Suche

Press release
Compartilhar press release

Bosch cria base para a fábrica do futuro

  • Foco em Indústria 4.0: manufatura e logística conectadas
  • Bosch conecta suas plantas e a dos clientes
  • Mais de 50 clientes internacionais já usam soluções da empresa
  • Fábricas inteligentes: soluções conectadas aumentam a produtividade e reduzem os estoques

Carolina Moretti >

X

Stuttgart, Alemanha – A Bosch está se preparando sistematicamente para a manufatura e logística conectadas. “A fábrica do futuro é um modelo de negócios para os nossos clientes e uma alavanca para prepararmos as 280 plantas da Bosch em todo o mundo para os desafios futuros”, afirma Rolf Najork, membro do conselho de administração do Grupo Bosch mundial responsável por Tecnologia Industrial.

Assim, em 2018, a empresa estabeleceu uma unidade de negócios dedicada a indústria conectada – Bosch Connected Industry – que, desde então, apresenta um bom desempenho no mercado. Mais de 50 clientes internacionais, incluindo BMW, Osram e Trumpf já estão usando soluções do portfólio da Nexeed, software para gestão de desempenho de linhas de produção que conta com diferentes recursos que resultam em mais produtividade, qualidade e agilidade para os negócios. “Cada vez mais empresas estão se baseando no know-how da Bosch em Indústria 4.0”, diz Najork.

Dentro do contexto de produtos voltados para a Indústria 4.0, a Bosch Rexroth recentemente apresentou um sistema de transporte autônomo que carrega materiais do depósito até onde eles precisam estar na linha de produção. Além disso, em junho, a Bosch Rexroth abriu um centro em Ulm, na Alemanha, com foco em inovação e nos clientes para criar novos produtos e áreas de negócios relacionadas à digitalização, eletrificação e a fábrica do futuro. Até o final de 2020, o local está programado para receber até 250 colaboradores que irão trabalhar com os clientes para desenvolver soluções inteligentes para futuras áreas de aplicação.

Fábricas inteligentes: Bosch foca em Indústria 4.0 em todo o mundo

Para a empresa, a Indústria 4.0 é parte essencial da estratégia corporativa. A Bosch está digitalizando os dados e conectando as plantas entre si e seus clientes. As soluções são primeiramente testadas e validadas internamente antes de serem comercializadas para outras empresas. Isso significa que os clientes se beneficiam de uma experiência adquirida em 280 plantas espalhadas pelo mundo. Os projetos da Bosch mostram que as soluções conectadas podem aumentar a produtividade em cada unidade fabril em até 25% e reduzir os estoques em até 30%. A estratégia da empresa está valendo a pena: nos últimos quatro anos, os aplicativos da Indústria 4.0 geraram vendas totais de mais de 1,5 bilhão de euros para a Bosch. Já em 2022, a Bosch pretende gerar vendas anuais de mais de um bilhão de euros nesta área.

Atendimento à imprensa

Dennis Christmann

Tel.: +4971181158178

e-mail: dennis.christmann@de.bosch.com

Em 2024, o Grupo Bosch completa 70 anos de história no Brasil. Atualmente emprega no país cerca de 10.000 colaboradores e registrou, em 2022, um faturamento líquido de 7,8 bilhões de reais com a oferta de produtos e serviços para os setores de Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 11.500 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 10,3 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br.

O Grupo Bosch é um líder global de tecnologia e serviços. A empresa emprega cerca de 429.000 colaboradores em todo o mundo (em 31 de dezembro de 2023) e gerou vendas de 91,6 bilhões de euros em 2023. Suas operações estão divididas em quatro setores de negócios: Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia de Construção. Com as suas atividades, a empresa pretende utilizar a tecnologia para ajudar a moldar tendências universais como automação, eletrificação, digitalização, conectividade e uma orientação para a sustentabilidade. Neste contexto, a ampla diversificação da Bosch entre regiões e indústrias fortalece a sua inovação e robustez. A Bosch utiliza a sua experiência em tecnologia de sensores, software e serviços para oferecer aos seus consumidores múltiplas soluções a partir de uma única fonte. Também aplica o seu conhecimento em conectividade e inteligência artificial para desenvolver e fabricar produtos sustentáveis e fáceis de usar. Com “Tecnologia para a vida”, a Bosch quer ajudar a melhorar a qualidade de vida e a conservar os recursos naturais. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e suas cerca de 470 subsidiárias e empresas regionais em mais de 60 países. Incluindo parceiros de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. A força inovadora da Bosch é a base para o crescimento futuro da empresa. Em 136 locais em todo o mundo, a Bosch emprega cerca de 90.000 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento, dos quais cerca de 48.000 são engenheiros de software. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com

Baixar press release

Ainda procurando por algo?