Suche

Bosch cria base para a fábrica do futuro

Alessandra Nascimento >

X

  • Foco em Indústria 4.0: manufatura e logística conectadas
  • Bosch conecta suas plantas e a dos clientes
  • Mais de 50 clientes internacionais já usam soluções da empresa
  • Fábricas inteligentes: soluções conectadas aumentam a produtividade e reduzem os estoques

Stuttgart, Alemanha – A Bosch está se preparando sistematicamente para a manufatura e logística conectadas. “A fábrica do futuro é um modelo de negócios para os nossos clientes e uma alavanca para prepararmos as 280 plantas da Bosch em todo o mundo para os desafios futuros”, afirma Rolf Najork, membro do conselho de administração do Grupo Bosch mundial responsável por Tecnologia Industrial.

Assim, em 2018, a empresa estabeleceu uma unidade de negócios dedicada a indústria conectada – Bosch Connected Industry – que, desde então, apresenta um bom desempenho no mercado. Mais de 50 clientes internacionais, incluindo BMW, Osram e Trumpf já estão usando soluções do portfólio da Nexeed, software para gestão de desempenho de linhas de produção que conta com diferentes recursos que resultam em mais produtividade, qualidade e agilidade para os negócios. “Cada vez mais empresas estão se baseando no know-how da Bosch em Indústria 4.0”, diz Najork.

Dentro do contexto de produtos voltados para a Indústria 4.0, a Bosch Rexroth recentemente apresentou um sistema de transporte autônomo que carrega materiais do depósito até onde eles precisam estar na linha de produção. Além disso, em junho, a Bosch Rexroth abriu um centro em Ulm, na Alemanha, com foco em inovação e nos clientes para criar novos produtos e áreas de negócios relacionadas à digitalização, eletrificação e a fábrica do futuro. Até o final de 2020, o local está programado para receber até 250 colaboradores que irão trabalhar com os clientes para desenvolver soluções inteligentes para futuras áreas de aplicação.

Fábricas inteligentes: Bosch foca em Indústria 4.0 em todo o mundo

Para a empresa, a Indústria 4.0 é parte essencial da estratégia corporativa. A Bosch está digitalizando os dados e conectando as plantas entre si e seus clientes. As soluções são primeiramente testadas e validadas internamente antes de serem comercializadas para outras empresas. Isso significa que os clientes se beneficiam de uma experiência adquirida em 280 plantas espalhadas pelo mundo. Os projetos da Bosch mostram que as soluções conectadas podem aumentar a produtividade em cada unidade fabril em até 25% e reduzir os estoques em até 30%. A estratégia da empresa está valendo a pena: nos últimos quatro anos, os aplicativos da Indústria 4.0 geraram vendas totais de mais de 1,5 bilhão de euros para a Bosch. Já em 2022, a Bosch pretende gerar vendas anuais de mais de um bilhão de euros nesta área.

Atendimento à imprensa

Dennis Christmann

Tel.: +4971181158178

e-mail: dennis.christmann@de.bosch.com

Em 2019, o Grupo Bosch completou 65 anos de Brasil – uma história de sucesso que se iniciou em 1954 na cidade de São Paulo. Atualmente o Grupo Bosch emprega no país cerca de 8.000 colaboradores e registrou, em 2019, um faturamento líquido de R$ 5,2 bilhões com a oferta de produtos e serviços para os setores Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 9.400 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de R$ 6,5 bilhões, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br, www.twitter.com/bosch_brasil.

O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. A empresa emprega cerca de 400.000 colaboradores em todo o mundo (posição de 31 de dezembro de 2019). A empresa gerou vendas de 77,7 bilhões de euros em 2019. As operações do Grupo estão divididas em quatro setores de negócio: Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. Como uma empresa líder em IoT, a Bosch oferece soluções inovadoras para casas e cidades inteligentes, mobilidade e indústria conectadas. A empresa busca por uma mobilidade sustentável, segura e fascinante e utiliza sua expertise em sensores, software e serviços, assim como sua própria nuvem de IoT para oferecer aos seus consumidores conectados múltiplas soluções a partir de uma única fonte. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é disponibilizar inovações para uma vida conectada com produtos e soluções que contêm inteligência artificial (IA) ou que foram desenvolvidos ou fabricados por meio da IA. Com isso, a Bosch aprimora a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores concebidos para fascinar e, com isso, cria "Tecnologia para a Vida". O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e cerca de 440 subsidiárias e empresas regionais presentes em aproximadamente 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. A base para o crescimento futuro da organização é sua força inovadora. A Bosch emprega 72.600 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento em 126 localidades em todo o mundo, bem como cerca de 30 mil engenheiros de software. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com, www.twitter.com/BoschPresse

Ainda procurando por algo?