfermagem, vigilância de pacientes, rastreamento de ativos e a intercomunicação entre pacientes e enfermeiros de modo que não utilize as mãos. Neste sentido, o portfólio de soluções da Bosch também está preparado para contribuir proativamente com as equipes de campo por meio de painéis de intrusão para ativação de alarmes, câmeras de vídeo para monitoramento de pacientes, soluções de intercomunicações e sonorização que visam ajudar enfermeiros e médicos a se comunicarem com agilidade.

Intercomunicação virtual

A RTS, marca do Grupo Bosch, fornece soluções de intercomunicação para diversas estações de TV e rádio. A sala de controle do estúdio e da produção normalmente têm um espaço limitado, onde nem sempre é possível aplicar o distanciamento físico adequado. O VLink é uma solução de intercomunicação virtual ideal para esses casos, pois permite que a equipe de produção - em qualquer lugar do mundo - se comunique remotamente usando o sistema e sem a necessidade de equipamentos dedicados.

Mais informações: Bosch Security

Atendimento à imprensa

Bruna Carrara

tel.: (19) 2103-1218

e-mail: bruna.carrara@br.bosch.com

Alessandra Nascimento

Tel.: (19) 2103-2325

e-mail: alessandra.nascimento@br.bosch.com

Com mais de 65 anos de história com o Brasil, o Grupo Bosch emprega atualmente no país cerca de 8.200 colaboradores e registrou, em 2020, um faturamento líquido de R$ 5,1 bilhões com a oferta de produtos e serviços para os setores Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 9.800 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 6,9 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br.www.bosch-press.com.br

O Grupo Bosch é um líder global de tecnologia e serviços. A empresa emprega cerca de 421.000 colaboradores em todo o mundo (em 31 de dezembro de 2022). A empresa gerou vendas de 88,2 bilhões de euros em 2022. Suas operações do Grupo são divididas em quatro setores de negócios: Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia de Construção. Como empresa líder em IoT, a Bosch fornece soluções inovadoras para casas inteligentes, Indústria 4.0 e mobilidade conectada. A empresa busca por uma mobilidade que seja sustentável, segura e fascinante e utiliza sua expertise em sensores, software e serviços, assim como sua própria nuvem de IoT para oferecer aos seus consumidores conectados múltiplas soluções a partir de uma única fonte. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é disponibilizar inovações para uma vida conectada com produtos e soluções que contenham inteligência artificial (IA) ou que tenham sido desenvolvidos ou fabricados por meio da IA. Com isso, a Bosch aprimora a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores concebidos para fascinar e, assim, cria "Tecnologia para a Vida". O Grupo Bosch compreende a Robert Bosch GmbH e suas cerca de 470 subsidiárias e empresas regionais em mais de 60 países. Incluindo parceiros de vendas e serviços, a rede global de fabricação, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. Com seus mais de 400 locais em todo o mundo, o Grupo Bosch é neutro em carbono desde o primeiro trimestre de 2020. A base para o crescimento futuro da empresa é sua força inovadora. Em 136 locais em todo o mundo, a Bosch emprega cerca de 85.500 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento, dos quais quase 44.000 são engenheiros de software. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com, www.twitter.com/BoschPresse

Baixar press release

Explore more

Ainda procurando por algo?