Suche

Inteligência Artificial: Bosch expande seu envolvimento no Cyber Valley

Alessandra Nascimento >

X

  • Bosch planeja investir cerca de 35 milhões de euros em um campus para pesquisa aplicada em inteligência artificial
  • Locais de trabalho para até 700 profissionais
  • Campus reforça troca de experiências entre especialistas em Cyber Valley

Stuttgart e Tübingen, Alemanha – A Bosch planeja intensificar suas atividades em Inteligência Artificial (AI). A fornecedora de tecnologia e serviços, a empresa pretende investir cerca de 35 milhões de euros em um novo “Bosch AI Campus” em Tübingen, o Cyber Valley da Alemanha. Atualmente, a Bosch está negociando a compra de um lote de 12 mil metros quadrados para a construção do novo complexo de pesquisa e a mudança está prevista para o fim de 2022, onde aproximadamente 700 especialistas passarão a atuar em AI aplicada. “O objetivo da empresa é estar entre os líderes globais em pesquisa de AI na indústria e o novo Bosch AI Campus nos deixará mais próximo dessa conquista”, afirma Dr. Michael Bolle, diretor das áreas de digital e de tecnologia da Bosch.

Espaço para startups e trocas de conhecimento

O novo Bosch AI Campus será próximo das instalações do Instituto Max Planck de pesquisas em Sistemas Inteligentes e do centro de pesquisa de AI da Universidade de Tübingen. Além de laboratórios e escritórios, a nova unidade oferecerá um espaço temporário para startups e grupos externos de pesquisa e contará com áreas de livre acesso, que serão destinadas para troca de conhecimentos entre os especialistas do Cyber Valley. “No novo prédio, especialistas do Centro de Inteligência Artificial da Bosch (BCAI) trabalharão em projetos junto com especialistas de outras divisões da empresa e de startups. A estrutura do edifício foi especialmente projetada para promover essa troca de conhecimento”, afirma Bolle.

A Bosch é um membro fundador do Cyber Valley, estabelecido em 2016. Esta joint venture de pesquisa reúne parceiros da indústria, entidades de ensino e governo que visam impulsionar a pesquisa avançada de AI no estado alemão de Baden-Württemberg. A ideia é transferir rapidamente os resultados das pesquisas para aplicações industriais do mundo real. “O Bosch AI Campus ajudará a posicionar internacionalmente Baden-Württemberg como um hub de inovação”, completa.

Da pesquisa à aplicação prática

A Bosch está buscando desenvolver uma inteligência artificial que seja segura, robusta e de fácil entendimento, e o investimento nesse novo campus é mais um passo rumo ao desenvolvimento de soluções em AI. Para tanto, a Bosch apoia dois docentes da Universidade de Tübingen que usam a expertise da empresa na prática industrial em suas pesquisas e ensinamentos.

Esses docentes concentram-se nas questões que surgem durante a aplicação das soluções desenvolvidas nas atividades industriais. Um exemplo é o diagnóstico preditivo, que possibilita prever a quebra de uma máquina muito antes da falha ocorrer e, com isso, a manutenção programada pode evitar interrupções prolongadas do equipamento. O diagnóstico preditivo é um exemplo de aprendizado da máquina, que é o foco da pesquisa realizada no Centro Bosch de Inteligência Artificial que atualmente conta com cerca de 200 colaboradores em um total de seis localidades na Alemanha, Estados Unidos, Índia e Israel.

Atendimento à imprensa

Christiane Wild-Raidt

tel.: +49 711 811-6283

e-mail: christiane.wild-raidt@de.bosch.com

Em 2019, o Grupo Bosch completa 65 anos de Brasil – uma história de sucesso que se iniciou em 1954 na cidade de São Paulo. Atualmente o Grupo Bosch emprega no país cerca de 8.300 colaboradores e registrou, em 2018, um faturamento líquido de R$5.3 bilhões com a oferta de produtos e serviços para os setores Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 9.800 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de R$ 6.5 bilhões, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br, www.twitter.com/bosch_brasil.

O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. A empresa emprega cerca de 410.000 colaboradores em todo o mundo (posição de 31.12.2018). A empresa gerou vendas de 78.5 bilhões de euros em 2018. As operações do Grupo estão divididas em quatro setores de negócio: Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. Como uma empresa líder em IoT, a Bosch oferece soluções inovadoras para casas e cidades inteligentes, mobilidade e indústria conectadas. A empresa utiliza sua expertise de tecnologia de sensores, software e serviços, assim como sua própria nuvem de IoT para oferecer aos seus consumidores conectados múltiplas soluções a partir de uma única fonte. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é disponibilizar inovações para uma vida conectada e aprimorar a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores concebidos para fascinar. Assim, a empresa cria "Tecnologia para a Vida". O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e cerca de 460 subsidiárias e empresas regionais presentes em aproximadamente 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. A base para o crescimento futuro da organização é sua força inovadora. A Bosch emprega 68.700 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento em 130 localidades em todo o mundo. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com, www.twitter.com/BoschPresse

Ainda procurando por algo?