Suche

Monitoramento da cadeia fria: Bosch tem solução para logística farmacêutica

Bruna Carrara >

X

  • Tecnologia baseada em Internet das Coisas (IoT) para monitoramento 24/7 de temperatura e umidade
  • Soluções customizadas de acordo com a necessidade dos clientes
  • Alto padrão de segurança e confiabilidade de dados
  • Monitoramento em tempo real e diferentes níveis de serviços de intervenção reduzem custos e aumentam a eficiência operacional

Campinas – A Bosch, uma líder global no fornecimento de tecnologias e serviços, traz para o Brasil sua solução de monitoramento inteligente da cadeia fria. Amplamente consolidada na Europa, ela atende a nova regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – a RDC 304/2019, que entrou em vigor em março de 2020, estabelecendo requisitos sobre boas práticas de distribuição, armazenagem e transporte de medicamentos. A normativa tem entre as principais especificações a qualificação térmica, monitoramento e controle de temperatura, além de outras exigências significativas para garantia da qualidade de todo o processo.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que até 50% das vacinas produzidas em todo o mundo chegam ao seu destino deterioradas e sem condições de uso, em grande parte por conta das variações de temperatura durante o transporte e armazenagem. No Brasil, o transporte de produtos farmacêuticos apresenta muitos desafios em razão, principlamente, da complexidade da infraestrutura logística, grande extensão territorial e diversidade climática.

“Este é um tema muito sério e os dados apresentados pela OMS são preocupantes, visto que a eficácia dos medicamentos pode comprometer a saúde e o tratamento dos usuários. Assim, a RDC 304 é uma resposta das autoridades brasileiras em relação à proteção da saúde da população e a garantia da qualidade dos medicamentos”, explica Alexandre Boldrin Ferreira, responsável por Vendas, Marketing e Produtos da divisão Bosch Service Solutions. Neste contexto, a Bosch, com sua a expertise em softwares, sensores e serviços tem uma solução completa que visa contribuir com a logística farmacêutica e, especialmente, com o bem-estar das pessoas que fazem o uso desses fármacos.

Monitoramento inteligente da cadeia fria

A solução da Bosch consiste na aplicação de tecnologia baseada em IoT que permite o rastreamento e monitoramento constante de produtos sensíveis e de alto valor agregado da indústria farmacêutica. Informações como localização geográfica, condições de temperatura e umidade são registradas por sensores instalados em armazéns, container, baús, trailers que são programados para transmitir dados para um dispositivo intermediário chamado gateway, que envia os parâmetros coletados para a nuvem.

Com os dados na nuvem, uma plataforma inteligente mostra as informações em tempo real, de forma clara para os agentes da central de monitoramento e controle operacional que está disponível 24 horas por dia, sete dias na semana. Isto permite que decisões assertivas sejam tomadas frente aos indícios de eventos irregulares, tais como excursões de temperatura e umidade. A rápida intervenção proporciona redução de perdas, identifica melhorias no processo e reduz custos em todas etapas da operação.

Além de atender aos mais rigorosos requerimentos, a solução Bosch está preparada para operar em um sistema de telecomunicações global, o que possibilita o funcionamento em qualquer lugar do mundo.

A Bosch também se encarrega de todo o processo inerente ao monitoramento por meio de um pacote que oferece os serviços de calibração, manutenção, mapeamento térmico, instalação e reposição de sensores.

“Nossa solução é completa e conta com protocolos que garantem a segurança, transparência e confiabilidade dos dados para que os clientes estejam em conformidade com as determinações da nova legislação brasileira”, afirma Ferreira. Segundo ele, o serviço é totalmente customizado e se destaca pela sua abrangência, podendo ter camadas de pré-alarmes e acionamentos de 1º e 2º nível com a possibilidade de intervenção imediata para garantir que as mercadorias sensíveis cheguem ao seu destino nas melhores condições.

Sobre a Bosch Service Solutions

É uma divisão de negócios do grupo alemão que atua globalmente no mercado de desenvolvimento de soluções complexas com o uso de IoT nas áreas de serviços de experiência do cliente, mobilidade e monitoramento. Está presente no Brasil há quase 10 anos e, em âmbito global, atua em 15 países com 28 escritórios e cerca de 9,5 mil funcionários atendendo mais de mil clientes externos em 35 idiomas. Os principais setores de atuação são: automotivo, turismo, entretenimento, transportes, bem como telecomunicações e outros. Mais informações: https://www.boschservicesolutions.com/pt/.

Atendimento à imprensa

Bruna Carrara

tel.: (19) 2103-1218

e-mail: bruna.carrara@br.bosch.com

Há 65 anos no Brasil, o Grupo Bosch emprega atualmente no país cerca de 8.300 colaboradores e registrou, em 2018, um faturamento líquido de R$5.3 bilhões com a oferta de produtos e serviços para os setores Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 9.800 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de R$ 6.5 bilhões, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br, www.twitter.com/bosch_brasil.

O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. A empresa emprega cerca de 403.000 colaboradores em todo o mundo (posição de 31.12.2019). A empresa gerou vendas de 77.9 bilhões de euros em 2019. As operações do Grupo estão divididas em quatro setores de negócio: Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. Como uma empresa líder em IoT, a Bosch oferece soluções inovadoras para casas e cidades inteligentes, mobilidade e indústria conectadas. A empresa utiliza sua expertise de tecnologia de sensores, software e serviços, assim como sua própria nuvem de IoT para oferecer aos seus consumidores conectados múltiplas soluções a partir de uma única fonte. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é disponibilizar inovações para uma vida conectada e aprimorar a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores concebidos para fascinar. Assim, a empresa cria "Tecnologia para a Vida". O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e cerca de 440 subsidiárias e empresas regionais presentes em aproximadamente 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. A base para o crescimento futuro da organização é sua força inovadora. A Bosch emprega 72.000 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento em 125 localidades em todo o mundo. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com, www.twitter.com/BoschPresse

Ainda procurando por algo?